Shrine of Worship original: Onde se passava a batalha de Nico(proto tech demo)?
O misterioso Shrine of Worship em Nico DVD.
Design relativamente simples comparado a versão final.
Como sabemos a versão original de SotC se chamava Nico e seria possivelmente uma continuação direta de Ico(ao contrário de SotC). Durante esse período o Team Ico desenvolveu esse proto tech demo com a engine de Ico. Os resultados foram usados para que o projeto fosse aprovado ou não pela Sony(entrar com o capital). Esse demo como sabemos era multiplayer (para quatro jogadores) em um mapa muito mais aberto do que conhecemos(atual) na versão final de SotC(PS2).
A intenção de impressionar os executivos da Sony foi perfeita e o game recebeu a grana necessária pra que fosse desenvolvido como o amado SotC que conhecemos(é claro, não sem antes passar por inúmeras modificações e versões (beta builds)até chegar na final). E esse Nico que foi apresentado aos executivos, nunca chegou ao público da maneira que era. Essas imagens só saíram mesmo no Nico DVD que (pra quem não sabe) é um DVD de videos de desenvolvimento e divulgação de Shadow of the Colossus, presenteado a quem na época fez uma pre compra do game, antes de seu lançamento(isso no japão). É obvio que está versão não poderia deixar de ser uma das mais aclamadas e desejadas pelos fãs do game, incluindo eu! Pra mim, tanto o beta de Ico(versão PSOne) quanto esse beta Nico, carregam muita magia e mistério. Pelo pouco que temos, isso vai permanecer talvez até pra sempre...
Todo grande fã tem tristeza de imaginar que em algum porão ou gaveta da Sony possam existir tais pérolas acumulando poeira rumo ao esquecimento eterno. ;(
Pensando muito sobre isso, acabei revendo(namorando) o Proto Tech demo em questão e acabei desenvolvendo uma bela teoria de onde a batalha contra o Quadratus beta aconteceu. Eu tenho certeza da localidade, mas não do quadrante especifico, pois estou incerto entre dois(duas arenas na verdade). Vou postar tudo que fiz pra chegar nessa teoria e no fim vão ficar as duas opções em aberto até que cálculos mais precisos sejam realizados, confirmando tudo isso, ou não...
Primeiramente pra acompanhar e entender tudo é bom começar vendo(ou revendo) o vídeo do proto tech demo:
A pouco tempo, ao rever o vídeo acima(que já revi incontáveis vezes, afinal tenho a muitos anos o Nico DVD), percebi que temos poucos frames que mostram o "SoW antigo"(alem da grande ponte):
Clique na imagem que desejar ampliar!
O frame em Nico que apresenta a grande ponte e mais escondido(no canto) o SoW Beta.
Aqui podemos ver a imagem em close um pouco aprimorada.
Invertendo as cores podemos ver bem a forma do SoW...
SoW na arte oficial de Nico: A visão é contrária, mas temos o mesmo padrão arquitetônico!
E não é só isso, pra melhorar temos outra cena que dá pra ver o templo com muito mais perfeição! Com isso é possível fazer um calculo de mais ou menos onde (em que quadrantes) essa batalha se situava comparada a versão final de SotC! Vejam a imagem(definitivamente linda!):
Ico (Wander?) enfrentando a primeira versão de Quadratus...ao fundo: um cenário impressionante mostrando o "SoW antigo" com clareza(alem de duas misteriosas torres)!
"SoW antigo"(beta)em close up!
Cores invertidas
Comparando com a arte da capa...
E foi exatamente a partir dessa ultima cena que eu constatei que seria possível calcular onde a batalha se passa! Vamos ao que fiz pra tentar esse calculo, utilizando os prints da batalha e as poucas imagens que temos alem disso...
Nossos principais pontos de referencia são o Sow e o quadrante E5(ou algo muito próximo desse quadrante!):
Repare bem os locais marcados, pois eles são as únicas referencias que temos pra comparar com a versão final de SotC.
Obviamente essas montanhas que se encontram em E5 são diferentes das da versão final, mas são similares as das low res lands encontradas no PSU demo(imagem abaixo). Como sabemos que o game foi sendo alterado durante a criação, quem sabe algumas estruturas atuais sejam um exato reflexo do que havia desde o inicio...
...não é um fato, mas é provável que alguns elementos no game o sejam.
Nomad explorando a descoberta feita por mim a alguns anos atrás em Shadow of the Colossus(PSU demo): Essa parte das low res lands se equivale a area E5, mas está deslocada pra fora de seu local correto, se encontrando bem mais perto do SoW(mas o ponto principal é a montanha como referencia de posição para E5 na imagem de Nico)...
