3.2.25

Shadow of the Colossus: Suposta lore vazada.

Rascunho de Dormin(material oficial)

Hoje vamos dar uma olhada na suposta lore de Shadow of the Colossus que surgiu por volta do mesmo período que ocorreram os vazamentos(mas um pouco depois). Eu acompanhei os acontecimentos nesse período e pude constatar que claramente os arquivos vazados foram "contaminados" com algumas imagens não originais(que não pertenciam ao vazamento) sendo adicionadas aos arquivos, mas que até hoje ainda são atribuídas ao mesmo como verdadeiras. Logo na sequencia, surgiu um texto de uma suposta entrevista(extra oficial e informal) com um dos desenvolvedores. Essa entrevista(na minha opinião) contem algumas inconsistências e parece adicionar informações que já sabíamos como que para dar uma certa veracidade a mesma. A pior parte foi que quando usei um programa para reconhecer se o texto foi redigido por I.A. e o mesmo apontou que 100% do texto, tirando o primeiro e ultimo paragrafo foram redigidos por I.A. Leia mais sobre isso clicando aqui.

Pra mim isso foi mais que suficiente para enterrar essa entrevista(já que ela não contem nada que possa ser tomado como relevante ou confiável). Na duvida entre saber se o que foi dito ali era real ou não, eu preferi ficar com os documentos vazados, estudar bem os mesmos e entender o que fazia sentido ou não. Depois que eu me aprofundei nos mesmos, deu pra saber que os documentos são sim 100% reais. Infelizmente o mesmo não pode ser dito dessa suposta entrevista.

Fora essa suposta entrevista, logo depois saiu um outro texto apresentando o que seria a lore base de como Ueda imaginou as coisas antes de criar SotC. Nessa(no mínimo) confusa e vaga lore, falam de eras e uma guerra entre humanos e deuses. Eu vou postar aqui esse texto com essa história, mas a minha opinião vem antes: Eu não acredito que seja real, mas sim ficção feita por fã. Pra mim, além de ser gritante não ter absolutamente nada haver com o estilo de Ueda(e muito menos com os games dele) a data mencionada no final do texto é de que em 6 de Julho de 2004 dizendo que eles ainda tinham 24 Colossus no game. Mas isso é muito estranho(e inconsistente) pelo seguinte: sabemos que em julho de 2004 o game foi apresentado no Tokyo Games Show na forma de vídeo. Nesse vídeo o único Colosso excluído que aparece é o Roc(Black Bird). E nos documentos vazados aparece a data de modificação(já trabalhando com os Colossos excluídos e uma redução para 16) em outubro de 2004. No mesmo documento temos o total de dias trabalhados que é calculado multiplicando o numero de pessoas que trabalharam pelo numero de dias que levou para completar a tarefa. E o total de dias descrito ali é de algo entre 84 dias e 157 dias. Ou seja: as coisas não parecem estar batendo entre essa suposta lore vazada dizendo ser da época em que o game ainda tinha 24 Colossus e as informações que temos entre datas e documentos.

Enfim, dito isso vamos ler a lore que supostamente pertence ao universo de Shadow of the Colossus(tire suas próprias conclusões):

----

Calendário do Mundo ('Eras ​​do Mundo')
 
É um substituto para o sistema de datação da Era Comum usado na maior parte do mundo. Esta é, ou foi, a maneira do Sr. Ueda denotar os anos no universo Wanda, e parece ser basicamente equivalente aos anos da vida real, pelo que posso dizer. 'BWE'(*Before World Era) significa 'Antes da Era Mundial' e 'WE' (*World Era) significa 'Era Mundial'. É o mesmo que BC/AC(*AC DC)
 
'2500 BWE' - A Grande Catástrofe 

Uma grande catástrofe ocorreu nesse período, varrendo a maior parte do mundo conhecido. Não se sabe exatamente o que aconteceu, mas está escrito que foi um desastre natural. Exterminou a maior parte da humanidade e remodelou a topografia local, alterando significativamente a percepção que as pessoas tinham das suas terras. Este estrangulamento populacional reduziu a propagação do homem na região de vários milhões para nada mais do que alguns bolsões dispersos de sobreviventes nômades, que gradualmente se uniram em prol da sobrevivência.
 
Ao longo dos anos, os sobreviventes, agora constituídos por dezenas de milhares de pessoas, começaram a espalhar-se pelo estrangeiro. Eles se dividiram ao meio, com uma metade indo para o noroeste e a outra para o sudeste, e assim foi. 

2400 BWE – A Planície no Fim
 
E está escrito que aconteceu que quando a metade restante da civilização nômade viajou para sudeste, eles chegaram a uma planície na terra de Sinnar, nos confins da terra, e a colonizaram e decidiram ficar lá, tornando-a sua lar.
 
