Shadow of the Colossus:
Debug Menu: Lista de funções
Update 2025: Essas informações funcionam no antigo debug do preview disc(com exceção de algumas funções) e funciona (por completo) no novo debug menu em todas as versões que contenham o debug menu).
Texto e descobertas das funções descritas aqui by Tchollo Ventura(com ajuda de Magnon, MPKAdventurer & Valus Colossal no extinto grupo secreto 'Ueda Universe'). Preview Disc teve o seu debug menu depurado por Wisi. Update 2025: Wisi atualizou o debug posteriormente. Esse debug atualizado se faz presente (atualmente) nas versões E3(com debug) e The Dam com colisão.
Update 2025: Samurai Games e eu unimos forças (no Discord e Youtube)para descobrir e catalogar mais funções super épicas(descritas no final da postagem)!
Debug menu Comandos básicos:
Select = ativa desativa infos em baixo da tela(nativas do preview disc).
Select+ esquerda no controle 01 = Abre debug menu (o menu é acumulativo, se você pressionar o comando mais de uma vez, vai abrir mais de uma vez, sobreposto. A única vantagem disso é tornar o menu mais claro.
X fecha menu
Circulo seleciona(ativa opção selecionada)
Direita e esquerda do direcional tambem ativa desativa funções.
Quadrado no controle 2 ativa opções de visualização de colisão.(caso não funcione de primeira, assim como qualquer comando do controle dois, aperte star pelo menos 2 vezes no controle 2 e depois de duas mensagens em japonês, funcionará, ou abra o menu de debug e o quadrado ira funcionar, mas esse problema não acontece sempre...é incomum ao meu ver.).
R1 + Select abre o debug menu clássico do preview disc(que acessa os colossus. Opção esquerda com circulo vai pra entes da batalha e direita depois da batalha).
R2+X no controle 2 sumona o Agro onde Wander estiver(faz ele aparecer na posição de Wander).
Mouse: Se você conectar um mouse ao PS2(ou via emulação) vai poder mexer em um cursor com o mouse para acessar e selecionar as opções no menu debug.
Todas as funções do mouse podem ser feitas pelos controles: Segure R1 no controle 1 e aperte e segure L3 no controle 2 (e moviente L3 segurando) para mover o cursor.
No controle 01: Circulo é o botão esquerdo do mouse, triangulo é o direito e R3 meio.
L1+L2+R1+R2 = reset (durante o reset se o game não carregar e não der mensagem aperte e segure esquerda + esquerda no direcional do controle 1 para carregar. Caso não funcione o esquema é resetar)
Com o ponteiro do mouse é possível alem de selecionar as opções mudar as coisas da tela de lugar e diminuir ou aumentar o seu tamanho (por exemplo a caixa da esquerda a baixo que começa como um circulo, você pode diminuir, aumentar, mudar de lugar ou até mesmo remover da tela.
L2+R2(durante batalha) = posiciona Wander sobre o topo do colossus(descoberto por Magnus, posteriormente testado por Valus Colossal).
Update 2025: Descobri que algumas versões como por exemplo The Dam com Colisão antigo(By Wisi) contem o debug menu, mas com um um comando "secreto": L1+L2+R2+Select+Cima(no direcional). Esse debug é o antigo que veio com o preview disc demo(sem algumas funções do debug atual criados ou implementados por Wisi). Na atual conhecida versão de The Dam com Colisão o comando para abrir o debug menu é o normal(Select+ esquerda no controle 01).
Comandos que uso inicialmente(preview disc):
*Performance Count 3 (bom pra tirar a info fiza na tela do preview disc(mas é opcional, forma do hud a direita em baixo da tela...Lembrando que você pode até mesmo esconder da tela com o mouse!)
Map Tool 1 (Mapa GPS) para sempre se localizar no mapa(ou usar os atalhos do mapa com o mouse) mas isso é totalmente opcional.
Lista de comandos(conhecidos por agora):
*Move object: 0 desabilitado de 1 a 10 altera posição de Wander (sob certas condições de acordo com posição do personagem).
*Player to câmera: Joga o personagem na direção da câmera. Ativa e desativa com circulo. (nota: foi adicionado por Wisi, não é nativo do debug)
*CamVode set0 oninGame!: Muda a câmera. Sendo a normal = 0 e câmera livre no controle 2 = 1 (nota: acho que era pra ser Cam "mode" ou "code" set on in game...escrita errada dos japas...)
*Debug camera Mode: No 2 é a câmera normal (ou livre no pad 2 se CamVodeset0oninGame! estiver em 1) e a opção 1 é câmera livre em terceira pessoa durante as cutscenes.
(nota: pra mover câmera livre no controle dois: Analógico esquerdo movimenta pra frente e pra trás (com cima e baixo) e move pros lados(direita e esquerda). Pra controlar altura subir e descer segura R2 e use pra cima e pra baixo no analógico direito. Pra olhar pros lados (mover a câmera, angulo de visão, use o analógico direito)
*Status mode: Adiciona uma série de informações visuais na tela. Com opçõesd de 0(desligado) a 6(cada um um modo de visualização).
*Area bondary: No 1(ligado) mostra o limite do quadrante que você ou a câmera se encontra(0 = desligado).
*Area Bondary Poly: Opção 0 normal, opção 1 mais forte(se o area bondary estiver em 1).
*Display GPS marker: Mostra na tela riscos que demarcam a area de posição e movimentação de Wander.
*GPS Marker grid width: Tamanho das linhas do display GPS marker(opções de 0(desligado) a 10(mais forte).
*Performance Count: 3 opções de hud de controle de performance.
*Peak Graph: mostra(adiciona) gráfico na tela com informações relativas ao uso de CPU(pelo que entendi...)
*Memory Monitor: a mesma coisa da anterior, só que na questão memória(memory monitor 2 costuma dar crash sempre, diferente de 0,1 e 3).
*Memory Info Mode: tambem adiciona mais um grafico de informações na tela, com opções de 1 a 3
*Light Memory info: não funciona nas cutscenes e nem no game(mas não dá crash) talvez em um dos gráficos ativos na tela ele tenha uma influencia.
*Memory Dump: Mais um gráfico de memoria 1 ativa 0 desativa (nota: foi adicionado por Wisi, não é nativo do debug)
*Debug Print: Caixa de informações com duas frases: "Uma dizendo "Test...Here are some of the debug features of SotC Nico" e a outra(insistindo no clique) diz "Have fun!" (nota: foi adicionado por Wisi, não é nativo do debug)
*GetDisoTimer: Não funciona na intro(pode dar crash) mas in game mostra infos na tela.
*Fullscreeneffect: Muda a luz do game. 0 sem luz forte, 1 com luz(0 é melhor pra visualizar tudo, mas colocar no 1 é um fix a versão preview, já que ela tem a falha de estar com esse efeito desligado, diferente da versão final)
*Object Info: Informação do objeto.aparecem na tela com opções de 1 a 6.
*Boss Blood menu: Abre menu de sangue do boss(alterando esses valores eu fiz o sangue que jorra ao golpear os colossus ser muito mais forte e extenso)...
*ADFOM test: Acessa menu com todos os sons do game(pra ouvir basta escolher um arquivo e apertar circulo...X pra voltar o menu, caso queira escolher outra).
(nota:Por aqui é possivel ouvir as músicas não utilizadas no game, como por exemplo: 'Volcano', 'Anger', 'Fear se' e talvez Hope Horse...talvez eu esteja errado, não lembro bem).
*Map Tool: é um mapa em tempo real (estilo GPS)que acompanha o jogador ou a câmera(mas dá preferencia a câmera, caso na livre, logo é ótimo pra se achar no mapa).0 desabilita 1 habilita.
Notas: Pode ser usado para teleportar e verificar áreas piscando em vermelho e azul como arenas demarcadas no game. Fato curioso é ver que o quadrante E5 se comporta dessa maneira, mesmo não abrigando nenhum colossus. Em azul acredito que pisquem áreas com água ou subterrâneas(com exceção da arena de Phalanx #13). Pelo menu "secreto" do map tools é possível mover Wander em 3 posições em relação ao chão(uma abaixo, uma rente ao chão e outra acima dele). Em outra opção é possível sumonar Agro(mesmo do comando R2+X no controle 2). Algumas opções do menu "secreto" do map tool dão crash. Pelo menu do map tool tambem é possível tirar a textura do mapa e aumentar e diminuir o tamanho dos quadrantes que aparecem. Se usar o mouse pode mudar a posição e tamanho do hud do mapa e se clicar na parte laranja do hud do mapa ele vai minimizar.
Menu "secreto" extra map tools(lista de opções escritas em japonês(numeradas de cima pra baixo, contando apenas linhas escritas):
01-Não parece surtir efeito in game.
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02- Não parece surtir efeito in game.
03- Não parece surtir efeito in game.
04- Não parece surtir efeito in game. (nota: sei que uma dessas opções resultou em apagar o rastro do caminho percorrido no mapa, mas ainda vou descobrir qual foi a opção).
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05- Dá crash aparente, mas se esperar uns minutos o game vai voltar, não sei qual o efeito dessa opção...(nota: acredito que após isso o game demore mais a carregar o cenário... após isso o game tende a dar crash)
06- Não parece surtir efeito in game.
07- Não parece surtir efeito in game.
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08- Desativa ou reativa textura do mapa.
09- Diminui ou aumenta tamanho do mapa(duas opções).
10- Não parece surtir efeito in game.
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11- Teleporte pro quadrado selecionado no mapa.
12- Sumona agro(como o comando R2+X no pad 2).
13- Abre menu com areas de teleporte pre determinadas pelos criadores(sobras de trabalho em areas sem nada).
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14- Não parece alterar nada in game
15- Parece alterar algo pois carrega(da load) mas não tem efeito aparente.
*Path Tool: Marcadores de caminho, marcas são adicionadas no mapa de acordo com o quadrante que se encontra. O menu abre três opções que mostram triângulos e linhas demarcando caminhos(técnicos) uma das três opções é ligada ao Agro, as outras duas ainda não sei...
*Particle Tools: Ferramenta para testar particulas do game(como sangue, sombras, etc...é muito bacana!)
*Light Tool: Abre menu para alterar valores de luz(não vi efeito...)
*Global Light Tools: Mais infos de luz (mexer nos valores tende a dar crash, ou muitas vezes até mesmo apenas ao ativar)
*Game Light Tool: Mais infos de luz. Não vi surtir nenhum efeito in game.
*Fullscreen effect tool: Em 0 luz "do sol" desligada em 1 ligada (nota: os criadores deixaram a luz desligada no preview disc, diferente da versão final).
*Sword Effect Tool: Altera a luz da espada(funcionou pra mim alterar valores aleatoriamente...)
*Fog Colision Tool: Altera valores relativos a fog(neblina, fumaça, sei lá...) Tende a dar crash ao alterar
*Layer Debug Tool: Não dá crash, mas não ví função aparente.
*Gaze Tool: Adiciona uma esfera (de testes) na frente do templo (SoW) a alteração dos valores muda a posição da esfera.
*Editor's Work Tool:: Muda todos os valores de Wander, Agro, Lagartos, etc... A maioria não surtiu efeito pra mim(interesse especial em um mega jump) mas o amigo Magnom percebeu que alguns valores de Agro alteraram seu comportamento cavalgando. Nota: A opção Geek da crash.
*Stage Admin: Não tem efeito aparetnte in game e não dá crash...
*Area Admin Disp: Ativa mais infos na tela 0 desabilitado 1 habilitado.
*Freeze Boos Flag: Não tem efeito in game(pra mim) mesmo próximo ou em cima de um Colossus.
*YattsukesetplayerR1on: 0 grip normal 1 grip(agarre) automático(bom pra usar nos colossus pra "brincar" com o botão quadrado no controle 2!) Obviamente como é o R1 o personagem vai se agachar e andar devagar se ativado.
o mesmo vai valer pro quadrado(ao apertar quadrado o personagem vai manter travada a animação de ataque).
Extras:
Teleporte:
Como se teleportar pra qualquer lugar:
Opção 01(modo não oficial):
Para teleportar Wander para praticamente qualquer local(salvo cutscenes) ative a câmera livre(seja apertando start pra entrar no mapa e sair dele) ou seja entrando no menu e ativando a opção 'canVode set0 oningame' para 1.
Com o controle dois leve a câmera pro local que deseja teleportar o Wander(deixe sempre um pouco mais alto do que deseja).
Selecione a opção move object e mude pra 1(ligado)
Aperte circulo na opção Player to câmera duas vezes(em sequencia, liga, desliga).
E na opção 'CamVode set0 oningame!' volte pra zero.
Espere a área carregar e pronto. Pra ir pro chão desative a opção Move Object(pode fazer isso aos poucos caso esteja muito alto, alternando entre 1 e 0 ou 0 e 10)
Opção 02(modo oficial, acredito que como os criadores faziam):.
Basta abrir o map tool, levar o cursor até ele(direcional no pad dois ajuda), apertar o botão esquerdo do mouse(circulo) e levar até o ponto que quer teleportar(via mouse ou controles) e depois apertar o botão direito do mouse ou triangulo(no controle 1, segurando R1) para abrir um menu "secreto" de opções. Dessas opções conte as escritas em japonês de cima pra baixo e escolha a 11 opção com o botão esquerdo do mouse(ou circulo no controle 1). O personagem vai ser teleportado instantaneamente pro local em questão. Infelizmente por agora desse modo eu só consigo mover o personagem travado a câmera ou as funções da câmera. O personagem não volta a ficar livre exceto voltando o game pra um novo ou resetando o game.
Nota na 12 opção das em japonês do menu podemos escolher caminhos de teleporte pre marcados pelos criadores. Eles são claras sobras do seu trabalho por essas áreas. São Elas: F8, G3, I3, I4.
Voar em qualquer direção:
Para voar em qualquer direção após o processo do teleporte mantenha a função move object ativada e use o controle dois e suas funções de câmera para que o Wander voe junto da câmera pra qualquer lugar. ;D
Ao utilizar a câmera livre nas cutscenes iniciais(antes do start game) se você deixar a câmera parada em um determinado local que queira rever ou visualizar a partir do mesmo, deixe a câmera parada e deixe rolar toda a intro, não aperte nenhum botão... na tela da intro espere rolar o trailer... assista o trailer e quando a cena inicial recomeçar estará no mesmo ponto. Caso você aperte star(pule as cenas vai perder o controle da câmera, não dando opção se não resetar...).
Ao utilizar a câmera livre(mesmo a acessada por start) caso queira voltar ao normal é só colocar o cam mode no 0 e vai destravar.
Caso esteja acessando certas áreas e elas não aparecerem basta parar e esperar carregar(quanto mais perto do local em questão, melhor).
É possível explorar com as opções de câmera todas as cutscenes livremente!
Nota extra: Para chegar o mais próximo possível das infos na tela da imagem de Wander escalando Monkey(a imagem com as coordenadas) marque memory dump 1 e status mode 3(na verdade o map tool com o mapa minimizado parece bater mais que o memory dump 1). As infos ficam similares as da imagem de Monkey, mas com as infos a direita da tela(na imagem de Monkey essas infos estão na esquerda da tela).
Na imagem de Monkey pelas infos, alem da posição sabemos que as coordenadas estão travadas no Agro e não no Wander. Para ter o mesmo efeito nas infos reproduzidas na tela basta montar em Agro.
Nunca se esqueça de tomar notas sobre novas descobertas e crashs eventuais pra saber como evitar. ;D
Na minha opinião o teleporte somado ao mapa GPS quebram todas as barreiras do game. Agora todos podem explorar e chegar onde bem desejarem.
Um forte abraço e divirta-se!
Esse texto por agora está incompleto e receberá updates a medida que novas funções forem compreendidas e traduzidas -Tchollo Ventura (19-05-2018)
MPKAdventurer fez um vídeo tutorial mostrando a maioria das funções. Confira clicando aqui!
P.S.: Se você tem algo a acrescentar a esta lista de funções, deixe um comentário. ;D
UPDATE 2025:
Novas funções de atalho no debug menu(atualizado):
*L2 no controle 2+Cima no Direcional(D-pad) atalho para opção pausa(db root debug menu pause).*No debug menu ao se movimentar na lista de opções, segura R1para pular as opções da lista com cima e baixo no direcional(D-Pad), com isso você pode se mover mais rapido na lista de funções conforme necessita.
Tchollo Ventura: 'COMO USAR O DEBUG TOOL PARA MOVER OS COLOSSUS:
5: Selecione o colosso em: (Object Select = Boss).
6: Na opção de baixo: (Move Object obj 1-max), deixe em 1, na outra embaixo, segure R2 no controle 1 e coloque para a direita, assim deixando em 100.
7: Se o colosso começar a pular, isso pode ser um bug que talvez você não consiga tirar ele do chão. Se isso acontecer, basta ir na opção (ScriptCharObj), mudar de 60 para 59 e em seguida voltar para 60, assim corrigindo esse erro.
8: Com o controle 1, pressione L2+R2 para tirar o colosso do chão. Para mover o colosso pelo cenário, você precisa do controle 2. O analógico direito move a câmera e o analógico esquerdo move o colosso ao redor. Preste atenção nesse detalhe: Você precisa apertar Start no controle 2 para ativar e desativar a câmera livre alternadamente, permitindo se localizar melhor na hora de tirar o colosso da arena.Segurando botão R2 no controle dois assim como a câmera livre, movimenta o Colossus(ou objeto) pra cima e pra baixo(exatamente como controla a câmera).
9:Tem uma barreira que impede o Colossus de sair, tem que levantar ele até passar dessa altura, reposicionar a câmera e ir movimentando ele pra fora.Nota: câmera precisa ficar na arena ou próximo da arena(borda), se dair o game vai dar chrash), já o colossus pode ir mais longe.
10: Ao chegar no ponto que quer largar ele mude os números 1 pra 0. se ele atravessar o chão tente pegar o controle novamente se não a única opção é resetar. No caso um valor numérico na segunda casa(de valor inicial 1) deixa em algum valor que simula colisão e ele vai poder ficar "no ar".
12-Caso precise eu decida levar o Wander junto do Colossus antes de trabalhar com o Colossus, ative a opção de debug 'YattsukesetplayerR1on' para que Wander se agarre automaticamente, depois disso aperte L2+R2 com o controle 1 para que Wander teleporte pra cima do Colossus e se agarre sozinho.
2: Selecione o colosso em: (Object Select = Boss).
3: Na opção de baixo: (Move Object obj 1-max), deixe em 1, na outra embaixo, segure R2 no controle 1 e coloque para a direita, assim deixando em 100.
4: Se o colosso começar a pular, isso pode ser um bug que talvez você não consiga tirar ele do chão. Se isso acontecer, basta ir na opção (ScriptCharObj), mudar de 60 para 59 e em seguida voltar para 60, assim corrigindo esse erro.
5: Com o controle 1, pressione L2+R2 para tirar o colosso do chão. Para mover o colosso pelo cenário, você precisa do controle 2. O analógico direito move a câmera e o analógico esquerdo move o colosso ao redor. Preste atenção nesse detalhe: Você precisa apertar Start no controle 2 para ativar e desativar a câmera livre alternadamente, permitindo se localizar melhor na hora de tirar o colosso da arena.
6: Após tirar o colosso da arena e posicioná-lo longe da câmera, de preferência no limite do quadrante em que você está, você agora pode soltá-lo para que ele fique no chão e não afunde ou caia dentro da terra. Para soltar o colosso, basta ir na opção (FindAllCamCoordMoveObj) que está no começo do menu, segurar R2 no controle 1 e dar um toque para a esquerda no direcional digital, deixando em zero. Caso você não tenha deixado o colosso longe o suficiente, ele pode cair e atravessar o chão. Se isso acontecer, basta segurar R2 na mesma opção citada e colocar para a direita no controle 1, deixando em 100 novamente. Assim, você volta a segurar o colosso, podendo reposicioná-lo e deixá-lo mais longe da câmera, onde ele não vai cair.
7: Algo extremamente importante: Para o jogo não travar quando for usar a câmera livre novamente para chegar perto do colosso, você precisa fazer o seguinte: vá na opção no começo do menu chamada (Object Select) e mude de Boss para Player. Agora, vá até a opção logo abaixo chamada (Debug Camera Mode) e mude para 3, assim a câmera vai selecionar o Wander. Agora basta mover o Wander com o analógico esquerdo no controle 1, e ele começará a voar pelo cenário, permitindo que você chegue perto do colosso por uma breve distância. Se ficar muito tempo perto, o colosso vai sumir e voltar para sua arena, em vez de sumir e travar o jogo.
Samurai Games: 'COMO CONTROLAR OS ANIMAÇÕES E MOVIMENTOS DO COLOSSUS SELECIONADO.'
1: Abra o debug menu e vá em: CamMode set0 onlnGame! e deixe em 1.
X ele anda(ou x mais pra baixo ou frente no analógico esquerdo controle 1).
Quadrado ele ataca com clava
R1 ele da um passo pra traz.
Esquerda pad pisão pe esquerdo.
Direita pad pisão pé direito.
Esquerda e direita no analógico esquerdo gira o corpo.
Select mata o Colossus (pra abrir o debug novamente caso tenha fechado mas não quer matar o colossus, pause o game com start no controle um(tela do mapa) e ative o debug, despause e restaure os valores de camera que deseja ou utilizava.
Bom demais!
ResponderExcluirNão consigo controlar a debug camera! |E tenho dois controles configurados no PC!
ResponderExcluirótimo post.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão consigo Ativar a camera livre :(, helllp please
ResponderExcluirGrande post!! Tudo bem detalhado! Parabens!
ResponderExcluirnooooo descobri seu blog
ResponderExcluirhoje tenho esse jogo de tudo quanto é jeito... agora esse debug;;.... muito bom
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