Agora vamos aos cálculos que fiz, tentando acertar os mais prováveis pontos de vista que temos nas imagens, usando como referencia as montanhas que se repetem em toda a cena da batalha contra o Colossus beta. Pelos meus cálculos iniciais, o local seria na atual arena de Basaram(com isso esta é comprovadamente a arena mais reciclada de SotC!!!).
Primeiramente vejamos o mapa na posição original com as áreas de referencia demarcadas:
Mapa com as referencias marcadas.
O quadrado branco é a arena de Basaram.
Pontos amarelo, verde e roxo são as montanhas que se repetem durante as cenas (nota: não sei se existem montanhas equivalentes em posição na versão final, acredito que não pois todo o game foi alterado, mas é algo a ser verificado(possivelmente existam montanhas diferentes, mas no mesmo local).
Circulo vermelho é o Shrine of Worship.
Circulo azul é a montanha no quadrante E5.
Agora pra ter um angulo melhor em relação as imagens que temos(e entender bem o que penso), veremos o mapa de cabeça pra baixo(acredite, isso facilita muito, mas se precisar se situar, abra um mapa ou role pra cima até o original e utilize como referencia.):
Mapa invertido em 180 graus (pra se adequar as cenas).
Agora vamos ver as imagens com um mapa pra cada ponto de vista, sempre marcando as mesmas montanhas, cada uma com sua cor(amarelo, verde e roxo) e as linhas brancas representando o possível angulo de visão(nota: obviamente isso não é 100% preciso, mas com certeza chega pelo menos perto):
Mapa para as imagens 01 & 02.
Imagem 01
Imagem 02(montanha roxa na esquerda, próxima a ponte)
Nota: é possível ver torres extras... essas torres (se esses cálculos estiverem corretos) parecem estar situadas exatamente nas arenas de Phalanx ou Malus(no centro ao fundo) e Barba(a direita). O por que dessa "coincidência" pra mim é um mistério... será que o game abrigava Colossus exatamente em alguns dos locais que se encontram na versão final? Fato sem resposta, mas no minimo curioso...
Mapa para imagens 3 & 4.
Imagem 3
Imagem 4
Mapa para imagens 5 & 6.
Imagem 5
Imagem 6
Mapa para imagens 7 & 8
Imagem 7
Imagem 8 (aprimorada)
Mapa para imagem 9 (olho de peixe!) ;)
Imagem 9 (montada com dois ângulos da mesma cena) A direita a montanha "amarela"
Mapa para imagens 10 & 11
Imagem 10
Imagem 11
Mapa para imagens 12 & 13
Imagem 12
Imagem 13
Mapa para imagens 14 & 15
Imagem 14
Imagem 15
Mapa para as imagens 16 & 17
Imagem 16
Imagem 17
Uma estrutura misteriosa:
Na cena a seguir tambem achei (com print frame by frame) o que parece ser uma estrutura... seria a fenda do vento original? Ou uma arena?
Mapa imagem 18 (marcado em rosa os possíveis pontos da área misteriosa... parece fechar com a Fenda do Vento ou a arena de Gaius!)
Close up área misteriosa:
Quando as letras entram ela se revela perfeitamente(mediante melhorias na imagem)!
Close up da estrutura misteriosa...
Aqui temos a imagem aprimorada com filtros...
A seguir, vamos ao outro passo que dei após chegar nessa conclusão com os dados apresentado até agora(essa parte é meramente especulativa e imaginativa). Primeiramente vemos o slow map virado como os mapas acima, na sequencia eu inverti pra posição original e por ultimo dei uma corrigida baseando se nas montanhas que tem nessas áreas do slow map(que se aproxima mais das fases betas de SotC). O resultado foi esse:
Slow map(invertido) mostrando pontos próximos aos que acho serem até agora citados...
Slow map em sua posição original (em vermelho a linha da grande ponte)
E aqui eu dei uma corrigida baseando-se nas montanhas e elevações que temos próximas ao quadrante de basaram e que possivelmente batem com as que marquei(nota: isso não é nada conclusivo, na sequencia veremos um pequeno problema nisso tudo)...
Fim da especulação! ;)
O problema:
Durante a realização desses cálculos, percebi que os mesmos parecem se aplicar melhor em outro quadrante bem próximo: A arena de Gaius em E2...
...desta vez vou usar o SotC Unity Build como ferramenta pra referencia (mesmo o mapa sendo diferente em aspectos visuais):
Aqui vemos o mapa com a area de Gaius marcada como ponto principal (invertido em 180 graus) e veremos que as coisas parecem bater melhor sob certos aspectos...
Aqui podemos ver a arena de Gaius no meio, mas a área em questão ocupa todo quadrante, que é circulado pelas montanhas na volta da arena(a maior parte desse local(fora a arena e seus caminhos) não é acessível na versão final de SotC).
Aqui podemos ver a dor de cabeça que tive tentando recalcular tudo de novo! Que bagunça! ;)
Desta vez como referencia pra mostrar porque a Arena de Gaius é uma forte candidata tentei capturar ângulos similares aos das imagens de Nico(utilizando o SotC UB(SoW). Os resultados falam por si só:
Angulo 01
Angulo 01
Angulo 01: O mais próximo que cheguei foi ainda dentro da enorme área inacessível de Gaius...
Angulo 01: Um pouco mais pra cima pra enxergarmos E5 ...
Angulo 01: Aqui mais alto ainda...
Angulo 02
Angulo 02: O mais aproximado que achei.
Angulo 02: Posição alterada pra ter a mesma noção do angulo de Nico. A montanha cobrindo a fenda do vento...
Angulo 02: Aqui um pouco diferente...
Angulo 03: Foco no Sow na linha do chão.
Angulo 03: Ainda no quadrante de Gaius (área inacessível na versão final) este angulo parece bater com a distancia...
Conclusão:
Em fim o que deu pra constatar foi que com toda certeza essa cena se passou ou na arena de Basaram, ou na arena de Gaius, ou algo muito próximo disso. Logo abaixo fiz um "mapa final" marcando toda área em que essa cena pode ter acontecido(eu acredito!). Na duvida entre as duas (e melhores formas de calcular) opto por marcar esses quatro quadrantes que batem com os ângulos pelas poucas referencias que temos. Logo, o mapa mostrando onde a cena aconteceu fica assim:
De cabeça pra baixo pra não perder o costume!
E aqui modo original. ;)
Um outro fato que vale comentar antes de finalizar, é que dentre as outras cenas de batalha que aparecem em Nico DVD podemos ver que na sequencia eles refizeram e moveram o Quadratus pra outros quadrante. As imagens que mostram isso são essas:
Ico (Wander?) atacando Quadratus!
Cenário do local de batalha (constatado pelas montanhas)
O personagem principal cavalga na área próxima das montanhas de Quadratus)
E aqui podemos ver o local que parece ser formado pelas mesmas montanhas(afinal as texturas são idênticas)...
...se for o caso aqui vemos um caminho por dentro das mesmas.
Considerações finais:
Os fatos que mais me chamam atenção são primeiramente o Shrine of Worship original e o seu visual e em segundo lugar, o fato de que se observarmos bem as imagens podemos ver sempre torres em algumas localidades. Essas torres na minha opinião parecem ter sido relacionada aos Colossus que se encontravam soltos no mapa em Nico. Outro ponto nisso que acho muito curioso é que reparando bem e com o uso do mapa como referencia, da pra ver que algumas dessas torres se encontram exatamente em alguns locais que guardam arenas na versão final. Isso pra mim é a maior duvida que fica de tudo o que pude observar. Uma das torres parece ficar em um local que não possui Colossus na versão final. Veja essa imagem de novo:
A torre que se encontra passando o Sow e a ponte (menor, ao fundo)parece se encontrar mais ou menos em G3 ou H3!!!
Em fim, pra finalizar quero deixar bem claro que apesar de realmente acreditar nessa teoria, ela não chega a ser conclusiva. Eu realmente fritei o cérebro pra chegar nisso e apesar da baixa qualidade gráfica(desculpe, no improviso eu uso Paint!), acho que deu pra explicar bem o meu ponto, esclarecer as minhas teorias e mais ainda, como sempre, acabar levantando mais duvidas do que respostas. ;)
Espero que tenha curtido. Se tiver algo a acrescentar sobre os fatos, deixe seu comentário(preferencialmente no post mais recente, pois é mais fácil pra eu ver e responder).
Tchollo Ventura (15-04-2018)
Bônus:
Mais locais que se repetem nas poucas imagens beta que temos:
Versão Nico
Versão Nico (a montanha da imagem anterior se encontra aqui, quase que "apagada")...
Aqui versão já com Wander
A mesma montanha pode ser vista nas duas imagens
Extras:
Nico DVD (com a parte do proto tech demo) com filtros aplicados by JeffMaster clique aqui.
Obrigado JeffMaster pelo trabalho e upload!
Vídeo de Nomad colossus Low Res Lands in the PSU demo clique aqui.
Vídeo de Nomad colossus Low Res Lands in the PSU demo clique aqui.
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