Entrevista: Fumito Ueda reflete sobre o remake de Ico & SotC

Ok, here goes: Essa é a minha entrevista favorita de Fumito Ueda(inédita no BR). Nela ele revela muita coisa sobre a produção dos games e fala sobre a possibilidade de um remake(director's cut) no futuro!
Tenho várias entrevistas com ele e Team Ico coletadas pela net afora durante muitos anos, mas está é de longe a melhor. Por isso me dei o trabalho de traduzi-la, mas caso queira pode conferir a postagem original em inglês(link abaixo na postagem).
Enfase na  parte em negrito! =D


Fumito Ueda Reflete sobre os Remakes de Ico & Shadow of the Colossus
Ele poderia ter acrescentado mais para os remasters. Por que não o fez?

Ico e Shadow of the Colossus : The Collection , uma compilação de títulos PS2 inovadores da Team Ico , com novos gráficos remasterizados em HD para PS3, está saindo aqui em escassas duas semanas. Para o diretor do Team Ico Fumito Ueda, não foi uma idéia que o deixou muito animado. "Eu tinha recebido sugestões de vários lugares diferentes dentro da empresa para ficar fora das edições remasterizadas", ele disse à revista Famitsu, em entrevista publicada esta semana . "O problema com isso é que os jogos originais foram realmente projetados exclusivamente para o PS2, então eu não tinha uma atitude muito pró-ativa sobre vê-los em outros sistemas. Ao mesmo tempo, porém, o software do PS2 está ficando escasso e muitas correntes de jogadores não possuem mais o PS2, então eu reconsiderei minha posição e percebei que ser capaz de jogar os jogos em sistemas modernos realmente não é uma coisa tão ruim. "

As portas foram aprimoradas e manipuladas por Austin em TX Bluepoint base, a mesma roupagem que utilizaram para remasterizar os dois primeiros titulos de God of War para o PS3 há dois anos. "O lance sobre esse equipamento(roupagem) é que eles não vão tomar qualquer projeto ", observou Ueda . "Eles não vão aceitar projetos que não gostam. Dessa forma eles são verdadeiros artesãos, e eles realmente entenderam tudo sobre Ico e Shadow antes de aceitá-los, o que é algo que eu realmente gostei."

Houve alguma tentação de fazer algo mais com os jogos do que simplesmente porta-los? "Alguns aspectos do PS2 em Ico e Shadow foram um pouco difíceis quando você olha para os jogos de agora", Ueda admitiu. "Alguns deles não eram tão gentis com os jogadores , uma vez que poderiam ter sido. Ainda assim, é assim que os originais são, e se começássemos consertar as coisas não haveria fim para o trabalho, de modo que os remasters são totalmente fiéis ao originais."

Não que não houvesse idéias ao longo destas linhas. "Havia algumas idéias grandiosas", Ueda disse: "como a alteração do final de Shadow ou a adição de alguns dos colossos que foram cortados a partir do original, e honestamente características como essas teriam sido atraentes a partir de uma perspectiva de negócio. No entanto se colocassemos apenas alguns extras, os jogadores naturalmente iriam esperar mais do que o que poderíamos proporcionar. Ao invés de apenas colocar em algumas coisas meia-boca, eu pensei que seria melhor ficar com o conceito original e permanecer fiel ao trabalho base. Se eu ter outra chance no futuro para fazer um remake, eu poderia acabar mudando muito mais."

Um novo recurso nestes remakes: suporte completo para televisores 3D, algo que surpreendeu Ueda em quão bem ele faz a imagem saltar para fora da tela. "Vendo os jogos em ação me fez perceber que os dois estavam muito mais adequados para o 3D do que eu pensava ", disse ele. "A forma da câmera de Ico enfatiza a altura do que você está em pé(pisando), e como SotC tem o zoom da câmera em direção aos colossos...Esse tipo de coisa realmente funciona. A Bluepoint Games desempenhou um papel importante em fazer este efeito no trabalho, porque 3D não é apenas fazer uma imagem, você precisa ajustar tudo e ter em mente onde o jogador vai olhar e procurar fazer os jogos compatíveis com o 3D era a nossa ideia, mas Bluepoint tornou isso algo além do que eu imaginava."

Quando perguntado sobre oque ele pensa de Ico - que foi a sua primeira chance de dirigir um jogo - Ueda é orgulhoso, se não inteiramente satisfeito. "A idéia com Ico era fazer um jogo em que não se sente em um jogo, algo que acho que tivemos um "meio sucesso ", disse ele . "Durante o período de desenvolvimento, não havia muita obrigação e apego pelos detalhes que fizeram de Ico, Ico. - pequenas animações de Yorda, todos os toques que não tinham nada a ver com o jogo foram adicionados por último, mas somaram realismo ao mesmo. Dez anos depois, após ter recebido variados prêmios e lançando agora os remakes, eu realmente sinto que tivemos a ideia certa, e que temos sido recompensados ​​pelo esforço. "

Quatro anos depois (de Ico), Shadow of the Colossus foi lançado. "Shadow foi o meu segundo jogo como diretor, assim o conhecimento de projeto foi um pouco melhor juntos do que Ico", disse Ueda. "Mas o fato de que há esse enorme campo sem qualquer inimigos(fora os colossus), foi definitivamente algo que só poderia ter sido feito naquele momento. Ico não tinha um tutorial baseado em texto, e Shadow foi o próximo passo(arriscado), por ter zero inimigos. Essas foram duas decisões de design deliberadas, mas agora, olhando para trás, eu provavelmente deveria ter usado uma abordagem mais gentil".

A seguir, o que vem em algum (indeterminado) momento do futuro é The Last Guardian. Será que Ueda ve seus últimos dois jogos e o próximo como uma trilogia? " Eles compartilham uma linha comum de personagens direcionados por inteligência artificial ", ele respondeu, "cujos encantos só podem ser retratados em forma de jogo - de Ico: Yorda, Agro e os colossos em Shadow e Trico em The Last Guardian. Você pode construir personagens intrigantes em filmes e romances muito bem, é claro, mas esses personagens artificiais movidos por personalidades humanas são algo que você só vê nos jogos. Cada projeto tem crescido a partir dos conhecimentos adquiridos no anterior, de modo a esse respeito, eu não vejo isso como uma trilogia, embora eu não posso garantir que ele não vai se tornar uma quadrilogia ou mais no futuro."

Algo que impressiona Ueda, assim como aos jogadores que ainda colocam Ico entre na lista dos melhores jogos de todos os tempos dez anos depois, é o quão pouco os jogos originais de PS2 tem realmente "envelhecido" - uma coisa rara em uma indústria em que um o jogo muitas vezes é considerado " velho " apenas um mês após o lançamento... "É uma coisa engraçada", disse Ueda, " porque ninguém nunca reclama em assistir a um filme ou ouvir uma música que tem dez anos. A impressão que um filme ou música deixa em você depende muito de si mesmo - a sua idade, se você teve uma parceira, filhos ou não. Assim, com isso eu estou ansioso para ouvir de pessoas que jogaram Ico ou SotC há dez anos atrás, ou a seis anos, e ver que tipo de novas descobertas que eles fizeram com os remasters e como isso os fez sentir. Quanto a novos jogadores, nem um dos nossos jogos requer uma grande quantidade de tempo para terminar, então eu espero que eles joguem até o fim e sintam algo no caminho. "

Publicado originalmente em http://www.1up.com/news/fumito-ueda-reflects-ico-shadow
Tchollo Ventura

3 comentários:

  1. Muito bom cara =D
    Eu tinha lido essa entrevista já tem um tempo,e na época nao tinha muito uma noçao de ingles rsrsrsr
    Seria muito bacana se tivesse um director's cut do SotC,ver os outros colossos e áreas betas no jogo.Quero ver agora na E3,ta rolando boatos que talvez vai sair uma data de lançamento do TLG e do RE7 'O'
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe acabe saido alguma coisa na E3(como em todos ano esperamos)sobre LG. Mas cara já to noiando numa teoria de conspiração. Acompanho a um bom tempo a "linha de tempo" do site Otaku sobre as noticias do LG. E os caras, tando desse site quanto de inumeros outros(renomados) já estão organizando posts "protesto"(oque é mto louco) pra tentar ter alguma noticia do game(que está sem novidades ah um bom tempo).
    A primeira noticia a vazar sobre o LG foi lá em 2007...
    ...A coisa tá tão enrolada, que eu já estou achando que o LG vai acabar sendo a mesma coisa que Nico. Ou seja: O projeto foi apresentado cedo demais, e assim como em Nico a coisa "toda" apresentada era apenas uma demostração de engine. Ou seja, a enrolação provavelmente seja pq os cara já retomaram esse projeto(mais de uma zez) e não deve ter mais a ver com oque foi apresentado originalmente(assim como Nico virou SotC, Trico talvez nunca chegue ao publico)...
    ...vamos ver.
    Um fato que me chama a atenção é que coforme as noticias vão saido os caras da Sony(provavelmente) vão solicitando que alguns sites(os renomados) tirem noticias que "atrapalham" o desenvolver do game. Ex.: Na linha do tempo Otaku, um dos pontos (que mais me chama aatenção)é em 2011, na parte "A slice of the action":

    "11:00am—A slice of the action
    At a private Sony-held event, the press is shown a so-called "vertical slice", that is, a demonstration of the unique elements of TLG. Here is Kotaku's account of what transpired.
    Read more»"(mas vc n pode "read more")

    Eles tiraram o texto do ar(que relata o gameplay do demo que poucos jornalistas puderam ver, sendo jogado ao vivo).
    (não vi na época essa repotagem, mas consegui recuperar o conteudo da pagina derrubada(tenho a manha =D)...
    O texto eh bem interessante, pois descreve o gameplay do demo(n muita coisa).
    Quam sabe eu poste aqui...
    ...oque q acha?
    No mais tbm bo aguardo do RE 7^^
    Mas a Capcom n brinca em serviço, esse agente vai poder conferir certo e de boa. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que loco isso oO
      Postar aqui seria bacana,mas vai saber...quando ver a CIA ta batendo na tua porta auehuaheuahe
      Eu tinha visto umas coisas sobre o RE7(em alguns fórums se nao me engano)que a Capcom queria "acertar o que erraram no RE6" e talvez trazer de volta o terror das antigas 'O' Por isso to muito ancioso pra ver =D

      Excluir