28.1.25

Tudo sobre Spider (o meu colossus excluído favorito).

Spider

O assustador e misterioso Spider.

Como sabemos nas poucas entrevistas em que Fumito Ueda comentou sobre o colossus excluído Spider e as razões para sua remoção ele comentou o seguinte: 

O mestre: Fumito Ueda.

"Spider deveria ser derrotado cortando-o com sua espada enquanto montava Agro, mas se você está fazendo movimentos especiais apenas para derrubar um Colossus, então não é realmente elegante. No entanto, a ideia dessa estratégia foi usada para a tartaruga (#09 Basaram). Eu costumo colocar muita ênfase se o design do jogo faz sentido, se é elegante(...)"

"O conceito era ótimo na teoria, mas difícil de criar na prática. Não conseguimos fazer isso funcionar durante a fase de programação."

Wander na cabeça(topo) de Spider.

A arena de Spider era chamada Hillock, como podemos ver nos documento abaixo:
Spider Hillock

Na sua fase mais antiga ela contava com tentáculos em seu corpo, como podemos ver nessa imagem: 

Wander e Agro fugindo dos tentáculos de Spider.

Posteriormente esses tentáculos foram removidos e na sequência, suas patas receberam laminas e pontos fracos pro personagem poder bater na intenção de derruba-la a cavalo. 

Laminas nas patas de Spider.

A principio, tudo indica que essa fase se deu nos momentos iniciais do game, onde Spider ainda habitava o local onde fica a entrada da fenda do vento. 

Spider em F0


Spider em F1. 

Vale lembrar que nas demos OPM, PSU e E3 do jogo, Wander tem a capacidade de golpear com sua espada enquanto está a cavalo, que seria a principal maneira de atingir as pernas de Spider. Essa habilidade foi removida em todas as versões posteriores incluindo a final.

Update: No E3 demo esse ponto fraco se encontra nas patas de Basaran(mas é um ponto fraco não muito funcional).


Nessa fase Wander tinha a capacidade de golpear sua espada lateralmente enquanto cavalgava.

De acordo com o artbook, "Ele seria derrotado levando-o da água para a terra", então a localização da batalha era perto de uma área aquática".  

Spider vivia na arena não utilizada conhecida como Hillock; Aparentemente ela foi concebida no quadrante F0, depois F1, na sequencia E1, e depois(por último) foi parar em D3, onde sabemos, (na versão final)fica a arena de Basaram Turtle(nesse estágio beta Basaram Turtle ficava em i3).


Spider em F1

Spider em E1

Spider em D3

Segundo esses arquivos vazados Spider habitou esses quadrantes, mas a ordem de "troca" próximo a entrada(F0, F1, E1), ainda é incerta(mas parece bater).  As capturas de tela do artbook com as imagens de Spider retratam a fase em que ele vivia próxima a grande ponte(F0, F1, E1).

Spider próxima a grande ponte.

Quando Spider foi movido pra D3 sua arena contava com pedaços de aranhas mortas espalhadas pelo caminho até sua arena. 

Pedaços de aranhas mortas espalhadas pela arena de Spider.

De acordo com a imagem que temos retratando como seria a estratégia nessa fase, Wander teria que escalar rochas, se pendurar em teias para poder subir em uma montanha, atrair a mesma até esse ponto no alto, derrubar ela, atrai-la novamente pra outra montanha próxima a um lago, pra depois fazer ela cair do penhasco pra agua. 

Teias de aranha escaláveis. 

Rascunhos do projeto da estratégia nos mostra como seria a batalha nessa fase(passo a passo):

A estratégia de Spider em D3.

Abaixo podemos ver como era a sua arena em D3 vista de cima, comparando o rascunho com o mapa em sí:

Rascunhos da estratégia.


Visão de cima da arena de Spider em D3.


Abaixo podemos conferir como era a arena de Spider(circulada em vermelho) vista de cima e pela lateral:

A arena de Spider vista de cima pela lateral.

Abaixo vamos ver outros mapas que mostram Spider em D3:






E aqui mais um documento que mostra Spider habitando D3:

Spider em D3
Abaixo outras imagens de Spider:

A cabeça de Spider.

As patas de Spider(fur test) no test stage(estágio de testes).

E aqui a pata de Spider que depois da exclusão da mesma, foi reaproveitada nas costas de Dormin.

Patas de Spider nas costas de Dormin.


Agora vamos dar uma atenção a esse documento:

Esse documento é muito importante e revelador.

Nele podemos ver o seguinte sobre D3: 

"Hillock  - Desenhar o estágio da tartaruga para repor este.  - Geyser - As especificações de Leo estão sob revisão. Criar algo baseado em sua estrutura central. i3 - D3 - Numero de dias trabalhados: 10. "

Partindo disso podemos novamente afirmar que eles tiraram Spider de D3 e o substituíram com Turtle(vindo de 13). Na sequencia eles falam de Leo, mas como essas anotações foram feitas a mão, podemos acreditar que houve um erro. Uma pequena desatenção de quem fez a anotação. 

----
Em fim, por hoje é isso o que eu queria resumir sobre Spider. Quem sabe em breve se der tempo tento abordar outros dos outros Colossus excluídos em postagens individuais.
Um abraço.
 
 

3.1.25

Project: Robot. Informações, especulações e materiais.


 Como sempre, clique na imagem que deseja ampliar.

 
Artwork de Ueda(1992-1994) reimaginada por I.A.
 

As imagens abaixo foram encontradas (por mim) a alguns anos atrás via internet wayback machine. Essas imagens foram retiradas de um extinto site de 1998 criado por UEQ(Fumito Euda).

Eu acredito que assim como algumas dessas imagens nos deram uma previa do que viria em suas obras, o mesmo vale pra Project: Robot. Em destaque nessa postagem, selecionei apenas as imagens de aparência tecnológica(ou futurista) que parecem remeter diretamente ao novo projeto.


A imagem acima me parece mostrar que o personagem da esquerda está dentro(controlando) o personagem da direita(o robô).
 
 
 
Nave futurista
 

Nave futurista. Virei de lado pra mostrar que parece ser uma ideia inicial pra cabeça do robô gigante(que sai a cabeça voando). Rosto virado pra direita, nuca pra esquerda.
 
 
 

 Moto Cibernética (será que a cabeça do robô gigante vira uma moto?!)
 
 
 

Close do personagem principal (pra mim a imagem mais icônica de todas)
 
 
 
Aqui pode ser que o personagem principal esteja usando uma armadura tecnológica... Se não for o caso, talvez seja um dos inimigos que controlam os gigantes que vamos enfrentar (e talvez, coletar peças). Por ultimo(a opção mais simples e direta), talvez seja só uma ideia inicial de um robô gigante ou inimigo. Veremos...
 


UPDATE: Caso as imagens 3D não abram no site clique AQUI para assistir em vídeo

Imagens acima foram retiradas do meu post antigo, nele podemos conferir oque parecem se esboços de concepção inicial de: Ico, SotC e TLG. Essas imagens foram postadas em 1998, muito antes do lançamento de todos os games de Ueda. (clique abaixo para acessar e ver as outras imagens "não tecnológicas"): 

Artworks perdidas de Ueda (UEQ 1998)

 Update: Descobri através de uma postagem no Reddit que essas imagens foram divulgadas posteriormente (depois de 1998)em um box set edição de colecionador do game Ico(Ico Collectors Edition Box Set).
O fato de Ueda ter postado essas imagens (de maneira comercial e oficial)depois de 1998 me dá mais certeza de que elas tem sim uma importância histórica que ainda vamos compreender melhor quando todos os games imaginados sairem, Eu penso que a idéia aqui é valorizar as suas obras no futuro, mostrando que tudo já havia sido imaginado lá atrás entre1992 a 1994.
 
Update(nota): Claro que muitas das idéias e imagens mudaram e não vão ser exatamente como imaginadas inicialmente, afinal o mesmo valeu pra Ico e Sotc. Sotc foi alterado de uma sequência de Ico pra uma prequela de Ico e o mesmo deve valer para TLG(só não sabemos exatamente como). Se originalmente o personagem principal de SotC seria um Ico mais velho, quem teria sido o menino em TLG? Eu creio que toda a saga originalmente giraria em torno do personagem Ico(e até mesmo Yorda), mas com as mudanças, tudo isso ficou pra trás, dando lugar a uma história mais difusa, confusa e atemporal. Na ideia original a história não seria tão confusa e seria mais direta, afinal teria sido na ordem Ico, Nico, Trico.


Imagens divulgadas no Box de Ico revelam a data da criação das artes como entre 1992 e 1994.

 
 

E abaixo podemos ver uma coletânea de(quase)todas as imagens de divulgação de Project: Robot reveladas até agora pela GenDesign: 




Imagens acima divulgadas em 2017-2018
Imagem acima(*não parece ser do Project Robot, afinal parece o Wander da fase beta com chifres carregando a Mono...) foi divulgada no final de 2019. E é provavelmente uma arte conceitual de Shadow of the Colossus(inédita até então). Estranho...

Abaixo veremos as imagens em 2020-2021:




Nas duas imagens acima podemos ver um esboço da cena divulgada onde a cabeça do robô gigante é ejetada. na outra ilustração vemos uma peça sendo removida do olho do mesmo(ou seria do personagem principal?), na outra imagem vemos o topo da cabeça do robô, onde o personagem principal se acomoda aos controles.
 
 
Aqui vai o que eu pude decifrar da imagem acima: Na parte superior direita da imagem podemos ver um robô com a cabeça nos braços e (parece ser) uma garota sentada na esquerda... será que vamos ter uma personagem a la Metroid como protagonista? Além disso abaixo, podemos ver o que parecem ser dois monstros gigantes com a mesma aparência(esquerda e centro) sendo montados ou controlados por um personagem menor(direita), mas tão estranho quanto...
 
 
Aqui podemos ver o braço do robô gigante(o mesmo braço, na mesma pose, pode ser conferido também na imagem abaixo).
 

Robô gigante no horizonte(a esquerda), personagem principal mais próximo do ponto de vista(a direita). Arma nas costas bem proeminente. 
 
 
Imagem em close
 

Créditos do final do vídeo divulgado

​Essa última imagem mostra os créditos que aparecem no final do vídeo de Project: Robot. A imagem é difícil de ler mas esticando a imagem pros lados podemos ver quem trabalha no game. Pelo que podemos ver, me parece tambem que agora temos um possível Brasileiro no elenco de criação(artista ou animador). O nome é Vinicius Cardoso. Quem sabe depois do lançamento do game, possamos saber mais sobre isso.
No mais, conforme forem aparecendo novas infos gerais, posto aqui como Update!

Aqui vai mais especulações do que eu acho possível vermos futuramente(ou não) no Project Robot::
*O personagem principal tem uma arma nas costas.
*O personagem principal pode ser humano, androide(robô) ou cyborg(parte humano, parte robô).
*O personagem principal pode ser uma garota(como em Metroid e Alien).
*O personagem principal tem um sigil(símbolo ou selo) sagrado no peito similar aos de Wander e Ico.
*Possivelmente nessa aventura seja utilizado como meio de transporte um veículo tecnológico(um robô, uma moto ou nave, ou quem sabe mais de um...).
*O game pode se passar no passado(antes de tudo) e no final mostrar um grande "reset" tecnológico e civilizatório(em que toda a tecnologia se perde).
*Ou o game pode se passar no futuro distante, onde as forças de Dormin já terminaram de se espalhar pelo mundo, corrompendo-o totalmente.
*ideias antigas(descartadas) de Ueda podem ressurgir, como por exemplo o modo multiplayer(pra abater os gigantes), ciclo de 24 horas(noite e dia), enfrentar mais de um gigante ao mesmo tempo...
*Aqui eu tambem só estou imaginando, mas quem sabe agora a meta seja coletar partes mecânicas de cada criatura gigante para reconstruir o seu robô gigante.
*Outra info que podemos destacar é que no livro Ico: Castle in the Mist sabemos que se as crianças "amaldiçoadas" não forem sacrificadas, uma onda de energia negra varre uma grande área transformando tudo em pedra e pó. Quando deixamos a Yorda morrer(ser pega pelas sombras) o mesmo acontece. Essa vibe de uma onda negra em Robot parece apontar para esse lance, mas num "pico" em que nada mais pode parar essa onda(exceto, selando Dormin, seja pela primeira vez, ou a última... em breve, saberemos!).
 *O personagem principal provavelmente vai ter como companhia um robô ou um monstro gigante(tipo o filme Historia Sem Fim ou o game TLG).

Acima podemos ver uma colagem com as imagens da misteriosa garota que lembra a Mono. Alias isso não me deixa de pensar que se ela for a Mono... o monstro seria o resultado do crescimento do Bêbe Wander...Imagine isso olhando novamente a seguinte imagem:
 

 Vale lembrar que isso é só uma especulação. Estou apenas imaginando...
 

Update: Na imagem acima podemos ver o desenvolvimento e evolução do logo da Gen Design. O detalhe que chama a atenção é a menina com a perna acorrentada e o menino empurrando a caixa, afinal ainda não temos nada assim nos games anteriores. 

Aqui temos a criatura desenhada por Ueda entre 1992-1994 que lembra um pouco a misteriosa criatura que acompanha (a também misteriosa)garota nas imagens.

Update(24-01-2025): Aposto tambem que o game não vai se chamar Project Robot no lançamento. Esse é só um nome provisório. O mesmo se deu com Nico(que virou SotC) e Project Trico(que virou the Last Guardian). Usar um nome provisório é prática comum na indústria, pois protege a equipe de ter dados e documentos vazados antes do lançamento da versão final(afinal se ninguém sabe o nome certo, ninguém vai achar algo importante como por exemplo a patente do projeto). O nome Project Robot é apenas um conceito inicial e Ueda sempre foi de trabalhar seguindo essa lógica. No game Ico a primeira coisa que Ueda fez, foi criar um vídeo conceito(concept video) de como seria a "vibe" do projeto(referência estética). E depois em seu segundo game ele fez o mesmo criando o concept video chamado Project Nico. Como sabemos Nico(Ni=2) seria uma continuação(ou parte dois) de Ico, mas a medida que  projeto foi se desenvolvendo a sequencia foi transformada em prequela. Em algumas entrevistas Ueda e sua equipe disseram que uma das ultimas coisas que alteraram e criaram no game(SotC) foi o final. E é exatamente esse o ponto que estabelece que ele se passa antes de Ico. Em fim, pra mim soa bem obvio que o titulo Project Robot é algo provisório.

Update 02 (06-02-2025): A algum tempo atrás Fumito Ueda publicou tambem essa imagem:
 
Que é uma arte de John Bauer que tambem tem uma mulher e seres(gigantes?) místicos próximos da mesma:
 
John Bauer tinha como tema central de suas obras Gnomos, Trolls, um príncipe, uma princesa, e uma entidade maligna(geralmente sobre forma de bruxa) que controla a maldição sobre os Trolls(gigantes). Parece que para o novo game Ueda está tendo como base principal para inspiração artística, contos de folclore escocês.Nessa serie de contos uma pricesa se relaciona com um(ou mais Trolls), um principe é transformado em Troll(e luta por seu amor e pela "libertação Troll", ou um menino se relaciona sem medo com os Trolls. A princesa geralmente tem como representação central a figura de Freya(uma deusa da mitologia nórdica, associada ao amor, à fertilidade, à beleza, à magia e à guerra).

Algumas imagens de John Bauer que chamam a atenção por lembrar o Universo Ueda(ou até mesmo as imagens que a Gen Design tem postado):

A princesa.

O Troll.

 
A princesa e o Troll.

 

A princesa sem medo, beija o Urso.

 
A princesa, o príncipe e a entidade maligna(bruxa)

A princesa e o príncipe.


É difícil não ficar espantado com essa suposta inspiração somada as imagens divulgadas da garota acompanhada do que parece ser um monstro gigante. É difícil não pensar que talvez.......O game seja diretamente ligado a Shadow of the Colossus! Tem gente até especulando que seja SotC 2 e junto disso um remaster de Ico! Eu não sei, mas tomara que estejam certos... aja coração pra aguentar tanta emoção!
Fim do update.

Vale a pena lembrar que Ueda curte muito cinema e cultura pop em geral e a um tempo atrás teve uma postagem dele(ou do Gen Design) que mostrava uma action figure de um manga dos anos 70 chamado Mazinger Z. Essa obra narra as aventuras de um personagem que controla um robô gigante e enfrenta outros robôs gigantes(criados por um vilão sombrio...)Quem sabe essa seja uma das obras com tema robótico que tenha servido como tema das inspirações iniciais para Project: Robot. Parece fazer sentido.
 
Mazinger Z
 
 Em fim, me parece que Ueda e a Gen Design estão brincando com nossas expectativas! Até não duvido que as conexões desse novo game com os outros da saga sejam mais diretas do que os anteriores(isso seria um grande serviço pros fãs). Por conta de tudo isso, a sensação que esse novo projeto tá me passando é muito, mas muito boa e eu creio que esse talvez venha a ser mais um grande pico na saga.
 
Update 2025: O meu amigo Trico(nickname) me mandou um vídeo do game Astrobot em que a missão na fase é libertar um robô gigante na praia. E nessa mesma fase é onde coletamos os personagens dos games de Ueda.
Isso certamente é uma pista do que vamos ver em Project Robot!

Mistuhiro Shimooki durante a produção de Ico e lá atrás uma figura do Gigante de ferro.

No mais além da inspiração em Mazinger Z, a muito que Ueda e sua equipe se declaram fãs da obra(filme ou animação) O Gigante de Ferro. E como essa é uma das poucas histórias em que o Robô cria uma relação de amizade com o protagonista é bem provável que essa também seja uma grande influencia no que está por vir...

Update 2025: Depois de assistir meu amigo Trico em sua live mostrando todas as artes do remake de Shadow of the Colossus, estou suspeitando que as armas a mais desse remake são easter eggs do Project Robot!
Afinal todas as outras armas e itens que conhecemos tem um contexto, exceto essas "novas armas". 
 
Item exclusivo do SotC remake: O Arco Ancestral(o segundo da esquerda pra direita).
 
Espada da Vida(segundo item da esquerda pra direita). Inscrição com as letras da linguagem de Ico diz: "Devolva a vida perdida".
 
Capa da vida(segunda da esquerda pra direita). Reparem na cor similar as do personagem em Project Robot).

 
Por agora é isso pessoal(conforme eu achar novas infos vou atualizando essa postagem),um forte abraço a todos, obrigado por ler até aqui e que venha o Project: Robot!
-Tchollo Ventura

Bônus: Algumas das imagens 3D que fiz para fins de teste e obtive bons resultados:
 
 
 

This blog uses cookies to help in your navigation. If you continue to browse we'll consider that you accept the use of cookies. OK More information