30.7.22

Extra leak: Novos materiais beta de SotC.

Novos materiais beta de SotC.

Como todos já devem saber, a um tempo atrás ocorreu o maior vazamento de informações sobre a fase beta de SotC(Nico). Essas informações foram obtidas através de um ex-funcionário do Team Ico via conversas privadas com alguns membros da comunidade de fãs de SotC. 

Agora nós sabemos de onde partiu todo esse vazamento(e quem foi responsável por isso):

A equipe Team Stage 0 (um pequeno grupo de pelo menos umas 5 pessoas) conseguiu uma entrevista com Hitoshi Niwa(que trabalhou na produção do game Shadow of the Colossus). Niwa compartilhou muitas informações com eles e isso resultou no "polêmico" vazamento. Niwa pediu ao TS0 para manter essas informações confidenciais(para evitar retaliações legais). No entanto, um deles escorregou... Um usuário chamado Lordunconfirmed compartilhou essas informações fora do Team Stage 0 com outro usuário no discord chamado Mewoandstuff.

Ou seja: Lordunconfirmed foi o vazador original. Meowandstuff então compartilhou esses vazamentos com um pequeno grupo de pessoas dentro de seu servidor do Discord. Existem prints e imagens dessas conversas entre os dois que provam que foi assim que tudo ocorreu(eu recebi esses prints mas não acho necessário publica-los).

Muitos fãs da comunidade de SotC consideram que esse vazamento foi algo ruim, por ter sido feito de uma maneira que expos esse ex-funcionário a uma possível retaliação jurídica por parte da Sony(e outros associados). Alem disso, muitos pensam que se o mesmo não acontecesse, mais tarde, quem sabe Niwa pudesse liberar algo mais importante pro grupo, como por exemplo algum demo jogável ou algo do tipo. 

Honestamente, eu creio que o vazamento em si foi algo bom, pois com tudo que foi apresentado, nós finalmente temos informações concretas sobre uma série de perguntas, até então sem nenhuma resposta(e que quem sabe, sem o vazamento, nunca teriam resolução), como por exemplo: Onde cada colossus excluído vivia,  quais locais foram alterados, o nome oficial de cada um dos colossus excluídos e muito, muito mais. Se Niwa deve ou não sofrer as consequências legais por ter escolhido falar(mesmo sob um contrato de sigilo comercial), ai já é outra questão que não cabe a nós decidir... Eu desejo sorte a ele e que nada de ruim lhe aconteça. Afinal já são muitos anos desde o lançamento do game. Todo esse segredo comercial relativo a materiais beta, é algo que na minha opinião é um tiro no próprio pé. Imaginem o quão grande o game seria(muito maior do que já é) se os produtores atendessem os pedidos de seus fãs, ou pelo menos respeitassem as curiosidades que todos desejamos saber. O Team Ico e a Sony tiveram a chance de atender a esses pedidos quando lançaram o remake. O fato de não terem entregado praticamente nada a mais(além de belos gráficos), pra mim serve de prova que eles não merecem toda a aura mistica que os fãs criaram em torno de suas obras. Essa é a minha opinião. 

Em fim, chega de enrolação, vamos a novas imagens (alguns extras)que tambem surgiram desse tão polemico "vazamento".

(lembre-se de clicar na imagem que desejar ver ampliada!)

Começamos primeiramente com a imagem do rascunho da arena de Spider:



Na sequencia podemos ver a mesma de cima no mapa beta do game. Esse é o mesmo local onde fica a arena de Basaram:

Abaixo, uma imagem que mostra Wander próximo ao que parecem ser as estruturas da arena de Minotaur A:


Aqui, a mesma um pouco melhorada com o uso de I.A(pra tornar a mesma menos "pixelada"):



Nesta vemos as pedras de Sirius(Stonehenge) quando ele ainda habitava E8:


Aqui a mesma um pouco melhorada com o uso de I.A:


Esta imagem mostra uma arena beta:


Aqui a mesma melhorada com .I.A:



Abaixo podemos conferir a imagem enviada por Douglas B. que confirma que essa é a arena de Cenobia(#14):


The Bull:

Essas duas abaixo são bem interessantes. Nessas imagens nós temos um touro ou búfalo que supostamente seria uma montaria alternativa para Wander. Supostamente essa ideia foi abandonada nos estágios iniciais de desenvolvimento de Nico:


Outra imagem do mesmo touro, ou búfalo em close:

Nota: as duas imagens acima são frames de um vídeo bem curto(de alguns segundos) que mostra essa montaria caminhando. Clique aqui para assistir.

Update: Algumas pessoas acham que esse vídeo do Touro é falso. Eu creio que isso realmente não seja algo impossível mediante como o vazamento ocorreu(e por quantas mãos ele "passou"). Mas até que se prove o contrario vou considerar que esse arquivo é real sim, afinal, ele chegou até a mim junto com todos os outros que vazaram. Além disso, na suposta entrevista com Niwa, ele chega a citar esse touro como algo que idealizou mas que foi descartado logo de inicio. Se essa entrevista é real ou não, cabe a você decidir...

----

De extra, nos temos o seguinte:


Nesse documento abaixo, temos algumas imagens bem pequenas que tambem apresentam cenas curiosas:

Separando essas imagens nós temos o seguinte:
Spider F1, Bird G5, Griffin I4, I2 Hydrus, E5 Phalanx.

(Update: Aparentemente esse seria um mapa muito diferente dos outros que temos disponíveis. Ao que tudo indica Gaius nesse estágio teria o dobro de seu tamanho na versão final e nós o enfrentaríamos montados em Agro). Parece que existem dois colossus ao mesmo tempo nesta imagem(vale lembrar que essa ideia chegou a ser testada no inicio da criação do game, só não sabemos exatamente com que colossus)...É curioso notar também Spider em F1. Seria essa a localidade original de Spider antes de habitar a arena de Basaram(Turtle)? Outra questão que fica é quando a floresta de E5 foi criada e de onde ela "saiu"... E o Griffin? aparentemente ele deu lugar a Phoenix ainda nos estágios iniciais.)

Agora vamos ver elas ampliadas e melhoradas via I.A.:
Spider

Avion

Griffin (i4)

Basaram Arena?

Gaius?

i2 Proximidade do the Dam

Phalanx arena ainda em E5

Como obtive um bom resultado com esse programa que melhora a imagem, tentei o mesmo com a seguinte:


Primeiramente vamos dar foco em duas. A segunda e a quarta:

Na segunda nós temos o Malus beta(Evis):

Nessa fase ele se encontra exatamente como nos rascunhos de sua versão beta:


E aqui(na quarta imagem) a torre onde residia o colossus o Roc(onde atualmente é a arena de Barba):

Todas as imagens em ordem retratam mais ou menos isso:

Imagens 1, 2 ,3 ,4 e 5

#1

#2

#3

#4

#5
-------------

Por fim, vamos conferir outras duas antigas, que na minha opinião tambem ficaram muito boas:


Spider(imagem extraída da revista japonesa Famitsu):

Phoenix(imagem extraída da rara revista francesa Chronic):

Isso é tudo por hoje!

8 comentários:

  1. Particularmente, acredito que os vazamentos tenham sido algo negativo meramente pela circunstância na qual ele ocorreu, acho que divulgar isso tudo, sabendo do pedido da fonte, e sabendo das potenciais consequências que ela sofreria, foi uma ação muito imatura, especialmente agora que se sabe quem a fonte é. É um verdadeiro deleite para os olhos poder vislumbrar essas novas imagens, mas seria muito melhor se a situação fosse diferente e se essas imagens viessem de um modo que não violasse a confiança da fonte. Queria que as coisas fossem diferentes, e preferiria não ter nenhum vazamento se isso prejudicasse alguém, mas tirando isso, estou feliz de ter tido essas imagens

    ResponderExcluir
  2. Where did you find these extra leaks

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentário acima, acho que o vazamento foi prejudicial para muitos, tanto para a comunidade que não obteve todo o conteúdo, como também o desenvolvedor que colocou sua cabeça a prêmio. Contudo, não negou que essas informações são incríveis

    ResponderExcluir
  4. Why did you wait until now to release these

    ResponderExcluir
  5. Fala Tchollo, Primeiramente bem legal ver você na ativa aí trazendo notícias sobre SotC para comunidade brasileira desde os dias de hoje. No entanto, Eu queria saber quem exatamente te passou essas informações?
    Por acaso foi alguém próximo ao MeowandStuff...? dependendo de quem foi pode dar pra analisar se as imagens em si são fakes ou não, Muitas delas são bem questionáveis e saber quem foi a pessoa que deu todas essas informações seria de grande ajuda. Abraço Tchollo

    ResponderExcluir
  6. "O Team Ico e a Sony tiveram a chance de atender a esses pedidos quando lançaram o remake". Na verdade, o remake foi feito pela Bluepoint Games (que nunca fez um jogo até hoje, só remaster e remake 1:1) imagina a desgraça que ia sair.

    ResponderExcluir
  7. CARA!!! Que vontade de gritar de tanta felicidade ao ver isso. Interessante a idéia de que o Wander poderia ter um outro animal para se locomover ao invés da Agro. Belo trabalho Tchollo!!! Espero que tenha mais conteúdo a nos mostrar no futuro.

    ResponderExcluir
  8. Caramba,muito legal estas novidades e imagens no mínimo curiosas! Que bom que vc esta na ativa Tchollo Ventura,apesar que estou vendo bem atrasado estas novidades suas! Uma pena como falasse,que tudo isso teve que chegar a nós desta maneira,por meio de vazamento de informações,pois bem que a Team ICO e Sony poderiam ter colocado isto nos jogos de Play 3 ou Play 4 como recompensa ou Extras do jogo! Seria um presentão com certeza para todos fãs de Shadow of the Colossus! Muito obrigado por mais este seu belo Trabalho sobre o jogo! 😀

    ResponderExcluir