- Aperte play para ouvir as músicas de Ico ou Shadow of the Colossus.

17.2.25

Ico Unity Build (versão final): Castle in the Mist.

A um certo tempo atrás Funkyboy o criador da fantástica build de Shadow of the Colossus em Unity3d chamada 'Shrine of Worship' terminou também a sua build de Ico. Isso foi em 2016 mas o projeto ficou em relativa obscuridade! Essa build se chama 'Castle in the Mist' e nela você pode explorar livremente todas as áreas do castelo de Ico por inteiro(seja andando ou voando).

 


Coincidência cósmica(ou não), a um tempo atrás eu estava contatando Funkyboy por email quando percebi que ele tinha criado um canal no Youtube. E foi vendo seus vídeos que descobri que ele tinha finalizado a build em 2016! Eu tive acesso ao inicio dessa build em 2014(ainda tenho o demo) e na mesma época fiz uma postagem divulgando no blog e desde então, várias pessoas me perguntaram(de tempos em tempos) quando a build sairia(completa) e até então, o que se sabia é que o projeto havia sido abandonado. No demo inacabado de 2014 tínhamos uma boa ideia do quão bom poderia ser o novo game de Funkyboy e hoje é com muito prazer que posso dizer: ESSA BUILD É FANTÁSTICA como uma ferramenta de exploração livre do castelo!

O modelo é igual ao do castelo original mas com algumas adições estéticas. Fora isso algumas passagens e conexões foram adicionadas para interligar as localidades do castelo de maneira direta(na versão original do modelo 3D o castelo não carrega organizado, na verdade ele carrega os modelos(locais) meio que embaralhados).

Imagem acima mostra a bagunça que é visualizar os arquivos originais 3D quando extraídos do game Ico. Foi isso tudo que Funkyboy organizou e transformou no Ico UB: 'Castle in the Mist".

 

E aqui podemos ver o resultado final da organização de Funkyboy(modelo completo, ainda sem texturas)

As conexões adicionais foram necessárias pra tornar o castelo explorável(sem loading), afinal o game original carrega as partes conforme necessário e já a build do Funkyboy carrega tudo junto.  

Update: Clique aqui para ver quais são os locais adicionados na build.

As diferenças em passagens e locais nos da uma ideia de como seria o game(e seus modelos 3D) sem os seus retoques finais(como por exemplo adicionar estatuas na frente de passagens para área de carregamento ou bloqueio). Nota: explorando a build você vai perceber inúmeras passagens que não temos no game original por conta desses bloqueios e telas de carregamento.

Com essa build fica bem simples poder ver todas as conexões entre as áreas do castelo, auxiliando numa melhor compreensão da complexidade e beleza geral das estruturas criadas pela genial equipe de Ueda(Team Ico). Além disso é super divertido encontrar e admirar as partes que não temos acesso no castelo original(como por exemplo um "jardim secreto" acima da sala da rainha ou um píer próximo ao altar que coletamos a espada da rainha, além de alguns outros!)

segue abaixo algumas palavras de Funkyboy sobre a sua criação:

"Recriei todo o castelo do famoso jogo PS2 'Ico' com Unity 4. Este projeto pessoal começou em 2014 e evoluiu ainda mais em 2016. Extraí texturas originais e recursos 3D do DVD do PS2 e conectei todas as diferentes áreas para reconstruir o castelo onde a história se passa. Meu principal objetivo era recriar materiais e iluminação, reproduzir o clima e explorar o ambiente que conheci no jogo com uma nova perspectiva(...)".
 
 
Para maiores informações técnicas sobre a build clique nesse link e veja o fórum de discussão da criação de Funkyboy.

Nota: Ao abrir o game você vai perceber que nem todo o castelo está texturizado. Funkyboy só colocou texturas de alta qualidade em algumas áreas. Mas pra adicionar texturas automáticas a todo o resto do castelo pressione a tecla  'K'.

 

Segue a baixo a lista de comandos:

 

Ctrl: agachar
shift: correr
espaço: pular

clique esquerdo: zoom
clique com o botão direito: alternar Walk/Fly

1: pós-efeito
2: adiciona outra correção de cor
3-4-5: intensidade de bloom
6-7-8: saturação
9: gaivota

end: desbloqueia o cursor
echap: sai da tela cheia e/ou sai do aplicativo (Alt+f4 fecha. Alt+enter tela cheia on off)

m: câmera animada
k: por padrão, existem texturas aplicadas apenas em 10 áreas, aquelas que foram limpas/otimizadas/Uv2 e texturizadas corretamente.
- pressionando K: coloca texturas nas outras 20 áreas (modelo ainda não otimizado / texturização automática feia)
- pressionando K: tudo branco
- pressionando K: volta para 10 áreas texturizadas
l: mude o ladrilho para pedras de 1 para 0,5

Clique aqui para baixar a build final de Ico UB: 'Castle in the Mist'.

 

E clique aqui ter acesso a build de SotC UB: 'Shrine of Worship'.

 

 OBRIGADO FUNKYBOY PELA CRIAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DESSA BUILD FANTÁSTICA!!!

Obrigado também Samurai Jogos pela divulgação do projeto em sua live(link aqui)!

É isso pessoal, eu espero que curtam(assim como eu curti demais)poder explorar o castelo de Ico dessa forma! Boa exploração!
-Tchollo Ventura

Um comentário:

  1. Caramba,legal demais ele fazer isso e com certeza com muita dedicação,pois deve ter sido bastante trabalhoso organizar tudo isso! Trabalho de fã mesmo! Parabéns Funkyboy! Valeu Tchollo Ventura,mais uma grande matéria sobre o mundo Ueda!

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