O plano original em SotC era ter um final totalmente novo se o jogador tivesse um arquivo salvo de Ico em seu cartão de memória. Neste novo final, Lord Emon e seus soldados chegam ao Santuário de Adoração, veem Wander e o atacam, punindo-o por completar um ritual que reconecta a alma de uma pessoa morta ao seu corpo. A câmera ainda não mostra Wander.
Mono é revivida e seu corpo começa a brilhar. Um dos soldados percebe isso e tenta esfaqueá-la com sua espada. O golpe não acerta, pois alguma magia a está protegendo; simplesmente não se conecta ao corpo dela, pois passa por ela, e a espada fica presa na pedra. Ao verem isso, Lord Emon e sua companhia fogem aterrorizados, selando a terra e deixando Wander e Mono no Santuário.
Quando Mono acorda, seus olhos ainda não funcionando bem, ela procura Wander. Ela pode sentir que Wander realmente mudou, muito mais depois de sua última batalha. A cena é vista através dos olhos e pensamentos cegos de Mono. Não é mostrado como Wander mudou.
Os créditos começam a rolar enquanto os dois montam em Agro e saem do Santuário. A pipa - a mesma do início - voa sobre eles enquanto Agro carrega Wander e Mono embora. A câmera fecha sobre o cavalo e Wander finalmente é mostrado: chifres se projetam de sua cabeça e ele parece mais uma sombra do que um ser humano.
Este final foi descartado porque a maioria da equipe sentiu que seria injusto com aqueles que nunca jogaram Ico nunca poder ver esse epílogo diferente, e que definir alguns critérios pelos quais esse final poderia ser desbloqueado normalmente envolveria inevitavelmente mudar o jogo principal de uma forma que eles não queriam.
Fonte:
https://www.reddit.com/r/TeamIco/comments/uyv0n5/a_sadly_unused_alternate_ending_for_shadow_of_the/
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Shadow of the Colossus foi planejado para ter um final muito mais feliz durante o desenvolvimento, no entanto, foi descartado porque a equipe sentiu que, ao lidar com o tema da ressurreição, um final feliz não seria possível. Foi então alterado para o final atual, com o qual a maioria da equipe ficou satisfeita.
Entrevista com Famitsu
Uma entrevista da Famitsu fez com que Fumito Ueda explicasse alguns elementos da história do jogo, bem como o raciocínio por trás de não incluir um final mais feliz. Abaixo está um trecho traduzido:
Ueda: "Depois de derrotar um colosso, um objeto parecido com uma faixa preta perfura Wander, certo? Nesse caso, você pode controlar Wander, mas não pode mudar o fato de que a faixa preta gruda nele. Tenho dito em vários lugares que o fim é o mesmo. É o fato de não poder ser revertido que o torna triste. Eu tinha feito um storyboard de um final feliz, mas achei que era muito oportunista. Senti que não poderia haver final feliz ao lidar com o tabu assunto de reanimação. Pelo contrário, não acho que poderia haver um final mais feliz do que esse. Eu também estava pensando em mudar o final se você tivesse os dados salvos de "ICO".
Famitsu: “Gostaria de perguntar sobre a voz que toca depois que o colosso é derrotado.”
Ueda: Essa é a voz da garota. Não reproduzimos legendas, mas há uma linha exata no cenário. É um apelo para que Wander pare o que está fazendo.
Guia Oficial
O guia oficial do jogo mostra Fumito Ueda descrevendo o final alternativo. Abaixo está a íntegra traduzida:
“A voz de uma garota que pode ser ouvida após derrotar o colosso, ela diz algo que parece segurar Wander. No início, é apenas a respiração dela, mas conforme a garota recupera a consciência, ela começa a falar com Wander. Da faixa preta que perfura o corpo de Wander após derrotar o colosso, não há como escapar. Eu também considerei que o final mudaria um pouco se houvesse um save data de "ICO", mas decidi não fazer isso. Outra ideia era que a garota seria a primeira a voltar à vida. Enquanto Emon e os outros torturavam Wander, a garota seria revivida através do uso da ressurreição, e seu corpo iria brilhar e os outros entrariam em pânico. escapar, selando esta terra mais uma vez, deixando Wander e a garota morando juntos. Originalmente, Wander deveria passar por transformações significativas cada vez que derrotava um colosso e, no final, eu queria que fosse como “A Bela e a Fera”. A garota acordada ainda não conseguia enxergar, então ela procuraria por Wander cegamente. Porém, a aparência de Wander teria mudado.
A rolagem do cajado começa quando eles partem juntos em Agro, com pássaros voando e Agro saindo pela saída do santuário. Então, os dois saem apoiando um ao outro. O sacrifício de Wander é sua aparência transformada, que não pode ser desfeita. Nos estágios iniciais da produção, Wander tinha chifres na cabeça, o que é um resquício disso. Agora, olhando para trás, há partes que poderiam ter sido melhores para o final. Se “ICO” não existisse, o final poderia ter sido diferente, mas no final, muitos na equipe acharam que o final atual era bom. No rolo da equipe, os restos dos colossos são mostrados um por um, e eu queria incluir cenas de flashback ali. Quando a garota tocasse Agro, as memórias de Agro fluiriam para ela e ela entenderia. Como a perna de Agro estava quebrada, é possível que ela não aguentasse o peso e morresse. Mas sobreviver com apenas uma perna machucada após cair de um lugar assim é um milagre, não é mesmo? Além disso, o final continua desde a abertura. Os pássaros voam no céu, o tempo vira trovão e então a lua aparece, voltando à primeira cena. A antiga terra é aberta com a chegada de Wander e o tempo começa a se mover novamente."
Storyboards
O livro de arte World of Fumito Ueda tem storyboards de todo o final alternativo. Eles estão todos abaixo. As páginas 1 a 6 são usadas no final da versão final. No entanto, da página 8 em diante, o final difere muito: Na página 8 do final(da versão final), um dos guardas esfaqueia Wander com a Espada Antiga, enquanto na página 8 do final alternativo ele é salvo por Mono, levando a um resultado completamente diferente.
Fonte:
https://teamico.fandom.com/wiki/Shadow_of_the_Colossus%27_Alternate_Ending
Abaixo vamos ver cada uma das paginas do story board como final alternativo:
Numero(ordem) - Nome do final - Numero da pagina (no canto superior direito de cada page)
Clique na imagem que deseja ampliar!
#00 (Final alternativo pagina 00)
#21: Final alternativo pagina 21
*Paginas 22 & 23 não se encontram no artbook, mas provavelmente contém a cena com Emon indo embora enquanto a ponte começa a desabar, como na versão final.
*Paginas faltando: 22,23,28,30.
Segue abaixo uma tradução da maioria das paginas:
Página ausente do livro de arte, mas pode ser vista no livreto ICO e Shadow of the Colossus Collection, contendo a cena de Emon e seus guardas chegando ao Santuário de Adoração.
Uma luz intensa emana da heroína.
O xamã fica encantado com a força da luz.
Um padrão começa a cobrir o corpo da heroína.
O xamã que caiu encara a heroína com uma expressão de surpresa.
O xamã corre para se levantar.
Pagina #09:
A heroína emite luz e vento ofuscantes, cativando o Guarda I.
A câmera sobe.
O protagonista também olha para a heroína.
As nuvens são vistas fluindo rapidamente pela claraboia.
O xamã em pânico está confuso, confuso e inseguro.
O xamã tenta escapar da cena enquanto pronuncia o comando de selamento.
Pagina #10:
Ordena ao guarda que ataque a heroína com um gesto giratório para trás.
O guarda se aproxima lentamente da heroína.
Panorâmica.
O guarda aponta para o pescoço da heroína e prepara a espada.
O guarda golpeia a espada com grande impulso.
Movimento de encolher os ombros → A heroína desperta e é repelida por uma barreira parecida com a usada pela mulher(rainha) em ICO.
Pagina #11:
O Guarda 1, que perdeu a espada, faz uma careta de dor após receber um choque na mão.
Volta até onde o protagonista está.
A espada cai na frente da câmera.
Guarda com medo.
Fuga dos guardas.
A heroína continua a brilhar.
Pagina #12:
As pálpebras se movem (não abrem).
A heroína se levanta lentamente.
Com um rosto que parece deslumbrado.
Explora o topo do pedestal tateando (incapaz de ver).
Encontra a borda do pedestal e empurra cautelosamente o pé para frente.
Abre ligeiramente os olhos.
Pagina #13:
Perspectiva da heroína (brilhante) - buffer blur.
Sai do pedestal. Protagonista no fundo da tela.
O protagonista não sabe. Algumas das sombras estão observando a heroína. ???
Pagina #21:
Close dos rostos dos chefes? Flashback contínuo.
Pisca brevemente.
A heroína recua com medo.
Paginas #22-23:
Não encontrado no livro de arte, mas provavelmente contém a cena com Emon indo embora enquanto a ponte começa a desabar, como na versão final.
Pagina #27:
Panorâmica.
Enquadramento do átrio.
Pagina #28:
(faltando)
Pagina #31:
Seguido pela silhueta de duas pessoas.
???
A luz brilha nas silhuetas. ???
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O protagonista olha para cima.
Pássaro atravessando a câmera → cortar transição. Pequeno vislumbre da heroína.
Pagina #32:
Crossfade com as mudanças climáticas, a posição do pássaro também varia ligeiramente.
Pagina #33:
Escuridão.
Mudando de direção e descendo.
Mais próximo da superfície da terra.
A câmera se aproxima da sombra.
Cavalo com dois cavaleiros (zoom).
Pagina #34:
A câmera ultrapassa o cavalo, enquadrando o horizonte.
FIM
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