Havia gigantes na terra naquela época, e homens e mulheres poderosos e de renome entre os nômades, e aconteceu que eles encontraram esses seres em suas explorações de Sinnar e ficaram impressionados com os gigantes e sua espécie, que vieram a ser conhecidos como os Colossos.

Sendo biologicamente imortais e com aparência variada para refletir seu ambiente, dizia-se que esses seres majestosos eram divindades que encarnavam a natureza, e aconteceu que os homens e mulheres poderosos e renomados ficaram indignados com os Colossos, pois os consideravam como seres humanos. responsável pela grande catástrofe que destruiu o mundo conhecido. Eles se rebelaram e travaram guerra contra sua espécie, e se autodenominavam Dormin, que significa “insurgente”, pois eram caçadores poderosos diante dos deuses.
Reunindo seu povo e pegando em armas, formaram um exército e mataram um dos colossos. Seu sangue derramou, marcando a terra, e seu cadáver tornou-se um outeiro de brotos de grama, e eles descobriram que cada novo colosso cujo sangue eles derramaram gravitava em direção ao primeiro, e assim por diante, e o morro cresceu. 

Os Dormin estavam quase terminando sua campanha contra os Colossos, e seus corpos haviam se deteriorado e se tornado desprovidos de humanidade a partir de cada uma de suas mortes, e aconteceu um dia que não era um dos deuses cujos cadáveres caídos gravitavam em direção a eles. a Torre do Céu, mas sim os próprios insurgentes Dormin, que se uniram e se fundiram, formando uma entidade coletiva cuja semelhança era a dos Colossi que eles massacraram, e assim eles passaram a acreditar que haviam ascendido à divindade por derrubando os deuses e tomando seu lugar, e pensaram que poderiam governar a terra de forma justa, garantindo que o povo nunca mais fosse disperso por quaisquer catástrofes que julgassem ter vindo dos antigos deuses.

Agora, as pessoas que se abstiveram do massacre tornaram-se abundantes e o seu número chegou a milhões. Eles ficaram impressionados com essa reviravolta nos acontecimentos e, portanto, ocorreu uma grande divisão, com vários clãs que acreditavam que os Dormin haviam ascendido à divindade por meio de seus atos, e outros que consideravam a entidade e sua semelhança como amaldiçoadas e possuídas pelos espíritos mortos. das criaturas inocentes que eles massacraram, e estes eram os clãs dos antigos.

Cada clã considerava o outro em desacordo letal com sua visão do assunto, e aconteceu nos dias de um bravo ancião, que os clãs dos antigos se separaram daqueles que estavam de acordo com os Dormin e eles todos saíram da presença da Sky Tower, construindo reinos e cidades por todo o país, cada um segundo sua própria visão.
 
2000 BWE – As Guerras Dormin
 
E aconteceu que quatrocentos anos mais tarde os descendentes dos clãs que serviam os Dormin infringiram os acordos pacíficos dos seus antepassados ​​e declararam guerra com aqueles que tinham sido descendentes dos clãs dos antigos, e o seu conflito foi sangrento, com milhares de pessoas. perecendo o tempo todo.

Finalmente, os anciões dos clãs dos antigos, superando seus inimigos no final, tomaram a decisão de usar as runas e magias que seus ancestrais haviam extraído dos Colossos para expulsar os próprios Dormin, que até então haviam permanecido neutros e observavam o conflito de longe, recusando-se a intervir nos assuntos daqueles que agora consideravam meros mortais.

Enfurecidos com suas ações, os Dormin se manifestaram e tentaram detê-los, mas os antigos se reuniram e usaram os métodos dos gigantes para afastar a essência do Dormin de seu recipiente, tornando-o impotente no processo, e aconteceu que o O poder dos Colossos mortos foi dividido entre vinte e quatro grandes ídolos, sendo atraído tanto pelas estátuas erguidas pelos povos de todo o país quanto pelos Colossos restantes, que se esconderam da ira dos Dormin. antes de seu nascimento, há tantos séculos, e corrompendo-os com a matéria de Dormin.

Com o poder dos gigantes que governavam a terra selada nesses vasos e estátuas encarnados, aconteceu que os povos consideraram a terra amaldiçoada por sua história sangrenta de conflito e desrespeito à ordem natural, e assim a selaram para sempre. , construindo uma grande ponte para evacuar para sempre as pessoas das terras, e assim foi.
 
Este storyboard é datado de 6 de julho de 2004. Na época, ainda existiam 24 colossos.
Este é o único storyboard que foi mantido, e como o número de Colossos foi reduzido, há uma chance de que o Sr. Ueda tenha decidido reescrever a história também. Mas não creio que tenha mudado muito.

---

E ai, o que acharam? Eu acredito que é falso, mas se for verdadeiro(apesar de duvidar com todas as forças) eu agradeço que não tenha sido utilizado.

-Tchollo Ventura

Fonte: Clique aqui.

 P.S.: O canal George Fontaine fez um vídeo lendo esse texto na integra para assistir clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário