2.4.18

Procura-se: O brasileiro que trabalhou em SotC!!!

Quem é e onde está Márcio Ribeiro de Morais?

Clique nas imagens que queira ampliar!

Pois é, pouca gente sabe(alem de amigos próximos) mas a muitos anos atrás desenterrei a informação de que um brasileiro teve o prazer de trabalhar na produção do game Shadow of the Colossus... e o melhor: como tester(Contingent Game Test Analyst que é basicamente teste de software)!
Lá nas antigas quando eu me liguei nessa informação vendo os créditos do game, dei print na imagem com o nome tão familiar(afinal é meu chará de nome real: Márcio, logo nunca me esqueci de seu nome completo!).



Decidi manter a info em segredo (e assim ficou por muitos anos) e ao perceber que mesmo após tanto tempo ninguém percebeu o nome "abrasileirado" no meio dos créditos do game, decidi fazer essa postagem. Assim que fiz a descoberta(lá no passado), tratei de pesquisar um meio de encontra-lo(mesmo tendo apenas um nome) e com certa pesquisa acabei encontrando um perfil profissional dele na pagina Moby Games:

Perfil de Márcio Ribeiro de Morais em Moby Games!

Quando eu acessei esse site ele tinha registro de ter trabalhado no games:
Shadow of the Colossus
Rogue Galaxy
Beyond Two Souls
E mais uns dois que não lembro(dos mais desconhecidos da lista)

Hoje ele conta com uma lista extensa(cheio de games bacanas):

Game Credits:
Quality Assurance
Games - Ano - Cargo
Hardware: Rivals (2016) Contingent Game Test Analysts, QA Operations
Heavy Rain (2016) Contingent Game Test Analysts
Bloodborne (2015) Contingent Game Test Analysts
Rocket League (2015) Quality Assurance
Freedom Wars (2014) Contingent Game Test Analysts
Murasaki Baby (2014) Contingent Game Test Analysts
Soul Sacrifice: Delta (2014) Contingent Game Test Analysts
Beyond: Two Souls (2013) Contingent Game Test Analysts
Killzone: Mercenary (2013) Contingent Game Test Analysts
Rain (2013) Contingent Game Test Analysts
Datura (2012) Contingent Game Test Analysts
LittleBigPlanet PSVita (2012) Contingent Game Test Analysts
Wonderbook: Book of Spells (2012) Contingent Game Test Analysts
Fat Princess: Fistful of Cake (2010) Contingent Game Test Analysts
Rogue Galaxy (2007) Contingent Game Test Analysts
Shadow of the Colossus (2005) Contingent Game Test Analysts

Ou seja o cara é muito talentoso e a medida que foi trabalhando na area, foi chamado pra inumeros projetos importantes.
Ainda na época que estava o procurando eu achei a informação(não me lembro de onde) de que ele residia em San Diego, California e tratei de procurar por ele por nome e localidade.
Vi pelo Google que tinha um perfil no Facebook que batia com o nome o localidade. Na época eu evitava o contato com redes sociais(apesar de navegar mto na net) e por isso não tinha Facebook.
Decidi criar um perfil Tchollo Ventura pra falar com ele, tentar perguntar como foi trabalhar em SotC, oque ele fez exatamente(suas experiencias na época que foi contratado pra, pelo que se entende, testar o game) e é claro, se ele sabe ou viu qualquer coisa antes das exclusões que o game sofreu.
A foto do perfil do Márcio não continha o seu rosto, a imagem era a seguinte:

Jesus dando like. A imagem que me marcou de maneira negativa...
...Afinal nunca esquecerei o vácuo eterno que levei!

A primeira pessoa que eu adicionei foi ele e ao mesmo tempo alguns amigos que tinham Face pra não parecer estranho(quem sabe isso tenha o assustado, não sei). O fato é que enviei (alem da solicitação de amizade) uma mensagem explicando o por que de eu estar atras dele. Que eu era um grande fã do game e que acabei descobrindo que ele tinha trabalhado no jogo e queria saber se poderia me conceder o prazer de entrevista-lo mesmo que informalmente. Me lembro que deixei bem claro que caso ele deseja-se permanecer em anonimato poderia me responder sem que eu revela-se sua identidade. Afinal só queria saber oque ele poderia saber sobre os betas! Qualquer coisa!
Infelizmente ele nunca me respondeu ou se quer aceitou minha amizade...
Nota: pelas suas postagens constatava-se que ele compartilhava pouca coisa e entre elas, coisas em inglês e outras em português(confirmando que se tratava de um brasileiro morando no exterior) mas ele realmente praticamente nunca utilizava a plataforma(facebook) de maneira publica(e segue inativo até hoje)...
Decidi fazer essa postagem revelando essas informações porque quem sabe alguem consiga contato com ele, ou talvez com a criação de videos no Youtube sobre o tema e o nome dele sendo mencionado, ele acabe em algum momento aparecendo pra esclarecer sobre a sua experiencia com a Sony na criação (ou até mesmo breve participação) em Shadow of the Colossus.

A mensagem que mandei pra ele (sem resposta)quando criei o face foi a seguinte:
19/7/2014 18:14
"Olá Márcio(meu chara,meu nome real é Márcio Guerreiro)! Não sei bem nem por onde começar, mas lá vai:
Sou um dos muitos que se intitulam "fãs numero um" de SotC. E por meio de muita atenção e pesquisa acabei chegando nesse seu perfil(criei uma conta no Face só pra te contatar). Pois então, se eu estou certo você trabalhou como tester pra alguns games, entre eles SotC! Isso confere? Se sim, gostaria de te fazer algumas perguntas sobre a sua experiência com o Team Ico(ou Sony?). Tenho um canal no Youtube e um blog focado em SotC e Ico. Obviamente posso garantir que se for necessário providenciamos toda a discrição(ou até mesmo anonimato) quanto as infos que você me passar. Sei que no meio da criação de games a descrição e sigilo é algo imprescindível. Se você for a pessoa certa que estou procurando, e se disponibilizar a falar, vai me ajudar a realizar o sonho de muitos fãs das obras de Ueda(que é saber um pouco mais sobre as beta builds de SotC, suas diferenças no mapa e consequentemente os colossus excluídos da versão final).
A alguns anos atrás uma possível "versão beta"(preview disc) vazou a partir de uma fonte anonima no fórum Unseen64. Acredito que essa tenha sido a unica boa "info" que obtemos sobre conteúdo beta, vindo direto de alguem que trabalhou na sony ou no team ico...
...você pode ser "a luz no fim do túnel" pra muitas questões em aberto(essa frase combina com a foto do seu perfil).
Desde já agradeço a atenção e aguardo sua resposta!
Ah, e nossa, Rogue Galaxy tambem está entre os melhores games de todos os tempos(você deve ser abençoado)!"


Dando seguimento ao assunto, hoje, voltando a pesquisar sobre ele, encontrei um novo perfil no Linked In que bate com as informações dele(Nome, carreira, formação):

Prints das informações Perfil de Márcio Morais as infos batem!

Ele não responde, e como não divulga contato, acredito que tenha que ser discreto quanto aos seus trabalhos(e talvez até por tamanha descrição, seja e tenha sido tão requisitado pra testar games), mas com certeza ele pode nos responder pelo menos algumas questões. 
Eu não te conheço Márcio, mas te admiro muito, espero que me perdoe por estar divulgando suas infos pro mundo dos secret seekers, mas é por uma causa nobre(e muito maior do que imagina) a paixão por essa obra envolve um mar de gente! Espero que tudo isso não lhe incomode(ou prejudique) de alguma forma! Por favor, entre em contato para realizar uma entrevista dentro de seus termos. ;D
Tchollo Ventura - 03-04-2018

Agradecimento a Valus Colossal pelo debate sobre o tema em questão.

UPDATE: Valus fez um ótimo video sobre o assunto!!! Clique aqui pra conferir.
---
UPDATE 2: (04-04-2018): Quero agradecer de coração a Magnom. por um excelente investigação que nos levou a novos fatos e possíveis contatos! Em breve (quem sabe) novas infos!

Update 3(27-04-2018): MÁRCIO RIBEIRO DE MORAIS FOI ENCONTRADO E CONTATADO (clique aqui pra conferir).

Fontes de info:
Eu mesmo




9 comentários:

  1. rapaz por essa eu não esperava kkkkk,q um dia esse cara fale tudo oq sabe para nós :D

    ResponderExcluir
  2. Tomara! É esse o desejo de todos! ;D
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. pensei no brasileiro e deu vontade de ter nascido nos anos 1980, para quando chegasse 2002 tá trabalhando na team ico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa ia ser d+ haha
      Imagina voltar no tempo e tomar o lugar dele! xD

      Excluir
    2. tipo, só você sabe o que aconteceu lá, será que os trailers que temos do nico e da beta do sotc e o trailer com o avus foi gravado com ele jogando ? um dia quero lançar um game inspirado em sotc

      Excluir
  5. Quando sai um post sobre o Remake?

    na verdade ta mais pra um sotc com graficos diferentes e nada mais, mas seria legal um video ou post seu sobre esse remake.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe assim que eu jogar faça um post sobre o remake. ;D
      O legal do remake é a possibilidade de novas adições como extras. Com certeza tem coisa pra achar e o silencio do Nomad sobre muitas infos sobre a sua participação com a Blue point, aponta pra o remake realmente conter um segredo... Em fim, honestamente eu estou com o Nomad: Muito mais emocionado com a nova demo encontrada do que com o remake em si.
      Abraço

      Excluir
  6. ei, vc pode postar um video ou fotos jogando com os colossos excluidos? e vc esta no projeto Nico Remodel?

    ResponderExcluir