9.2.25

Teoria: A ligação entre todos os games de Ueda?

A base da minha teoria: Queen(parte feminina) Dormin(partes unificadas) e Mestre(parte masculina).

---

Antes de ler essa teoria leve em consideração esses detalhes no mínimo "interessantes"(e na minha opinião relevantes):

*Ueda disse que imagina que seus games se passam no mesmo mundo, mas com milênios de distância temporal.

*Ueda mudou SotC de uma sequência para uma prequela de Ico(alterando a história da intro e final).

 *Antes da mudança, Emon jogava um chifre no pool no lugar da espada e isso implicaria em Wander não ser o primeiro bebê com chifres.

*Ueda disse que o final de Ico é um sonho. 

*O final de Ico (a praia) é o único ponto do game que Ico não grita(ou grita mas sua voz não pode ser ouvida)... 

*A rainha só aparece em duas cenas de todo o  game: Quando chegamos (pela primeira vez)na porta principal do castelo e quando chegamos na cena final para enfrenta-la. Sabemos também que excluíram uma cena em que ela se apresentaria no inicio do game(na mesma sala dos sarcófagos). Eu me pergunto como seria essa cena, como a rainha se apresentava e que isso mudaria na lore que conhecemos.

*Em Ico a rainha disse a Ico que Yorda iria "servir de vaso para sua alma" e perto do final diz "já é tarde demais, quando Yorda acordar não será mais a mesma".

*Em SotC Dormin disse no início "fui aprisionado por milênios".

*E no final Lord Emon disse "ele foi ressuscitado! E que Wander(?) "Talvez um dia possa compensar pelo mal que fez".

*No final alternativo descartado de SotC temos a confirmação de que Wander e Mono acordaram com as entidades dentro de si. Wander se torna Dormin(sem virar bebê, afinal é visto adulto e com chifres) e mono já acorda envolta em luz e com poderes(que assustam Lord Emon e seus cavaleiros). Nesse final alternativo(descartado) quando Emon derruba a ponte e sela as terras proibidas, poderíamos ver Wander(adulto e com chifres) e Mono lado a lado do outro lado da ponte(na entrada superior pro templo SoW) observando Emon deixar as terras proibidas(após o selamento das mesmas). 

*Em SotC somos levados a acreditar que Wander é o primeiro da linhagem com chifres, mas os chifres já estavam presentes no game: Teríamos o chifre excluído que Emon joga no lugar da espada(no pool) e além disso, temos a mascara de Emon que é o que parece ser uma entidade com chifres cortados. Eu acredito que essa máscara representa Dormin.

*Em Ico a mesma imagem dessa máscara(ou similar) pode ser vista(com chifres) nas estátuas que selam a entrada para cada localidade. Vale ressaltar que essas estátuas não abrem com a Yorda sózinha ou o Ico sozinho. Para que elas abram, ambos têm de estar juntos e de mãos dadas(como se a união dos dois ou a chegada de Ico fosse "esperada").

*No inicio de Ico temos uma estatua que parece representar Wander ou Dormin. 

*Os únicos personagens com bandagem na cabeça são Ico e Lord Emon.

*Pinturas, religiões, folclores e fábulas clássicas são as principais influencias artísticas das obras de Ueda.

*Durante os estágios iniciais Yorda tinha chifres e Ico não.

*Os únicos personagens até hoje apresentados com tatuagens foram: Yorda(versão beta PSX), Queen(versão beta) e o menino em TLG.


   
Queen arte conceitual: ainda com tatuagens, assim como era Yorda no proto PSX e o garoto em TLG.

---

Agora vamos as explicações gerais:

Sim, eu sei que esse post soa meio maluco(afinal demorei anos pra chegar nessa espécie de "teoria") mas to querendo saber opiniões sobre isso(além de compartilhar com a comunidade). Mas o ponto é: Eu estou achando que Ico e The Last Guardian se passam depois de Shadow of the Colossus e na sequência vem Project: Robot. Eu tenho repensado a história(partindo de outras abordagens não "convencionais") e me parece que em SotC o Dormin(aprisionado "completo" por milênios, tinha duas partes, masculina e feminina) foi libertado na forma de Wander e mono(duas partes separadas) depois disso não sabemos o que aconteceu com eles...

Na sequência se passaram(pelo menos) mais um milênio e finalmente em Ico a rainha(parte feminina de Dormin) esta tentando reunir a essência masculina de Dormin(por isso ela quer os meninos com chifres). Depois, mais (pelo menos) um milênio depois em TLG, o Mestre do Vale tenta reunir a parte feminina buscando as crianças tatuadas(bem como a Yorda era no psx). Sendo assim, em Ico a rainha quer os meninos com chifres e em tlg o Mestre do Vale quer as crianças tatuadas. 

Os cavaleiros de Emon e Wander tem o mesmo estilo de vestimentas.

Dito isso, pra mim o que aconteceu foi assim: O xamã e outros(ligados ao símbolo(mascara) de Dormin sem chifres) são os guardiões de selos(luz) que protegem o mundo de formas sombrias(sombras) ou tentam manter as duas partes(luz e sombras) separadas mantendo um "equilíbrio" natural entre essas forças. Wander com certeza fazia parte do "grupo" de Lord Emon, afinal ele e os cavaleiros usam as mesmas vestimentas e tem conhecimento sobre os itens mágicos e o local das terras proibidas.

Wander roubou a espada, os símbolos(sagrados) e levou Mono para as terras proibidas(como sabemos, a fim de ressuscitá-la a "qualquer preço"). No final do game Emon sela as terras proibidas mas não consegue impedir a ressurreição de Dormin(Emon gritou: "Ele foi ressuscitado!"). Supostamente Wander virou o primeiro bebê da linhagem com chifres(que porta um pedaço da essência de Dormin). Já Mono se tornou a parte feminina de Dormin encarnada. Emon falou que não conseguiriam sair das terras proibidas e que talvez um dia (Wander)'possa compensar pelo mal que causou'.

Um milênio depois(ou mais) temos Ico sendo levado para ser sacrificado (pelo bem do vilarejo). Ele e todas as crianças que nascem com chifres(parte masculina de Dormin) são "levadas" a rainha(parte feminina de Dormin). Essa parte feminina busca se juntar com a parte masculina(novamente).

Ico lado a lado com a estátua misteriosa: Seria Wander ou Dormin? E que imagem ficaria no lugar em que Ico está?

Outro ponto curioso é que no inicio de Ico temos uma ponte que se quebra quando passamos. Nela tem uma estátua com chifres(usando a túnica sagrada) que (quase) todo fã pondera a possibilidade de ser o Wander. Mas e se na verdade a estátua for Dormin? Se for o Dormin(seja encarnado no Wander ou não) é curioso notar que bem ao lado dessa estátua possivelmente teria outra(no pilar adjacente), eu imagino que ali (talvez)seria a estátua da rainha e com isso, seriam Wander e Mono depois da ressurreição de Dormin, dividido nos dois...

 

 Queen ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento do game.

As estátuas que selam a entrada para cada localidade(e tem uma mascara com chifres) não abrem com a Yorda sozinha ou o Ico sozinho. Para que elas abram, ambos têm de estar juntos e de mãos dadas. Pra mim, isso soa como se a união de Ico(parte sombria) e Yorda(parte Luz) já fossem esperadas. Sendo assim me parece que a profecia dos sacrifícios visava que um dia uma espécie de "escolhido" surgiria para reunificar Dormin. Ico seria esse tal "escolhido". A rainha parece antever e permitir que Ico chegue até o final de sua jornada(reveja a história tendo isso em mente).

 
A estátua que sela as passagens e só abre com Ico+Yorda(ou a espada da rainha).

Observando essas estatuas que abrem passagem para Ico e Yorda e eu penso serem a imagem de Dormin, no meio dessas estatuas temos a figura desse ser com uma criança com chifres dentro de sí(no que seria a barriga). As crianças na estátua parecem representar uma parte de Dormin ou que Dormin consome essas crianças(ou as duas coisas juntas). Se parar pra pensar, é provável que todas as crianças que foram "sacrificadas" por terem nascido com um pedaço de Dormin(nasceram com chifres), se tornaram as sombras que perseguem e tentam capturar Yorda. Eu entendo que parece não fazer muito sentido o fato de que os supostos vilões estejam dificultando(ou tentando impedir) as coisas para a dupla de heróis(caso já tenha sido esperada a chegada de um herói pra cumprir uma profecia). Mas temos que lembrar também que não sabemos ao certo quais são as motivações das sombras.

Ico no final da praia: Seria isso só um sonho?

No final de Ico a rainha provavelmente conseguiu o que queria, pois sua alma agora ficou no corpo de Yorda e a parte masculina em Ico. Novamente ambos estão juntos e (de novo)não sabemos o que aconteceu depois disso. Antes de Ico confrontar a rainha ela diz "é tarde demais" quando Yorda acordar ela não vai ser "a mesma" e depois do confronto ela diz que "Yorda não pode escapar do castelo mesmo que tire você(Ico)tire minha vida". Na sequência Yorda toda sombria coloca o Ico no barco e vemos o final.

Ueda disse que um dos finais é um sonho: Especificamente o da melancia. Mas não confirmou o mesmo para o final original. E nesse final(normal) vemos que quando a Yorda acorda ela olha pro Ico com uma cara "poker face" e dali não sabemos o que aconteceu...Exatamente igual o que aconteceu no final de SotC(tudo fica "em aberto"). Vale ressaltar(lembrar) que em SotC Emon disse que eles não poderiam sair das terras proibidas e em Ico a rainha disse que Yorda não poderia sair do Castelo... 

Yorda acordando sem nenhuma expressão. Nem alegria, nem dor, nem confusão.

...ainda sobre o final ser um sonho ou não, devemos lembrar que o final da melancia acontece "dentro do final normal", ou seja, eu acredito que se um é um sonho(o da melancia), nada impede de o outro(final normal) também ser. Como citado no inicio do texto é curioso notar a cena da praia é o único ponto do game que Ico não grita(ou a sua voz não pode ser ouvida). Mesmo antes de Ico se encontrar com Yorda ele já pode gritar e durante todo o game(mesmo sem a companhia de Yorda) ele pode gritar. Não sei pra vocês, mas Ueda é detalhista e eu não acho que isso seja uma falha(tirar o grito da ultima cena), mas sim algo que remete diretamente a o que experimentamos em sonhos, como por exemplo gritar e não ter voz ou correr e não sair do lugar.

 O misterioso Mestre do Vale e seus padrões geométricos iguais aos que vemos nas "túnicas sagradas" de Ico, Wander e Lord Emon.

Já em TLG eu confesso que as coisas são um pouco mais confusas pra mim(ainda não considero que tenha entendido tudo). Mas nessa história(também pelo menos um milênio depois), o Mestre do Vale(essência masculina de Dormin) busca encontrar(e reunir ou libertar) a parte feminina nas crianças com tatuagens. Como sabemos, o menino principal de TLG se parece com Yorda(por ser mto branco e com uma aura mágica). Na ideia de Ico(original PSX) Yorda tinha tatuagens como o menino em TLG e no final alternativo excluído de SotC Mono acorda toda tatuada(e com poderes).

As tatuagens de Yorda em Ico(PSX)

Dito isso, pra mim parece que o Mestre do vale(sombras) buscava "encontrar" a sua outra metade(parte feminina). Exatamente o mesmo que a rainha(em Ico) mas ao contrário(ela buscava completar a parte masculina). Se levarmos tudo isso em conta, os games são sobre um amor impossível de duas partes opostas(luz e sombras, feminino e masculino, "bela e fera", etc), que quando juntas, digamos que "algo que não deveria, acontece". Eles vivem a plenitude desse amor por um breve momento, mas esse amor é proibido(naturalmente) e por isso, devem ser separados novamente para manter o "equilíbrio"(entre luz e sombras).

 
O conceito de Ueda para suas histórias se baseia em uma estrutura similar a de fábulas e folclores.

Mas porque as sombras tentam "impedir os heróis?  Se imaginarmos algo numa linha de fábula, os desafios precisam ser superados para que uma espécie de profecia se cumpra. Ico atendendo a esses requisitos, pode chegar até o fim de sua jornada, destruindo o Castelo que mantinha a Rainha contida e de certa forma reunificando Dormin, pois Ico tem a essência da parte "masculina" e Yorda acorda com a essência da rainha(parte "feminina").
Essa linha de fabulas ou contos folclóricos precisa dos desafios, pois atente o que é estabelecido como a jornada do herói(momomito). Sem esses elementos(desafios), não existe uma aventura cativante.

Ueda tem como maior base para suas obras a influência artística de pinturas, fábulas, folclores, mitos e religiosidade. E esses tipos de obras(que o influenciam) precisam ser um tanto quanto vagas e desconexas, dando espaço para as interpretações pessoais de cada um que entra em contato com as mesmas e é por esse motivo que boa parte das coisas no "Universo Ueda" não se conectam perfeitamente. Dito isso, o mesmo se aplica a minha teoria. Nada aqui é fato, mas sim uma interpretação. No caso, a minha interpretação. Como eu sou muito fã do livro 1984, não consigo deixar de sempre duvidar do que é apresentado como verdade em uma história e por isso gosto de pensar nas coisas por uma outra perspectiva.

Trico e o menino e os dois mistérios que perduram: Qual o sexo de Trico e porque o menino é todo tatuado?

Me parece correto afirmar que um dos temas centrais das obras de Ueda é um amor impossível, seja Ico com Yorda, Wander e Mono ou o menino e Trico. No caso de Trico eu acredito que Trico seja fêmea, pois uma das inspirações de Ueda, como já afirmado antes são folclores, mitos e contos clássicos. E um dos mais famosos contos mitológicos é o clássico a donzela cisne(e na minha opinião o final the TLG parece ter certas semelhanças com essa obra). 

Os guardiões (ou xamãs) são os guardiões da luz e as sombras(óbvio) que são guardiões das sombras. Em SotC os guardiões(Emon e seus cavaleiros) tentam impedir a profecia de "libertação" e unificação de Dormin, já em Ico os Guardiões tentam entregar os meninos nascidos com chifre, pois o vilarejo corre risco se não entregarem. O soldado colocando Ico no "sarcófago" diz "não fique bravo conosco, isso é pelo bem da vila"...Já em TLG os soldados(sombras) tentam impedir que o menino interrompa a entrega de crianças tatuadas ao Mestre do vale.

Eu acredito que se em SotC fomos meio que "enganados" no final e em Ico aconteceu o mesmo, em TLG é (muito)provável que Ueda tenha tido a mesma intenção. Se Ico interrompeu o ciclo que mantinha a parte masculina separada, em TLG talvez (sem querer) o menino tenha feito o mesmo(libertando a parte masculina de Dormin). No final de ambos os games uma parte de Dormin que era mantida "controlada" foi libertada(Rainha e Mestre do Vale). Em Sotc as duas partes foram libertadas(masculina e feminina), em Ico a rainha(parte feminina) foi libertada e em TLG o Mestre do vale(parte masculina). Com isso, quem sabe em Project Robot o que vamos ver seja algo que reforce esse ciclo e padrão mais uma vez. 

Um bom resumo geral da teoria é o símbolo yin yang:

"Yin e Yang são conceitos da filosofia chinesa que representam o equilíbrio entre as forças opostas e complementares do universo. O símbolo do Yin-Yang é uma imagem que ilustra a dualidade e a polaridade dessas forças. O Yin representa o princípio feminino, a escuridão, a passividade, a absorção e a noite. O Yang representa o princípio masculino, a luz, a atividade, a penetração e o dia. A filosofia chinesa diz que o equilíbrio entre o Yin e o Yang é necessário para manter a saúde do corpo e da mente. O Yin e o Yang são princípios dinâmicos que se complementam e se contrapõem. A teoria do Yin e do Yang é um princípio de polaridade que explica a geração do universo".

Isso conclui a explicação da "base" geral da minha teoria sobre como os games se conectam.

As inspirações bíblicas para o game Shadow of the Colossus e o padrão nos titulos:

Uma das inspirações para Ueda foi a Gênesis, onde tudo era sombras, surge a luz. E a inspiração para o Shrine of Worship foi a torre de babel. E a torre de Babel em sí na história bíblica foi criada por Nimrod.

 

Fiat Lux, figura para a criação da luz do século XVII 'O Macrocosmo' 1617, Robert Fludd
Imagem encontrada nos dados de Shadow of the Colossus. O tema luz e sombras, criação e destruição foi uma das inspirações secretas de Ueda para suas obras. 
 
 
"(...)Dormin é "Nimrod" ao contrário, o que se refere ao rei bíblico Nimrod, que se dizia ser o criador da falsa adoração. Além disso, Nimrod recebeu o crédito pela criação da Torre de Babel, uma torre que conduziu os mortais ao território proibido, o território de Deus. A morte do rei Nimrod resultou em seu corpo sendo cortado em vários pedaços e disperso, semelhante a partes da alma de Dormin mantidas dentro dos colossos.

Conforme contado no livro de arte World of Fumito Ueda, um nome proposto anteriormente para o jogo era "Nimrod and the Colossus". O nome foi alterado quando os desenvolvedores informaram a Sony Computer Entertainment of America (agora Sony Interactive Entertainment LCC) sobre o título. A Sony apontou que a palavra ‘Nimrod’ era um termo depreciativo, então eles substituíram ‘Nimrod’ pelo nome do personagem principal ‘Wanda’, e ‘Wanda and the Colossus’ foi decidido como o título oficial.

Diante disso, é altamente provável que ‘Nimrod’ também fosse o antigo nome de Dormin em desenvolvimento, antes de ser alterado pelo mesmo motivo do título do jogo"(...). 
Fonte:  Team Ico Wiki.

Sabendo disso temos um padrão nos títulos de Ueda, onde ele sempre destaca como figura central da historia personagens com chifres, afinal foram: Ico, Toriko(o devorador de homens no titulo original japonês) e Wander & the Colossus(ou Dormin & the Colossus se levarmos em conta a mudança de titulo descrita no paragrafo acima). Sabendo disso Dormin(ou Nimrod) é figura central de todos os games(representado pelos chifres).

Imagem misteriosa divulgada pela Gen Design: Quem é a garota? E quem ou o que é a criatura?

 

Mas e o Project Robot?

No mais, pelas imagens divulgadas de Project Robot, estou achando que o game pode mostrar duas eras diferentes: Numa temos o que aconteceu depois que Yorda e Wander libertaram Dormin e ficaram nas terras proibidas e na outra o que aconteceu com Mono e Ico depois de "se libertarem") e só depois disso, vamos pra cena atual do game(Robot), onde algo muito ruim aconteceu, resultando naquela onda de energia negra que aparece varrendo tudo no trailer(eu acho que isso é o resultado do "amor impossível"... a reunião(ou fusão) de luz e sombras geram algo negativo pro mundo por interromper uma ordem e ciclo "natural". No livro Ico: Castle in the Myst(que não foi escrito por Ueda, mas aprovado pelo mesmo) se as crianças com chifres não forem levadas para o Castelo correm o risco de que uma grande onda varra tudo transformando todos em pedra(como vemos acontecer com Ico quando as sombras capturam Yorda). As sombras varrendo tudo em Project: Robot parecem ser o resultado de um desequilíbrio entres luz e sombras(algo de muito ruim deve ter se passado antes do que vemos na cena). Será que eu estou errado ou será que estou perto de algo que faz algum sentido? Não sei, mas fica aqui uma lembrança do que pensei antes de sair Project Robot.
 
O misterioso Project: Robot.
 

Qual a verdadeira timeline?

Obviamente muitos vão dizer que a timeline não é assim (mas de outra forma que imaginam) e eu entendo e concordo(que pode ser), afinal, vivo colocando tudo fora de ordem(e reimaginando a história) pra ver se faz mais sentido. Eu já imaginei essa timeline de tudo que é forma possível. E ainda acho que as que fazem mais sentido são na seguinte ordem:

SotC > Ico > TLG > PR

Ou quem sabe: SotC > TLG > Ico > PR

Ou até mesmo: TLG > SotC > Ico > PR


A primeira opção das três acima chama mais atenção pelo seguinte: Se TLG for antes de PR, provavelmente teriam chances de o personagem principal de Robot ter uma conexão com o menino depois de crescido(que aparece no final de TLG). Vale lembrar que uma parte confusa de tudo é que os games sempre tem no título o seu personagem principal: Ico(é o Ico), Wander & the Colossus(Wander) e em TLG fica a dúvida entre quem é realmente o chamado "guardião"(se levarmos em conta o título ocidental). Alguns acham que o guardião é o menino(e o que ele se tornou depois do game) ou ele é o próprio Mestre do vale. Mas isso é um completo mistério. Além disso, algumas pessoas acham que o menino depois do final de TLG venha a se tornar o Lord Emon. Eu não descarto essa possibilidade, afinal não sabemos ao certo como funciona a timeline(ordem correta) e quanto tempo se passou entre os games. Ainda sobre Lord Emon ele se apresenta no final como alguém que usa bandagens na cabeça e como sabemos, outro personagem que usa essas bandagens é o Ico. Infelizmente (ainda)não sabemos o que Ueda quis apontar com esse "detalhe".

Considerações finais:

Enfim, isso é tudo. Desculpe se não consegui ser totalmente claro(ou se compliquei demais). Ao meu ver as informações são muito volumosas pra ordenar de uma maneira mais simples. No mais, comente em baixo com a sua opinião ou teoria(eu leio todas, mas infelizmente não costumo responder muitas pois o sistema do blogger é bem ruim, desculpe por isso!). Eu agradeço de coração a todos que deixaram comentários! Todos foram sempre muito construtivos e interessantes.
-Tchollo Ventura

 P.S.: Um agradecimento especial a BgamesBRASIL, Samurai Jogos, Valus Colossal e MPKAdventurer suas dicas e reviews foram muito importantes para me dar confiança de postar! Obrigado caros amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário