7.4.18

"Onde Ficavam as arenas dos Colossus excluídos?" 2: A Teoria de A4

Update 2018 de teorias e apostas: 
"Onde ficavam as arenas dos Colossus excluídos? + A teoria de A4!


Nota: Esse texto é meramente especulativo e alem do que fará pouco sentido se você não conhece a fundo as teorias do game. Texto com aprimoramento em andamento...

Atualmente as teorias que considero mais aceitáveis sobre que locais abrigavam os Colossus descartados cobrem exatamente onze quadrantes, sendo oito (em vermelho) perfeitos para os (exatamente oito) excluídos e quatro(em amarelo) possíveis candidatos mediante sobras (ainda misteriosas) no game.
Hoje, levo muito mais em consideração as teorias de Nomad sobre Spider, Devil e Worm(diferenciando um pouco as coisas desde a minha ultima "aposta"). Eu ainda sou teimoso apenas com Monkey por acreditar que A4 pode ser um bom local pra abriga-lo. Vamos saber mais sobre isso até o fim do texto. ;D

Veja o mapa para entender um pouco:

(Clique para ampliar)

Em vermelho locais que certamente abrigavam(ou poderiam abrigar, de acordo com as provas que temos) os Colossus excluídos(exatamente oito!).
Em amarelo os quadrantes que contem fortes indícios de terem abrigado uma arena(e por isso ainda são grandes candidatos).

Como podemos ver, o quadrante B6 (marcado em amarelo) é um candidato por ser completo mistério...sua existência em uma build antiga não tem uma explicação plausível(ele só pode ser visto no arquivo de slow map do OPM Demo... na falta de mais dados, fica marcado).
O quadrante I1 fica marcado por conta de que as teorias aplicadas pra H2 tambem podem se encaixar nele.
Já os quadrantes I4 & J4 estão marcados por conta da nova teoria de WWWArea envolvendo a Phoenix(que tambem veremos mais abaixo).

(Clique para ampliar)

Em verde (círculos)podemos ver as sobras que se encontram no game próximas a esses locais(quadrantes) e que servem de provas principais para a maioria das teorias(Nota: Existem mais sobras misteriosas no game em outros quadrantes, mas sem grande relevância para as teorias aqui apresentadas, como por exemplo sobras de um caminho em C7 e grandes alterações do quadrante C4).

Essas sobras em verde são:
*Circulo entre B4 e B5 = Colossal Tree viva, torres excluídas, save anômalo, caminho bloqueado, entrada pra área excluída em A4.
*Circulo entre A4 e A3 = Grey Mountain/Cave que liga os quadrantes A4 e B3.
*Circulo cobrindo o quadrante B3 = sobra do Slow Map no OPM demo.
*Circulo cobrindo o quadrante B2 = Cliffs/montanhas atualmente atribuídas a Worm.
*Circulo cobrindo uma pequena área em D3 = Arvores de Basaran atribuídas a Phoenix.
*Circulo cobrindo a área entre J4 e I4 = Montanha atribuída a Phoenix por WWWarea.
*Circulo cobrindo uma pequena área em G7 = Pedras atribuídas a Sirius.
*Círculos cobrindo I8, J7 & I6 = Montanhas atribuídas a Kyoss(Griffin)
*Circulo cobrindo uma pequena área na área norte de I2/I1 = Arco de pedras do norte do Dam.
*Circulo cobrindo uma área em G0 = Montanhas atribuídas a Spider.

Nota sobre área leste e norte: sobras e áreas de montanhas(beta mountains) se encontram espalhadas por quase toda área J e 0).

Logo, baseando-se principalmente nessas sobras marcadas acima em verde, atualmente as minhas apostas ficam exatamente assim para os 8 excluídos(lembrando: não é algo concreto):

(Clique para ampliar)

B3 = Roc(/Avus/Black Bird)
B2 = Worm (mudei para a teoria de Nomad)
D3  = Phoenix (e em I4 ou J4 em outra build)
G7 = Sirius 
I7 = Kyoss (Griffin)
F0 = Spider (mudei para a teoria de Nomad)
H2 = Devil (mudei para a teoria de Nomad, sendo que I1 ainda é um forte candidato)
A4 = Monkey

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Nota essa parte descritiva para cada colossus reaproveita trechos do meu texto antigo, mas com atualizações ou cortes devido as mudanças:

B3 = Avus (Roc, Black Bird)
Esta é uma arena certo! Nomad conseguiu acessar esse slow map no OPM demo que como sabemos é a versão mais antiga de SotC disponível para o público. Nela podemos ver claramente um local que não existe na versão final. No que eu bati os olhos na imagem(a um certo tempo atrás), fui logo apostando: é o local do Avus("Black Bird")! E isso ganhou forças com um detalhe que Ricado Sonnino percebeu e comentou no blog do Nomad: A localidade parece bater perfeitamente com a da imagem de Avus "empoleirado"em uma torre. Tanto a estrutura quanto a montanha que se encontra atrás dele na imagem acima se encaixam perfeitamente na arena beta que aparece no mapa. Isso reforça a possibilidade de que Avus habitaria esta área. Clique aqui caso queira ver a única imagem em vídeo de Avus em ação(o único vídeo de um Colossus excluído).

Roc - Avus - Black Bird

Slow map B3 OPM Demo (Imagem by Nomad)

(Imagem by Nomad, teoria Ricardo Sonino)
Nota: No preview Disc podemos ver claramente as sobras da entrada marcada na imagem com uma linha roxa...


Grey Mountain/cave se conecta com B3 & A4. Aqui vemos a conexão com B3
By Nomad

Quadrante B3 na versão final: área completamente "pavimentada".
By Nomad

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B2 = Worm
Por conta dos beta cliffs(montanhas) em B2 que se assemelharem um pouco ao local de sua famosa imagem(sim, as provas são poucas...).
Pelos arquivos de Worm sobrando do game(3 texturas, sendo uma de sua estatua) sabemos que ele passou (pelo menos) por testes no game.

 Wander escala Worm

B2 Beta Cliffs(mountains) by Nomad

B2 Beta Cliffs(mountains) by Nomad

Textura de Worm encontrada nos arquivos do game #01 


 Textura de Worm encontrada nos arquivos do game #02


Textura de Worm (estátua)encontrada nos arquivos do game #03

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D3  = Phoenix
Phoenix habitaria D3 em uma build, isso por conta das arvores na atual arena de Basaran, mas a nova descoberta de WWWArea aponta pro fato de (talvez) em outra build a Phoenix tambem ter possivelmente habitado I4 ou J4, ou seja: tanto a Phoenix quanto Basaran trocaram de lugar, ver imagem abaixo #Troca Basaran e Phoenix).
As arvores atrás da Phoenix na imagem abaixo estão intactas na versão final (salvo poucas diferenças) e se encontram na arena de basaran(D3). Outro fator importante como prova, é a descrição da batalha contra a Phoenix que nos conta que iriamos usar um lago seco para apagar as chamas do mesmo. por um tempo a galera ficou procurando que lago bateria melhor com essa descrição. Mas a resposta final sobre o caso foi encontrada no Preview disc: O lago "seco" fica dentro da atual caverna de Basaran (foi removido da versão final, mas permanece no Preview disc)! Outra prova cabal que mostra que a Phoenix habitou D3 é o glitch resultado do código de Codebreaker(criado por Bungholio) que permite que vejamos a frase no mapa e carregamento: "24 Colossus derrotados". Com este glitch(forçado por meio de hack) o mapa fica com dois símbolos extras, sendo um na área 0(na borda de E5, próxima ao templo SoW) e um exatamente na arena de Basaram em D3. Este simbolo é diferente de todos os 16 Colossus normais, pois pertencia a Phoenix excluída.
Clique aqui para ver um vídeo mostrando as arvores descritas acima e mostradas abaixo. E clique aqui pra ver o lago excluído da arena de Basaran.

 Imagem da batalha contra Phoenix

Comparação das arvores da imagem de Phoenix com as da arena de Basaran em C3 
By Nomad

Comparação das arvores da imagem de Phoenix com as da arena de Basaran em C3 
By Nomad

Comparação montanha da imagem de Phoenix com a da montanha entre I4 e J4. Pelo que parece as texturas batem
imagem By WWWarea

Montanha beta entre I4 & J4 Imagem by Nomad.

Montanha beta entre I4 & J4 by Nomad.

#Troca Basaram e Phoenix
para maiores infos clique aqui
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G7 = Sirius
A grande prova de que Sírius habitava este local são as inúmeras pedras empilhadas neste quadrante. As mesmas aparecem na descrição do Artbook como parte chave na batalha contra Sirius. Especula-se que provavelmente a caverna em G8 seria o seu local de respawn(diferente das outras arenas, que sempre ocupam um só quadrante). Quem sabe a intro dele fosse um pouco diferente. Talvez ao nos aproximarmos do local desse uma cutscene com ele saindo da caverna e vindo correndo em direção ao Wander, dando inicio a batalha.
Sirius é outro Colossus descartado que tem sobras no game, tanto animações quanto uma textura que veremos abaixo:

Wander e Sirius

 As pedras de G6 que seriam utilizadas na batalha contra Sirius(descrição do Artbook)

Textura de Sirius encontrada nos arquivos do game

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I7 = Kyoss (Griffin)
A pouco tempo Nomad conseguiu mais imagens de uma planície neste local(algo nunca antes visto até então). Essa planície serve de prova de que esse lugar realmente era muito maior e importante em uma build antiga, antes das exclusões que o game sofreu.
Pelos resquícios beta deixados na volta deste quadrante, podemos constatar que provavelmente o mesmo se tratava de uma arena beta e como sabemos a parede que se encontra neste local parece bater com a que esta ao lado de Kyoss na sua mais famosa imagem divulgada.

 A famosa imagem de Kyoss (Griffin) ao lado de uma parede

Parede similar que se encontra em J7 by Nomad

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F0 = Spider
Por conta das beta cliffs(montanhas) em G0 baterem com as das poucas imagens da batalha contra Spider e o fato de nessas imagens apresentarem a grande ponte ao fundo. Na minha aposta anterior eu marquei G0, hoje pelas imagens que Nomad conseguiu de trás da Fenda do Vento nas cutscenes, acredito mais em F0.
O mais certo é imaginar que alguns Colossus que foram descartados como Spider(ou até mesmo a Phoeninx), faziam o uso de mais de um quadrante. Como sabemos por alguns videos de Nico DVD, muitos dos Colossus que permaneceram na versão final, ficavam soltos pelo mapa. Em algum momento da produção eles devem ter constatado o problema que teriam com os Colossus "livres" e então optaram por encerrar os 16 que conhecemos em apenas um quadrante(resultando na mudança e exclusão de Spider). Atualmente imagino que o real motivo das exclusões tanto do mapa quanto dos Colossus, foi a dificuldade de abrigar e realocar os Colossus e suas arenas no mapa. Qualquer problema relacionado a jogabilidade com os Colossus, eles poderiam resolver com relativa facilidade, mas isso(locar e realocar os Colossus) levaria muito, muito mais tempo e planejamento...

Spider!

As pernas de Spider próximas ao cliff

 Comparação do Cliff de G0 com o da imagem da batalha contra Spider by Nomad

Cliffs de G0 by Nomad

Cliffs de G0 by Nomad

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H2 = Devil
Por conta do arco de pedra na ponta do The Dam em I2, fazendo ligação com H2 & I1.
O arco de pedras como se sabe, tem a textura muito similar a das estruturas que aparecem na imagem de Devil e o mesmo faz ligação com  I1 e H2.
Nota: Com a recente visita de Nomad ao quadrante I1, podemos ver que o local abrigava montanhas e (possíveis) passagens(caminhos) beta. Infelizmente o local (do modo que está)não apresenta nenhuma estrutura visível indicando uma arena(oque resultou na mudança radical de teoria de I1 pra H2).
Essa visita de Nomad a H1 revelou dois enormes buracos no meio das montanhas beta desse quadrante. Ninguem sabe o motivo desses buracos gigantes, mas eles devem ter tido uma função em outra build antiga. Por isso ainda especula-se que H1 tambem possa ser um bom candidato para a arena de Devil.

Devil

 Arco em I2 Imagem by Nomad

Comparação das estruturas da imagem de Devil com  o Arco em I2 Imagem by Nomad

Mapa mostrando o The Dam (I2), no norte na extrema esquerda o arco de pedras. By Nomad

Aqui nós vemos em vermelho o possível caminho partindo da Arena de Argus H1) rumo ao arco de pedras, seguindo em duas direções: Uma pro sul passando pelo The Dam(I2), rumo a caverna que leva a I3 (possível local de Basaran Beta) e a outra através do arco e rumo ao norte para o quadrante I1.
A linha vermelha que corre H2 é a área que poderia ser o inicio da arena de Devil(H2), ligando-se com o Arco de pedras no topo de I2.

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A4 = Monkey o único que mudei radicalmente da postagem do passada e vou explicar em detalhes o porque abaixo:

Monkey

Ultimamente com a novidade do Demo PSU Preview mostrando a grande arvore viva e as torres excluidas de B4 inteiras, tenho pensado muito sobre o quadrante A4, que geralmente não é muito lembrado como uma possivel arena(talvez de Monkey), mas muitos fatos apontam pra essa possibilidade, vamos aos mesmos:

Provas de que A4 poderia abrigar uma arena(Nota: A área próxima a arvore colossal B4, seria claramente uma entrada para A4):

*Colossal Tree viva e área atras e ao lado da mesma, totalmente modificadas(caminho e local fechados para A4+area de A4 excluida):

By Nomad

*Torres excluídas (indicação da presença de um Colossus que não o Dirge na proximidade)

 Torres excluídas da versão final, intactas no Demo Prewiew
By Nomad

 Torres excluídas da versão final, intactas no Demo Prewiew
By Nomad

*Caminho fechado
O game foi claramente editado para que não tenhamos acesso a areá Oeste da Arvore Colossal:

Caminho editado para que não se possa chegar na área atrás da grande arvore. By Nomad

Slow Map mostrando toda área em volta da arvore colossal. Imagem by Nomad

*Save shrines de B4 que se encontram na versão final mas um deles está faltando no OPM Demo(que como sabemos era até então o demo e versão mais antiga disponível pro publico). O save sul está nomeado Lair on the Mesa na versão final e Nest on the Plateu no Preview Disc. Acima dele(norte de Dirge) temos o save(B5) Lair on the West nomeado Nest to the West no Preview Disc. O fato mais curioso desses saves é que com isso Dirge é o único Colossus com dois saves antes de sua arena(isso indica a presença de mais um Colossus que não o próprio Dirge na proximidade, afinal todos os outros saves estão ligados apenas a um Colossus). As nomenclaturas do Preview Disc "nest"(ninho) por muito tempo levaram os players a crer que seria uma área pra abrigar o Black Bird(Avus/Roc), mas esse ninho esta claramente ligado as muitas aves que voam por esse local, sendo que a maior delas Loki se encontra voando na área da frente da grande arvore.

Mapa mostrando o Save Shrine de B4 faltando no OPM Demo e adicionado nas versões posteriores
By Nomad

Save Shrine de B4 Lair on the Mesa (Nest on the Plateau) Imagem by Nomad.

Save Shrine de B4 Lair to the West (Nest to the West) Imagem by Nomad.

Nest on the Plateau = O ninho se encontra na área inacessível atras da grande arvore.

*A sobra Grey Mountain/Cave (A3)como caminho de ligação Norte para A4(Grey Cave aponta pro fato de A4 realmente ser planejado como uma caverna).

Grey Mountai/cave em A3. Interliga-se com A4 & B3
Imagem by Nomad

A sobra de A3: Em baixo uma caverna, em cima uma montanha!

*Slow map do quadrante A4

Slow map mostrando o quadrante A4 e A5 e B6 inteiros!
By Nomad

*Frase beta de Dirge("amigo que sacode a terra" indicando um colossos próximo de B4, ou seja: na minha teoria A4!)

"An isolated sand dune... -  ("Uma duna de areia isolada...)

it's track are well hidden... - (seu rastro é bem escondido...)

along with it's friend,  - (junto com seu amigo,)

It shakes the earth"  -  (ele sacode a terra")

Nora: É claro que essa frase pode se referir tambem a Worm no lugar de Monkey... é incerto.

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Então A4 abrigaria quem?

(TALVEZ) Monkey por não ter mais uma possível arena se levarmos em conta a teoria de Basaran em I3, ou a teoria de que ele não teve realmente uma arena definida.
Afinal possivelmente esse local (A4) abrigaria uma caverna em seu centro, exatamente como a de Dirge(B4), sendo assim as coordenadas da famosa imagem de Monkey poderiam (teoricamente) se encaixar perfeitamente em A4(se o mesmo conter uma caverna como a de Dirge em B4).

Coordenadas de Monkey aplicadas em B4, quem sabe os mesmos valores se encaixassem com precisão em A4 se o mesmo for(tenha sido) uma caverna...
Imagem by Nomad

Essa é a minha nova aposta (A4 para Monkey como o "amigo que sacode a terra" mas ainda acho que a mesma frase tambem poderia se aplicar a Worm...é difícil ter certezas neste cenário) e quem sabe com o novo Preview Demo(que se encontra nas mãos de Nomad) tenhamos mais respostas quanto a este misterioso quadrante (A4). O fato é que tudo isso é incerto, como eu falei no inicio do texto são apenas mais especulações baseadas nos fatos coletados ao longo dos anos.
É isso ai, esse foi um breve update de teorias.
Tchollo Ventura 07/04/2018

Um grande agradecimento a Nomad pelas imagens que hoje tornam tudo muito mais esclarecedor e fácil de encaixar(teorizar). Acesse o blog de Nomad para informações muito mais profundas e concretas! Clique aqui. ;D
Obrigado Pikol pelo vídeo mostrando o ataque beta e lago beta de Basaran.
E obrigado tambem WWWArea pela nova descoberta relacionada a Phoenix!

Extra infos:
Minhas playlists de SotC youtube
Caso o assunto seja novidade: Recomendo a leitura desses textos (antigos) pra se aprofundar em SotC e locais beta(ou pra saber e entender como chegamos até essas teorias):
Um Breve Resumo dos Fatos Históricos
SotC Final Beta Map
Sobre o fato de Monkey não ter habitado I3, mas sim Basaran
Beta Dam

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2 comentários:

  1. Sadly, there is nothing at A4 in the PSU PV - just an empty map square like the other versions. All we ever had of this quadrant is a (slow) texture.

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  2. Ow that's so sad to hear. :(
    But I bet there is some great stuff on this demo to be found. Hey take a deep look at b5! Now I know (got some infos) it was one of the most problematic squares on test stages of the game! ;)
    It was deeply altered to the final version!
    They altered it a lot!

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