21.5.18

SotC Preview Disc Debug Menu: Lista de funções

Shadow of the Colossus(Preview Disc): O que entendi (até agora)do debug menu depurado:

SotC Preview Disc Debug Menu: Lista de funções
Texto e descobertas das funções descritas aqui by Tchollo Ventura(com ajuda de Magnon, MPKAdventurer & Valus Colossal no grupo secreto 'Ueda Universe'). Preview Disc teve o seu debug menu depurado por Wisi.

Debug Menu: Map Tool.

Comandos básicos:
Select = ativa desativa infos em baixo da tela(nativas do preview disc).
Select+ esquerda no controle 01 = Abre debug menu (o menu é acumulativo, se você pressionar o comando mais de uma vez, vai abrir mais de uma vez, sobreposto. A única vantagem disso é tornar o menu mais claro.
X fecha menu
Circulo seleciona(ativa opção selecionada)
Direita e esquerda do direcional tambem ativa desativa funções.
Quadrado no controle 2 ativa opções de visualização de colisão.(caso não funcione de primeira, assim como qualquer comando do controle dois, aperte star pelo menos 2 vezes no controle 2 e depois de duas mensagens em japonês, funcionará, ou abra o menu de debug e o quadrado ira funcionar, mas esse problema não acontece sempre...é incomum ao meu ver.).
R1 + Select abre o debug menu clássico do preview disc(que acessa os colossus. Opção esquerda com circulo vai pra entes da batalha e direita depois da batalha).
R2+X no controle 2 sumona o Agro onde Wander estiver(faz ele aparecer na posição de Wander).
Mouse: Se você conectar um mouse ao PS2(ou via emulação) vai poder mexer em um cursor com o mouse para acessar e selecionar as opções no menu debug.
Todas as funções do mouse podem ser feitas pelos controles: Segure R1 no controle 1 e aperte e segure L3 no controle 2 (e moviente L3 segurando) para mover o cursor.
No controle 01: Circulo é o botão esquerdo do mouse, triangulo é o direito e R3 meio.
L1+L2+R1+R2 = reset (durante o reset se o game não carregar e não der mensagem aperte e segure esquerda + esquerda no direcional do controle 1 para carregar. Caso não funcione o esquema é resetar)
Com o ponteiro do mouse é possível alem de selecionar as opções mudar as coisas da tela de lugar e diminuir ou aumentar o seu tamanho (por exemplo a caixa da esquerda a baixo que começa como um circulo, você pode diminuir, aumentar, mudar de lugar ou até mesmo remover da tela.
L2+R2(durante batalha) = posiciona Wander sobre o topo do colossus(descoberto por Magnus, posteriormente testado por Valus Colossal).

Comandos que uso inicialmente:
*Area Bondary 0 (habilita e desabilita os limites da área(linhas que demarcam os quadrantes, etc) Extra: Opção abaixo, 'Area Bondary poly' muda as linhas de marcação pra Faixas azuis.
*Performance Count 3 (mas é opcional, forma do hud a direita em baixo da tela...Lembrando que você pode até mesmo esconder da tela com o mouse!)
Map Tool 1 (Mapa GPS)

Lista completa de comandos(conhecidos por agora):
*HB Root debug menu Não sei sua função... (nota: foi adicionado por Wisi, não é nativo do debug)

*Move object: 0 desabilitado de 1 a 10 altera posição de Wander (sob certas condições de acordo com posição do personagem).

*Player to câmera: Joga o personagem na direção da câmera. Ativa e desativa com circulo. (nota: foi adicionado por Wisi, não é nativo do debug)

*CamVode set0 oninGame!:  Muda a câmera. Sendo a normal = 0 e câmera livre no controle 2 = 1 (nota: acho que era pra ser Cam "mode" ou "code" set on in game...escrita errada dos japas...)

*Debug camera Mode: No 2 é a câmera normal (ou livre no pad 2 se CamVodeset0oninGame! estiver em 1) e a opção 1 é câmera livre em terceira pessoa durante as cutscenes.
(nota: pra mover câmera livre no controle dois: Analógico esquerdo movimenta pra frente e pra trás (com cima e baixo) e move pros lados(direita e esquerda). Pra controlar altura subir e descer segura R2 e use pra cima e pra baixo no analógico direito. Pra olhar pros lados (mover a câmera, angulo de visão, use o analógico direito)

*Status mode: Adiciona uma série de informações visuais na tela. Com opçõesd de 0(desligado) a 6(cada um um modo de visualização).

*Area bondary: No 1(ligado) mostra o limite do quadrante que você ou a câmera se encontra(0 = desligado).

*Area Bondary Poly: Opção 0 normal, opção 1 mais forte(se o area bondary estiver em 1).

*Display GPS marker: Mostra na tela riscos que demarcam a area de posição e movimentação de Wander.

*GPS Marker grid width: Tamanho das linhas do display GPS marker(opções de 0(desligado) a 10(mais forte).

*Performance Count: 3 opções de hud de controle de performance.

*Peak Graph: mostra(adiciona) gráfico na tela com informações relativas ao uso de CPU(pelo que entendi...)

*Memory Monitor: a mesma coisa da anterior, só que na questão memória(memory monitor 2 costuma dar crash sempre, diferente de 0,1 e 3).

*Memory Info Mode: tambem adiciona mais um grafico de informações na tela, com opções de 1 a 3

*Light Memory info: não funciona nas cutscenes e nem no game(mas não dá crash) talvez em um dos gráficos ativos na tela ele tenha uma influencia.

*Memory Dump: Mais um gráfico de memoria 1 ativa 0 desativa (nota: foi adicionado por Wisi, não é nativo do debug)

*Debug Print: Caixa de informações com duas frases: "Uma dizendo "Test...Here are some of the debug features of SotC Nico" e a outra(insistindo no clique) diz "Have fun!" (nota: foi adicionado por Wisi, não é nativo do debug)

*GetDisoTimer: Não funciona na intro(pode dar crash) mas in game mostra infos na tela.

*Fullscreeneffect: Muda a luz do game. 0 sem luz forte, 1 com luz(0 é melhor pra visualizar tudo, mas colocar no 1 é um fix a versão preview, já que ela tem a falha de estar com esse efeito desligado, diferente da versão final)

*Object Info: Informação do objeto.aparecem na tela com opções de 1 a 6.

*Boss Blood menu: Abre menu de sangue do boss(alterando esses valores eu fiz o sangue que jorra ao golpear os colossus ser muito mais forte e extenso)...

*ADFOM test: Acessa menu com todos os sons do game(pra ouvir basta escolher um arquivo e apertar circulo...X pra voltar o menu, caso queira escolher outra).
(nota:Por aqui é possivel ouvir as músicas não utilizadas no game, como por exemplo: 'Volcano', 'Anger', 'Fear se' e talvez Hope Horse...talvez eu esteja errado, não lembro bem).

*Map Tool: é um mapa em tempo real (estilo GPS)que acompanha o jogador ou a câmera(mas dá preferencia a câmera, caso na livre, logo é ótimo pra se achar no mapa).0 desabilita 1 habilita.

Notas: Pode ser usado para teleportar e verificar áreas piscando em vermelho e azul como arenas demarcadas no game. Fato curioso é ver que o quadrante E5 se comporta dessa maneira, mesmo não abrigando nenhum colossus. Em azul acredito que pisquem áreas com água ou subterrâneas(com exceção da arena de Phalanx #13). Pelo menu "secreto" do map tools é possível mover Wander em 3 posições em relação ao chão(uma abaixo, uma rente ao chão e outra acima dele). Em outra opção é possível sumonar Agro(mesmo do comando R2+X no controle 2). Algumas opções do menu "secreto" do map tool dão crash. Pelo menu do map tool tambem é possível tirar a textura do mapa e aumentar e diminuir o tamanho dos quadrantes que aparecem. Se usar o mouse pode mudar a posição e tamanho do hud do mapa e se clicar na parte laranja do hud do mapa ele vai minimizar.

Menu "secreto" extra map tools(lista de opções escritas em japonês(numeradas de cima pra baixo, contando apenas linhas escritas):
01-Não parece surtir efeito in game.
-------
02- Não parece surtir efeito in game.
03- Não parece surtir efeito in game.
04- Não parece surtir efeito in game. (nota: sei que uma dessas opções resultou em apagar o rastro do caminho percorrido no mapa, mas ainda vou descobrir qual foi a opção).
-------
05- Dá crash aparente, mas se esperar uns minutos o game vai voltar, não sei qual o efeito dessa opção...(nota: acredito que após isso o game demore mais a carregar o cenário... após isso o game tende a dar crash)
06- Não parece surtir efeito in game.
07- Não parece surtir efeito in game.
--------
08- Desativa ou reativa textura do mapa.
09- Diminui ou aumenta tamanho do mapa(duas opções).
10- Não parece surtir efeito in game.
-------
11- Teleporte pro quadrado selecionado no mapa.
12- Sumona agro(como o comando R2+X no pad 2).
13- Abre menu com areas de teleporte pre determinadas pelos criadores(sobras de trabalho em areas sem nada).
-------
14- Não parece alterar nada in game
15- Parece alterar algo pois carrega(da load) mas não tem efeito aparente.

*Path Tool: Marcadores de caminho, marcas são adicionadas no mapa de acordo com o quadrante que se encontra. O menu abre três opções que mostram triângulos e linhas demarcando caminhos(técnicos) uma das três opções é ligada ao Agro, as outras duas ainda não sei...

*Particle Tools: Ferramenta para testar particulas do game(como sangue, sombras, etc...é muito bacana!)

*Light Tool: Abre menu para alterar valores de luz(não vi efeito...)

*Global Light Tools: Mais infos de luz (mexer nos valores tende a dar crash, ou muitas vezes até mesmo apenas ao ativar)

*Game Light Tool: Mais infos de luz. Não vi surtir nenhum efeito in game.

*Fullscreen effect tool: Em 0 luz "do sol" desligada em 1 ligada (nota: os criadores deixaram a luz desligada no preview disc, diferente da versão final).

*Sword Effect  Tool: Altera a luz da espada(funcionou pra mim alterar valores aleatoriamente...)

*Fog Colision Tool: Altera valores relativos a fog(neblina, fumaça, sei lá...) Tende a dar crash ao alterar

*Layer Debug Tool: Não dá crash, mas não ví função aparente.

*Gaze Tool: Adiciona uma esfera (de testes) na frente do templo (SoW) a alteração dos valores muda a posição da esfera.

*Editor's Work Tool:: Muda todos os valores de Wander, Agro, Lagartos, etc... A maioria não surtiu efeito pra mim(interesse especial em um mega jump) mas o amigo Magnom percebeu que alguns valores de Agro alteraram seu comportamento cavalgando. Nota: A opção Geek da crash.

*Stage Admin: Não tem efeito aparetnte in game e não dá crash...

*Area Admin Disp: Ativa mais infos na tela 0 desabilitado 1 habilitado.

*Freeze Boos Flag: Não tem efeito in game(pra mim) mesmo próximo ou em cima de um Colossus.

*YattsukesetplayerR1on: 0 grip normal 1 grip(agarre) automático(bom pra usar nos colossus pra "brincar" com o botão quadrado no controle 2!) Obviamente como é o R1 o personagem vai se agachar e andar devagar se ativado.
o mesmo vai valer pro quadrado(ao apertar quadrado o personagem vai manter travada a animação de ataque).

Extras:
Teleporte:
Como se teleportar pra qualquer lugar:

Opção 01(modo não oficial):
Para teleportar Wander para praticamente qualquer local(salvo cutscenes) ative a câmera livre(seja apertando start pra entrar no mapa e sair dele) ou seja entrando no menu e ativando a opção 'canVode set0 oningame' para 1.
Com o controle dois leve a câmera pro local que deseja teleportar o Wander(deixe sempre um pouco mais alto do que deseja).
Selecione a opção move object e mude pra 1(ligado)
Aperte circulo na opção Player to câmera duas vezes(em sequencia, liga, desliga).
E na opção 'CamVode set0 oningame!' volte pra zero.
Espere a área carregar e pronto. Pra ir pro chão desative a opção Move Object(pode fazer isso aos poucos caso esteja muito alto, alternando entre 1 e 0 ou 0 e 10)

Opção 02(modo oficial, acredito que como os criadores faziam):.
Basta abrir o map tool, levar o cursor até ele(direcional no pad dois ajuda), apertar o botão esquerdo do mouse(circulo) e levar até o ponto que quer teleportar(via mouse ou controles) e depois apertar o botão direito do mouse ou triangulo(no controle 1, segurando R1) para abrir um menu "secreto" de opções. Dessas opções conte as escritas em japonês de cima pra baixo e escolha a 11 opção com o botão esquerdo do mouse(ou circulo no controle 1). O personagem vai ser teleportado instantaneamente pro local em questão. Infelizmente por agora desse modo eu só consigo mover o personagem travado a câmera ou as funções da câmera. O personagem não volta a ficar livre exceto voltando o game pra um novo ou resetando o game.
Nota na 12 opção das em japonês do menu podemos escolher caminhos de teleporte pre marcados pelos criadores. Eles são claras sobras do seu trabalho por essas áreas. São Elas: F8, G3, I3, I4.

Voar em qualquer direção: Para voar em qualquer direção após o processo do teleporte mantenha a função move object ativada e use o controle dois e suas funções de câmera para que o Wander voe junto da câmera pra qualquer lugar. ;D

Ao utilizar a câmera livre nas cutscenes iniciais(antes do start game) se você deixar a câmera parada em um determinado local que queira rever ou visualizar a partir do mesmo, deixe a câmera parada e deixe rolar toda a intro, não apete nenhum botão... na tela da intro espere rolar o trailer... assista o trailer e quando a cena inicial recomeçar estará no mesmo ponto. Caso você aperte star(pule as cenas vai perder o controle da câmera, não dando opção se não resetar...).
Ao utilizar a camera livre(mesmo a acessada por start) caso queira voltar ao normal é só colocar o cam mode no 0 e vai destravar.
Caso esteja acessando certas áreas e elas não aparecerem basta parar e esperar carregar(quanto mais perto do local em questão, melhor).
É possível explorar com as opções de camera todas as cutscenes livremente!

Nota extra: Para chegar o mais próximo possível das infos na tela da imagem de Wander escalando Monkey(a imagem com as coordenadas) marque memory dump 1 e status mode 3(na verdade o map tool com o mapa minimizado parece bater mais que o memory dump 1). As infos ficam similares as da imagem de Monkey, mas com as infos a direita da tela(na imagem de Monkey essas infos estão na esquerda da tela).
Na imagem de Monkey pelas infos, alem da posição sabemos que as coordenadas estão travadas no Agro e não no Wander. Para ter o mesmo efeito nas infos reproduzidas na tela basta montar em Agro.

Nunca se esqueça de tomar notas sobre novas descobertas e crashs eventuais pra saber como evitar. ;D
Na minha opinião o teleporte somado ao mapa GPS quebram todas as barreiras do game. Agora todos podem explorar e chegar onde bem desejarem.
Um forte abraço e divirta-se!

Esse texto por agora está incompleto e receberá updates a medida que novas funções forem compreendidas e traduzidas(as traduções já estão em andamento graças a um contato de Magnon, o nome do tradutor(direto do japão) se possível, será divulgado aqui em breve a medida que os materiais forem utilizados).
Tchollo Ventura (19-05-2018)

MPKAdventurer fez um vídeo tutorial mostrando a maioria das funções. Confira clicando aqui!

P.S.: Se você tem algo a acrescentar a esta lista de funções, deixe um comentário. ;D

UPDATE:

9 comentários: