2.9.21

Colossal Leak: Localidades beta finalmente reveladas (Docs, Mapas e imagens)

Saíram novas informações na comunidade, arquivos, mapas e imagens beta de Shadow of the Colossus(Nico). Elas acarretam em inúmeras respostas pra muitas das dúvidas que temos sobre o game na fase beta.  O Spider destacado acima é só um exemplo do que vamos conferir nessa postagem!

Partindo dessas novas infos temos:

Locais comprovados pertencentes a Colossus descartados:

(Como sempre, clique na imagem que deseja ampliar:)

Nota: essa imagem não é original do "vazamento"(leak).

Descartados:

Quadrante - Colossus  - Local

G1  - Worm - Dune

D2  - Devil - Devil's Plain

D3  - Spider - Hillock

I4  - Phoenix - Crater

I4  - Griffin - Valley(Apenas em estágios iniciais do desenvolvimento, quando Crater de Phoenix era mais ao norte 2 quadrantes acima)

D6  - Roc - Badlands

E8  - Sirius - Stonehenge

??  - Monkey - Cave (Apenas em estágios iniciais do desenvolvimento)

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Colossus da versão final em local diferente:

F6 - Minotaur B - Canossa

H1 - Minotaur C - Phartenon

I1 - Evis - Sanctuary?

I3 - Turtle - Geyser

Colossus extra:

B3 - Yamori A - Sluice

I7 - Buddha - Labyrinth

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Colossal Leak:

Ocorreu o vazamento de arquivos(Imagens, mapas e documentos) de uma versão beta, até então, desconhecida oficialmente(nomeada). A partir daqui, o que estiver descrito como original é algo que não alterei em nada, caso contrário, são anotações ou ilustrações exclusivamente feitas por mim.

Mapas beta(em aparente ordem cronológica de desenvolvimento até o terceiro):

Documento original 01: Mapa

Documento original 02: Mapa (Fonte: Discord)

Documento original 03: Mapa
 
Documento original 04: Mapa

Documento original 05: mapa beta, caminhos para arenas e nomes de Colossus
Esse mapa é impressionante porque nos mostra que existe uma versão com os exclúidos!

Documento original 06: mapa beta e caminhos para arenas
Podemos ver com clareza as arenas removidas do game posteriormente

Documento original 07: Mapa

Minhas anotações: Os colossus em suas respectivas arenas

+ The Dam para comparação (Minhas anotações)

Minhas anotações baseadas nos docs: O nome das arenas
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The Dam:

Imagem original 08: The Dam e Arco

O Dam era originalmente conectado com Parthenon(arena de Minotaur C - Argus). O Parthenon original tinha a mesma textura do arco de tijolos do the Dam.O Dam seria caminho para a arena original de Buddha ao norte e para Turtle(Basaram Beta) ao sul. Após o corte o Parthenon foi arrastado pra mais oeste(sobrepondo a arena do Worm) desligando-se do Dam. A área original de Buddha foi completamente excluída(tela preta) e o mesmo foi feito na arena de Turtle(sem tela preta).O nome original do Dam é Sluice, sendo que a área extra em B3(pertencente a Yamori A) antes fazia parte do Dam na area leste. Após excluir um Colossus aquático(em teste) na área leste, a arena foi aproveitada em B3 para testar Yamori A(provavelmente sem agua) enquanto a barragem foi "deixada pra trás" na área leste(pois ainda era caminho para Turtle). Depois disso a ideia da barragem foi aproveitada(sem usar o mesmo modelo) na arena de Poseidon(com oque alguns conhecem como Mini Dam).

Recapitulando(ou explicando com mais detalhes):

Quando o Worm vivia no quadrante onde hoje é a arena de Minotaur C(Argus) sua arena(Parthenon) era mais a leste e ligava-se com o arco de tijolos de pedra que nos levava pro norte, para a arena original de Evis(Malus) e pro sul para a arena original de Turltle(Basaram). Ao sul de Basaram vivia a Phoenix, mas sua entrada era pelo Sul ou meio do mapa(partindo do Sow).

Se colocarmos a estrutura do The Dam e suas montanhas sobrepostas a arena B3(Sluice) as mesmas se encaixam e mostram como o game seria quando um Colossus aquático foi testado ali.

 The Dam em cima de B3

Esse Colossus aquático é provavelmente o Poseidon(Pelagia) já que o Hydrus ja se encontrava no mapa na área noroeste, além do que Poseidon só foi se encaixar no mapa nos momentos finais do desenvolvimento(mas ainda assim pode ser que tenha sido o Hydrus, não se sabe ao certo).

Fato é que quem vivia acima (norte) do the dam era o Evis (Malus Beta). O fato curioso é que nessa fase existiam dois Malus: Evis e Buddha. Um no norte e o outro no sul respectivamente.

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Spider:



Imagem original 09: Spider

Imagem original 10: Spider
 
Imagem original 11: Spider

É interessante notar que na arena tinha inúmeros pedaços de outras aranhas mortas, algo que é claro, ia contra a história de SotC(e por isso devem ter sido removidas...). 

Imagem original 12 Arena de Spider

Spider se encontrava em D3 onde na versão final temos Turtle(Basaran)Nessa fase a estratégia seria deixar o agro pra trás(impedido de entrar na área), se segurar em alguma teia esticada e escalar a mesma até a cabeça de Spider. Depois disso seria necessário conduzi-la até o alto de uma montanha, que se quebraria para a queda em um lago. Depois disso o ponto vital no centro de seu corpo poderia ser alcançado. As sobras desse lago se encontram dentro da caverna de Turtle do preview disc e versões anteriores.

Imagem original 13: Estratégia de Spider (Fonte: Discord)
 


Close up da área (D3)

Depois dessa fase o cenário foi modificado, foram feitas tentativas de realocar Spider. Nos momentos finais a estratégia seria a que conhecemos: Acertar as patas de Spider andando a cavalo. Após acertar todas as patas o Colossu cairia e ai então poderíamos acertar seu ponto fraco. Ainda é confuso definir a ordem em que essa batalha foi alterada. Se ele vivia antes próximo da entrada do mapa e depois na arena de Turtle; ou se ele vivia antes na arena de Turtle e depois foi pra próximo a entrada do game(Fenda do Vento). Mas é fato que ele esteve nesses dois locais e as duas estratégias foram testadas.

Update: Spider vivia na arena chamada Hillock; Aparentemente ela foi concebida no quadrante F0, depois F1, na sequencia E1, e depois(por último) foi parar em D3, onde sabemos, (na versão final)fica a arena de Basaram Turtle(nesse estágio beta Basaram Turtle ainda ficava em i3). 


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Roc: 

Imagem original 14

Como já sabemos Roc viviam em D6 onde na versão final fica a arena de Minotaur B(Barba). Durante essa fase Barba se encontrava em F6. 

A arena de Roc era em um local parecido com uma cratera chamada Badlands.

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Yamori A ("Kuromori alternativo"):

Imagem original 16

Yamori A(Kuromori A) vivia em B3. Nessa fase do game, existiam dois Yamoris: A & B. Cada um em sua localidade. Yamori B é o que conhecemos ficou pra versão final. É interessante ver que nessa fase tinhamos vários colossus similares: Minotaur A, B e C, Yamori A e B, Evis e Buddha, Worm e Narga e com certeza Spider e Turtle tambem eram mto similares na sua essência. Algumas das ideias de Spider foram aplicadas em Turtle.


Documentos:

Documento original 17 (contem imagens ineditas mas com tamanho mto reduzido)


Update 08-09-2021: Aqui podemos ver as imagens isoladas e um pouco melhoradas. Em ordem (aparentemente) temos: Spider, Bird, Griffin(com Wander montado no mesmo)?, Phoenix, Knight(Gaius), Hydrus? e Snake(Phalanx).


Documento original 18

Documento original 19

Documento original  20

Esse último documento é muito revelador e quase todas as notas que fiz ou apresentei nos mapas, foram baseadas no que consta nele e nos mapas originais. Segue Abaixo a tradução(feita por mim) de grande parte dele:

Tradução:

"Mais recente lista de estágios 19-10-2004

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Estágios anteriores - Novos estágios - 
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# - Àrea - (Perímetro) - Nome da arena(ou area) - Nome da àrea em japonês - Nome do chefe - Mudanças detalhadas - Nome da arena(ou area) em japonês- Nome do chefe em japonês- Detalhes - # - Àrea - Desenvolvedor principal - Numero de dias de trabalho - Desenvolvedor suporte - Numero de dias de trabalho - Trabalho original
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#1 - C1 - Alcance do perímetro está sendo trabalhado -  Desenvolvedor: Ochiai - Numero de dias de trabalho: (3) 2,5. - Trabalho original: 2,5.
#2 - D1 - Lakeside - Keside  - Nome do chefe: Umagi(Hydrus) - Desenvolvedor: Ochiai.
#3 - E1 - Desenvolvedor: Kajita.
#4 - F1 - Leo's Cave - Nome do chefe: Leo - Revisado - Especificações dos chefes precisam ser revisadas, e a parte que conecta com G1 precisa ser consertada. - Desenvolvedor: Kajita. - Número de dias de trabalho: 5 - Trabalho original: 5 
#5 - G1 - Dune - Nome do chefe: Worm - Para ser substituido com Minotaur C(em design) - (Phartenon) - Minotaur C está sendo movido a este local, o stage stá sendo modificado para se conectar bem com o perímetro. Em constução. - Desenvolvedor: Hasegawa - Número de dias trablhados: 10. Desenvolvedor de suporte: Waki. 
#6 - H1 - Phartenon - Nome do chefe: Minotaur C - Eliminar o chefe e carregar para uma area que conecte, no próximo verão. - Faça com que se conecte com G1 - Desenvolvedor: Hasegawa - Numero de dias trabalhados: 2,5 - Desenvolvedor de suporte: Waki
#7 - 
#8 - C2 - Ruins - Nome do chefe: Cerberus - A área de batalha precisa de um upgrade e o caminho de entrada ainda não foi feito(trabalho de Sato) Desenvolvedor: Hasegawa - Número de dias trabalhados: 10 - Desenvolvedor de suporte: Waki - Trabalho original: 10
#9 - D2 - Devil's Plain - Nome do chefe: Devil - Foi modificada - Torne impossível subir para a área de batalha, mas deixe lá como terreno.
#10- E2 - Arena - Nome do chefe: Knight - O tamanho do Knight precisa ser cortado pela metade - Desenvolvedor: Kasegawa - Suporte: Waki - NDT: 5
#11- F2 - Foi um pouco modificada - G2 precisa ser selado(bloqueado) - Desenvolvedor: Kajita - NDT: 5
#12- G2 - Poseidons(poseidon's Lake) - Nome do chefe: Poseidon - Foi um pouco modificada - Remover a passagem noroeste - Kajita - NDT: 1
#13- 
#14-
#15-
#16- C3 - Nada - Kasegawa - NDT: 2,5 
#17- D3 - Hillock (Geyser) - Nome do chefe:  Spider - Desenhar(design) o estágio da tartaruga para substituir este. - As especificações do chefe Leo estão em revisão; criar algo baseado em sua estrutura central. - Hasegawa - NDT: 10
#18- E3 - Foi modificado - Discrepâncias com as mudanças recentes nas conecções entre E2 & D3 - Desenvolvedor: Hasegawa - Suporte: Waki - NDT: 2,5 
#19- F3 - Proto - (Nome do chefe: Quadratus) - Nada - Melhorar(upgrade) a superficie da água e arrumar as colisões(trabalho de Wakisaka) - Hasegawa - Suporte: Waki - NDT: 5 - Original: 5
#20- G3 - Foi um pouco modificada - Mude o lago(tente move-lo de I5) - Desenvolvedor: Hasegawa - Suporte: Waki - NDT: 2,5
#21- 
#22-
#23- A4 - Foi um pouco modificada - Revisada por conta das recentes modificações em B4 - Desenvolvedor: Ochiai - NDT: 1
#24- B4 - Gravewind - Nome do chefe: Dirge - Foi modificado - Foi feita subterrânea  com cliffs em volta. A área de batalha em sí não foi modificada. Modificações estão cozinhando(em processo) - Desenvolvedor: Ochiai - NDT: 10
#25- C4 - Nada - Desenvolvedor: Ochiai - NDT: 2,5
#26- D4 - Foi um pouco modificado - Foi arrumado devido as modivicações em D3 - Desenvolvedor: Ochiai - NDT: 1
#27- E4 - Nada - Desenvolvedor: Ochiai - Suporte: Waki - NDT: 1 - Original: 1
#28- F4 - Home - Nada - Iniciar criação do jardim superior. Upgrade(melhorar) o exterior - Desenvolvedor: Hasegawa NDT: 10 - Original: 10
#29- G4 - Foi um pouco modificado - Mudar o lago(tentar move-lo de I5) - Desenvolvedor: Hasegawa - Suporte: Waki - NDT: 2,5
#30- H4 - Canyon - Desenvolver(design) o estágio do Pássaro para substituir este. - Especificações da batalha com chefe estão sob revisão e serão criadas. Desenvolvedor: Kajita NDT: (5) 10 - Original: 10
#31-
#32- A5 - Foi um pouco modificado - Revisado por conta das modificações em A4 - Desenvolvedor: Ochiai - NDT: 1
#33- B5 - Foi um pouco modificado - Revisado por conta das modificações nas areas ao redor - Desenvolvedor: Ochiai - NDT: 1
#34- C5 - Nada - Desenvolvedor: Ochiai
#35- D5 - Desenvolvedor: Ochiai
#36- E5 - Desenvolvedor: Ochiai
#37- F5 - Temple - Nome do chefe: Minotaur A - Foi modificado - Mude a area de batalha e meça a memória entre ela e home. Desenvolvedor: Kasegawa - NDT: 1 Original: 1
#38- G5 - Kirin's Hill - Nome do chefe: Kirin - Nada - As especificações do chefe Kirin sob revisão e precisam ser criadas. - Desenvolvedor:Kasegawa Suporte Kajita - NDT: 15 Original: (3) 15
#39- 
#40-
#41-
#42- C6 - Foi modificado - Revisado por conta das modificações nas areas ao redor. Desenvolvedor:Kasegawa Suporte: Okazawa - NDT:3
#43- D6 - Badlands (Canossa) - Nome do chefe: Roc - Repor com Minotaur B - Especificações do chefe sob revisão; Área transplantada de F6 por conta da movimentação -Desenvolvedor: Kazekawa Suporte: Ozakawa - NDT: 5 Original: (3) 5
#44- E6 - Desert - Nome do chefe: Snake(Phalanx) - Nada - Desenvolvedor: Ochiai Suporte: Waki 
#45- F6 - Canossa - Nome do chefe: Minotaur B - Eliminar o chefe e e mude para uma área de conexão - Remover a entrada para a mesma - Desenvolvedor: Kazekawa Suporte: Kajita - NDT: 2,5 Original: 3
#46- G6 - Underground(subterrâneo) - Nome do chefe: Yamor B(Kuromori) - - Nada - Atualmente em trabalho - Desenvolvedor: Kajita - NDT: 10 Original: 10
#47- H6 - Foi modificado - Selar H5 do acesso do jogador - Desenvolvedor: Kajita NDT: (3) 2,5
#48- 
#49- D7 - Foi um pouco modificado - Revisado por conta das recentes modificações em D6 - Desenvolvedor: Kajita NDT: (3) 2,5
#50- E7 - Nada - Desenvolvedor: Kajita
#51- F7 - Nada - Desenvolvedor: Kajita
#52- G7 - Nada - Desenvolvedor: Kajita
#53- H7 - Modificado - Selar I7 do acesso do jogador - Desenvolvedor: Kajita NDT: (3) 2,5 
#54- 
#55- E8 - Stonehenge - Nome do chefe: Sirius - Modificado - Selar a entrada para a area de batalha - Desenvolvedor: Kajita NDT: (3) 2,5 
#56 - F8 - Sanctuary - Nome do chefe: Buddha(Malus-Evis) - Repor com o estágio do chefe final - Especificações do chefe em revisão; Vai ser feito no futuro(Sr Kaijita é o responsável pelo estágio do Colossus Buddha) - Desenvolvedor: Kajita NDT: (5) 10 Original: (3) 10
#57 - G8 - Nada - Desenvolvedor: Kajita
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Total de dias trabalhados: 157 
Novas partes do trabalho: 72,5
Total de dias trabalhados original: 84,5"

Fim da tradução

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Considerações finais:

Algumas das infos acima ainda podem conter erros mínimos, pois foram pesquisas minhas em cima dos mapas e documentos. Algumas das conclusões podem ser levemente equivocadas. Caso tenha algo a corrigir, deixe seu comentário que após revisado eu faço a mudança.

De onde tudo isso?

Essas informações (Documentos, mapas e imagens) vazaram inicialmente pra grupos fechados do Discord. Muitos desses arquivos foram divulgados no 4Chan(vou deixar os links no final da postagem). Algumas pessoas podem ficar em duvida sobre a veracidade desses arquivos já que a fonte é anônima. Mas eu acredito que mediante a checagem dos arquivos(como eu fiz), vocês vão ver que sobra pouca margem pra que os mesmos não sejam verdadeiros. Eu acredito que sejam verdadeiros sim, especialmente por conta das detalhadas informações relatadas nos documentos(e o fato de que elas batem perfeitamente com tudo que sabemos). 

De qualquer forma esses arquivos são um Santo Graal para sanar muitas das duvidas que tínhamos sobre o game em sua fase beta. Em fim, espero que todos curtam ver e estudar essas imagens tanto quanto eu curti. 

Um forte abraço a todos! 

-Tchollo Ventura

Fontes públicas(tudo fora arquivos divulgados via Discord):

https://boards.4channel.org/v/thread/569111651/shadow-of-the-colossus-spider#p569185904

https://boards.4channel.org/v/thread/569111651/shadow-of-the-colossus-spider#p569114193

https://mega.nz/folder/sGZWFRgL#AeD4sRZo5tHE6hypLv6JqA

UPDATE.: CONFIRA TAMBEM A POSTAGEM COM O EXTRA LEAK




8 comentários:

  1. Eu vou ter um infarto aqui, esperei tanto pra ver a imagem do spider completa e olha isso kkkkkkk Mds q coisa linda

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  2. Tava lendo um pouco sobre esse vazamento, fiquei um pouco chateado em saber q a fonte encerrou contato com a glr do Team Stage 0 por causa desse vazamanto 'Não planejado'. Um maluco bem odiado pela comunidade, com o nick de Moe/Ocelot foi qm compartilhou isso e tá dividindo a opinião de geral. Eu n sei oq pensar sobre, se de fato eram arquivos q podem prejudicar essa pessoa, então pq ela compartilhou? Se compartilhou mt provavelmente sabia q alguém iria guardar esses arquivos pra posteridade, ou ela realmente achava q iriam guardar pra si mesmas como um bando de malucos... Esse assunto tá mt bizarro. Se os vazamentos pararem por aqui, é bem triste T.T

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    1. A resposta é simples: Burrice. A fonte anônima fez uma enorme burrice em compartilhar os arquivos com o Ocelot. Lembrando que não era só o Stage 0 que tinha os arquivos. E o Ocelot (pelas palavras dele) queria ser o novo Nomad, ou seja, ele só quer ser popular na comunidade mesmo que tenha que fazer uma filha da putagem dessas. Só para lembrar que provavelmente teríamos muito mais imagens envolvendo a beta (afinal, o contrato ainda estava ativo antes das imagens serem vazadas) e se bobear, até vídeos. Afinal de contas, se o cara conseguiu pegar arquivos e imagens envolvendo a beta, quem nos garante que ele não pegou um vídeo também? Ou uma demo talvez? Mas esse pedaço de estrume que é o Ocelot acabou fazendo a gente perder essa chance. Imagina quantas imagens esse cara teria para nos mostrar. Mas infelizmente, parece que será impossível vê-las. Valeu Ocelot, muito obrigado por ter acabado com a maior chance que teríamos em descobrir tudo sobre o jogo e os colossos. Muito obrigado mesmo... filho da puta.

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    2. Essa história é bem complicada mesmo. Eu não tenho uma opinião mto bem definida sobre isso tudo(mas tambem não acho mto certo crucificar alguem). Desde que tive acesso a essa cena, sempre questionei essa parada de manter off, pois eu acho que o publico merece ver sim. Quanto a guardar as infos pra ter mais, eu creio que a intenção era manter essa coleção "particular" até onde fosse possível. O erro do Ocelot em sí era algo 100% previsível, pois compartilhar algo desse calibre com uma galera e esperar segredo é no mínimo inocência demais. Outra coisa a ser levada em conta é que esse tal Ocelot já tinha histórico de fazer algo assim na comunidade(chamar a atenção só por ego). Ou seja, quem mandou pra ele, sabia que ia dar merda e quem sabe, isso até mesmo tenha sido pensado. Quando recebi essas infos me foi pedido tambem que mante-se off. Algo que eu respeitei até os mesmos começarem a aparecer na superfície. Se nós iriamos ou ainda vamos ter algo a mais não sei, mas já estou mto feliz com oq temos. Minha única preocupação de vdd (caso eu fosse responsável pelos vazamentos)seria com a fonte que trabalhou no game. Mas, como pelo que eu sei o NDC dessa pessoa já caiu, não creio que precisemos se preocupar. Outro ponto é o fato de que ela mesma optou por dividir essas infos com alguém randômico na internet, logo, ela deve arcar com as responsabilidades legais, caso aconteçam.

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  3. Caramba que daora mano, fiquei realmente impressionado, é um bom conteúdo para fazer vídeos, parabéns pelo trabalho Tchollo!

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  4. Obrigado por comentar sobre! Eu sei que essas novas informações tem muitas opiniões polémicas e entendo essas opiniões mas agora que essa informação é publica eu acredito que não devemos fingir que não existe.

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  5. Caramba,estas informações grandiosas em?! Esta tabela com vários detalhes sobre o jogo e até nomes dos desenvolvedores responsáveis por algum trabalho ou outro,são incríveis! Muito obrigado por traduzir Tchollo Ventura! Quanto aos fãs saber ou não estes "segredos"do desenvolvimento do jogo,é complicado,mas devo dizer que o canal Discovery e History Channel não teria graça sem segredos e descobertas sendo revelados para as pessoas que queiram saber/conhecer! Espero que em breve apareça mais notícias sobre Shadow of the Colossus como esta!

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