5.2.25

Shadow of the Colossus: Final Alternativo(descrição completa).

 
Imagem misteriosa divulgada pela Gen Design no final de 2019.

O plano original em SotC era ter um final totalmente novo se o jogador tivesse um arquivo salvo de Ico em seu cartão de memória. Neste novo final, Lord Emon e seus soldados chegam ao Santuário de Adoração, veem Wander e o atacam, punindo-o por completar um ritual que reconecta a alma de uma pessoa morta ao seu corpo. A câmera ainda não mostra Wander.

Mono é revivida e seu corpo começa a brilhar. Um dos soldados percebe isso e tenta esfaqueá-la com sua espada. O golpe não acerta, pois alguma magia a está protegendo; simplesmente não se conecta ao corpo dela, pois passa por ela, e a espada fica presa na pedra. Ao verem isso, Lord Emon e sua companhia fogem aterrorizados, selando a terra e deixando Wander e Mono no Santuário.

Quando Mono acorda, seus olhos ainda não funcionando bem, ela procura Wander. Ela pode sentir que Wander realmente mudou, muito mais depois de sua última batalha. A cena é vista através dos olhos e pensamentos cegos de Mono. Não é mostrado como Wander mudou.

Os créditos começam a rolar enquanto os dois montam em Agro e saem do Santuário. A pipa - a mesma do início - voa sobre eles enquanto Agro carrega Wander e Mono embora. A câmera fecha sobre o cavalo e Wander finalmente é mostrado: chifres se projetam de sua cabeça e ele parece mais uma sombra do que um ser humano.

Este final foi descartado porque a maioria da equipe sentiu que seria injusto com aqueles que nunca jogaram Ico nunca poder ver esse epílogo diferente, e que definir alguns critérios pelos quais esse final poderia ser desbloqueado normalmente envolveria inevitavelmente mudar o jogo principal de uma forma que eles não queriam.

Fonte: 

 https://www.reddit.com/r/TeamIco/comments/uyv0n5/a_sadly_unused_alternate_ending_for_shadow_of_the/

---

Shadow of the Colossus foi planejado para ter um final muito mais feliz durante o desenvolvimento, no entanto, foi descartado porque a equipe sentiu que, ao lidar com o tema da ressurreição, um final feliz não seria possível. Foi então alterado para o final atual, com o qual a maioria da equipe ficou satisfeita.

Entrevista com Famitsu

Uma entrevista da Famitsu fez com que Fumito Ueda explicasse alguns elementos da história do jogo, bem como o raciocínio por trás de não incluir um final mais feliz. Abaixo está um trecho traduzido:

Ueda: "Depois de derrotar um colosso, um objeto parecido com uma faixa preta perfura Wander, certo? Nesse caso, você pode controlar Wander, mas não pode mudar o fato de que a faixa preta gruda nele. Tenho dito em vários lugares que o fim é o mesmo. É o fato de não poder ser revertido que o torna triste. Eu tinha feito um storyboard de um final feliz, mas achei que era muito oportunista. Senti que não poderia haver final feliz ao lidar com o tabu assunto de reanimação. Pelo contrário, não acho que poderia haver um final mais feliz do que esse. Eu também estava pensando em mudar o final se você tivesse os dados salvos de "ICO".

Famitsu: “Gostaria de perguntar sobre a voz que toca depois que o colosso é derrotado.”

Ueda: Essa é a voz da garota. Não reproduzimos legendas, mas há uma linha exata no cenário. É um apelo para que Wander pare o que está fazendo.

Guia Oficial

O guia oficial do jogo mostra Fumito Ueda descrevendo o final alternativo. Abaixo está a íntegra traduzida:

“A voz de uma garota que pode ser ouvida após derrotar o colosso, ela diz algo que parece segurar Wander. No início, é apenas a respiração dela, mas conforme a garota recupera a consciência, ela começa a falar com Wander. Da faixa preta que perfura o corpo de Wander após derrotar o colosso, não há como escapar. Eu também considerei que o final mudaria um pouco se houvesse um save data de "ICO", mas decidi não fazer isso. Outra ideia era que a garota seria a primeira a voltar à vida. Enquanto Emon e os outros torturavam Wander, a garota seria revivida através do uso da ressurreição, e seu corpo iria brilhar e os outros entrariam em pânico. escapar, selando esta terra mais uma vez, deixando Wander e a garota morando juntos. Originalmente, Wander deveria passar por transformações significativas cada vez que derrotava um colosso e, no final, eu queria que fosse como “A Bela e a Fera”. A garota acordada ainda não conseguia enxergar, então ela procuraria por Wander cegamente. Porém, a aparência de Wander teria mudado.

A rolagem do cajado começa quando eles partem juntos em Agro, com pássaros voando e Agro saindo pela saída do santuário. Então, os dois saem apoiando um ao outro. O sacrifício de Wander é sua aparência transformada, que não pode ser desfeita. Nos estágios iniciais da produção, Wander tinha chifres na cabeça, o que é um resquício disso. Agora, olhando para trás, há partes que poderiam ter sido melhores para o final. Se “ICO” não existisse, o final poderia ter sido diferente, mas no final, muitos na equipe acharam que o final atual era bom. No rolo da equipe, os restos dos colossos são mostrados um por um, e eu queria incluir cenas de flashback ali. Quando a garota tocasse Agro, as memórias de Agro fluiriam para ela e ela entenderia. Como a perna de Agro estava quebrada, é possível que ela não aguentasse o peso e morresse. Mas sobreviver com apenas uma perna machucada após cair de um lugar assim é um milagre, não é mesmo? Além disso, o final continua desde a abertura. Os pássaros voam no céu, o tempo vira trovão e então a lua aparece, voltando à primeira cena. A antiga terra é aberta com a chegada de Wander e o tempo começa a se mover novamente."

Storyboards

O livro de arte World of Fumito Ueda tem storyboards de todo o final alternativo. Eles estão todos abaixo. As páginas 1 a 6 são usadas no final da versão final. No entanto, da página 8 em diante, o final difere muito: Na página 8 do final(da versão final), um dos guardas esfaqueia Wander com a Espada Antiga, enquanto na página 8 do final alternativo ele é salvo por Mono, levando a um resultado completamente diferente.

Fonte:

https://teamico.fandom.com/wiki/Shadow_of_the_Colossus%27_Alternate_Ending

 Abaixo vamos ver cada uma das paginas do story board como final alternativo:

Numero(ordem) - Nome do final - Numero da pagina (no canto superior direito de cada page) 

Clique na imagem que deseja ampliar!

#00 (Final alternativo pagina 00)

#01: Final (normal) pagina 02
 
#02: Final (normal) página 03
 
#03: Final (normal) pagina 04

#04: Final (normal) pagina 05
 
#05: Final (normal) pagina 06
 
#07: Final (normal) pagina 07
 
#08: Final alternativo pagina 08
 
#09: Final alternativo pagina 09
 
#10: Final alternativo pagina 10
 
#11: Final alternativo pagina 11
 
#12: Final alternativo pagina 12
 
#13: Final alternativo pagina 13
 
#14: Final alternativo pagina 14
 
#15: Final alternativo pagina 15
 
#16: Final alternativo pagina 16
 
#17: Final alternativo pagina 17
 
#18: Final alternativo pagina 18
 
 
#19: Final alternativo pagina 19
 
#20: Final alternativo pagina 20
 

#21: Final alternativo pagina 21

*Paginas 22 & 23 não se encontram no artbook, mas provavelmente contém a cena com Emon indo embora enquanto a ponte começa a desabar, como na versão final.

#22: Final alternativo pagina 24
 
#23: Final alternativo pagina 25
 
#24: Final alternativo pagina 26
 
#25: Final alternativo pagina 27
 
#26: Final alternativo pagina 29
 
#27: Final alternativo pagina 31
 
#28: Final alternativo pagina 32
 
#29: Final alternativo pagina 33
 
#30: Final alternativo pagina 34


 *Paginas faltando: 22,23,28,30. 

Segue abaixo uma tradução da maioria das paginas:


Pagina #01
Página ausente do livro de arte, mas pode ser vista no livreto ICO e Shadow of the Colossus Collection, contendo a cena de Emon e seus guardas chegando ao Santuário de Adoração.
 
Pagina #08:
Uma luz intensa emana da heroína.

O xamã fica encantado com a força da luz.

Um padrão começa a cobrir o corpo da heroína.

O xamã que caiu encara a heroína com uma expressão de surpresa.

O xamã corre para se levantar.

Pagina #09:
A heroína emite luz e vento ofuscantes, cativando o Guarda I.

A câmera sobe.

O protagonista também olha para a heroína.

As nuvens são vistas fluindo rapidamente pela claraboia.

O xamã em pânico está confuso, confuso e inseguro.

O xamã tenta escapar da cena enquanto pronuncia o comando de selamento.

Pagina #10:
Ordena ao guarda que ataque a heroína com um gesto giratório para trás.

O guarda se aproxima lentamente da heroína.

Panorâmica.

O guarda aponta para o pescoço da heroína e prepara a espada.

O guarda golpeia a espada com grande impulso.

Movimento de encolher os ombros → A heroína desperta e é repelida por uma barreira parecida com a usada pela mulher(rainha) em ICO.

Pagina #11:
O Guarda 1, que perdeu a espada, faz uma careta de dor após receber um choque na mão.

Volta até onde o protagonista está.

A espada cai na frente da câmera.

Guarda com medo.

Fuga dos guardas.

A heroína continua a brilhar.

Pagina #12:
As pálpebras se movem (não abrem).

A heroína se levanta lentamente.
Com um rosto que parece deslumbrado.

Explora o topo do pedestal tateando (incapaz de ver).

Encontra a borda do pedestal e empurra cautelosamente o pé para frente.

Abre ligeiramente os olhos.

Pagina #13:
Perspectiva da heroína (brilhante) - buffer blur.

Sai do pedestal. Protagonista no fundo da tela.

O protagonista não sabe. Algumas das sombras estão observando a heroína. ???

Pagina #21:
Close dos rostos dos chefes? Flashback contínuo.

Pisca brevemente.

A heroína recua com medo.

Paginas #22-23:
Não encontrado no livro de arte, mas provavelmente contém a cena com Emon indo embora enquanto a ponte começa a desabar, como na versão final.

Pagina #27:
Panorâmica.

Enquadramento do átrio.

Pagina #28:
(faltando)

Pagina #31:
Seguido pela silhueta de duas pessoas.

???

A luz brilha nas silhuetas. ???

-

O protagonista olha para cima.

Pássaro atravessando a câmera → cortar transição. Pequeno vislumbre da heroína.

Pagina #32:
Crossfade com as mudanças climáticas, a posição do pássaro também varia ligeiramente.

Pagina #33:
Escuridão.

Mudando de direção e descendo.

Mais próximo da superfície da terra.

A câmera se aproxima da sombra.

Cavalo com dois cavaleiros (zoom).

Pagina #34:
A câmera ultrapassa o cavalo, enquadrando o horizonte.

FIM

---
Extra: O canal GeorgeFontaine fez um vídeo muito bom cobrindo esse assunto, clique aqui para assistir.
Em breve vou traduzir e  atualizar com as outras paginas.
-Tchollo Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário