2.4.18

Teorias Concretas - Basaran Beta

BASARAN HABITAVA I3!!!

Clique em qualquer imagem que queira ampliar!

Basaram Beta apresentado em Nico DVD e nos primeiros trailers!

O video da batalha contra Basaran beta em Nico DVD (versão tão antiga que no lugar de Wander temos um garoto que parece ser o Ico em uma arena sem geisers) mostra um local que não se encontra nas versões disponíveis(até então) de SotC. Trata-se de uma build muito antiga(na época ainda nomeada Nico), indisponível pro publico(até então) e que apresenta cenas do game antes de sofrer os cortes que reduziram tanto o mapa(44% cortado), quanto o numero de Colossus(de pelo menos 24 para 16) na versão final.
Essa cena sempre me chamou muito a atenção, principalmente pelo cenário em torno do Colossus. Em que quadrante seria?

Wander(Ico?) enfrenta Basaran Beta em um quadrante até então desconhecido!

Hoje nós temos uma possivel resposta concreta:

Bem vamos lá! ;D

The Dam - E o misterioso quadrante I2!

Primeiramente nós devemos seguir o seguinte raciocínio: O The Dam(que fica situado em I2) tem um caminho que nos leva até uma caverna com uma saída pro vazio.

Caverna que nos leva a I3 Imagem by Nomad

Esse vazio(rumo ao sul) vai dar em I3, o local que por muitos e muitos anos cogitava-se ser a arena de Monkey pelo seu formato no mapa que pra muitos lembra o que seria uma caverna...

Imagem do teste da batalha de Monkey e suas coordenadas traduzidas do japonês

A partir da imagem de Monkey sendo escalado por wander, podemos ver as coordenadas (que foram traduzidas no passado por Gliterberry). Com elas Nomad Colossus(hacker australiano) tentou ver se esses valoress da batalha de Monkey encaixavam com esse local (I3), que ele até hoje acredita ser uma caverna....
O que se contatou foi que não encaixava perfeitamente em I3, mas sim na arena de Dirge , o décimo Colossus(B4) que coincidentemente(?) habita uma caverna.  Em I3 a imagem fica descentralizada em relação a área que seria uma arena, enquanto que em B4 (Arena de Dirge)fica perfeitamente no centro(como em todas as arenas em SotC).

Coordenadas de Monkey aplicadas a I3 não ficam no centro do mapa!

Já as coordenadas aplicadas na arena de Dirge(que é uma caverna em B4) fica perfeito!

Só que as coisas se complicam um pouco, pois como eu falei anteriormente em outro texto aqui no blog*, a fala que se encontra no Preview Disc sobre o Dirge é diferente da que se encontra na versão final:

*Nota: Minhas apostas sobre os locais das arenas dos colossus betas postadas anteriormente no blog, hoje são um pouco diferentes mediante novas infos. Voltando a fala diferente de Dormin a respeito de Dirge:

"An isolated sand dune... -  ("Uma duna de areia isolada...)
it's track are well hidden... - (seu rastro é bem escondido...)
along with it's friend,  - (junto com seu amigo,)
It shakes the earth"  -  (ele sacode a terra")


Seria Worm o  "amigo que sacode a terra"?

"Junto com seu amigo sacode a terra", ou seja, na mesma caverna, ou num local próximo nós teríamos "seu amigo", possivelmente um Colossus similar, sendo que mais parecido seria o Worm... E se seguirmos essa lógica Monkey não poderia ter se situado no mesmo local de outros dois Colossus(Se levarmos em conta que Worm era o amigo em questão). Mas é claro que ainda é possível que o "sacode a terra" pode ser Monkey sacudindo o teto e balançando tudo... Complicado. Mas fato é que como não tem cenário atrás de Monkey ou Worm em suas imagens, a maior probabilidade aceita é a de que nenhum dos dois passou das fases de teste(e não tiveram área definida no mapa, pelo menos no que conhecemos).

Nota,: Worm poderia se situar facilmente em A4 em um mapa anterior maior(afinal existe uma grande área beta excluída ao lado oeste da grande arvore, seus resquícios se encontram no Preview Disc e quase certamente se encontrarão no recente descoberto PSU Preview Demo). Seria um ponto perfeito para "o amigo". É claro que os Beta Cliffs do Preview Disc em B2 dão uma esfriada nessa teoria...

Monkey em sua famosa imagem do artbook sobre os excluidos!

Monkey na caverna de Dirge(10th colossus) em B4 Montagem by Nomad!

Mas a luz e resposta concreta que temos é a seguinte:
Em foco, a área abaixo do The Dam (I3) que NÃO É a arena de MONKEY, mas SIM a arena de BASARAN BETA(que aparece no Nico DVD). E as breves imagens dessa batalha épica que temos, são da área beta totalmente excluída em I3!

VAMOS AS PROVAS:

01: Espaço para comportar arena:
A área que cobre a arena de Basaran na versão final(que como sabemos possivelmente substituiu A Fênix: Adar Flam) é EXATAMENTE do mesmo tamanho que a do local em I3!

Os dois locais B4 & I3 com o mesmo espaço e tamanho da atual arena de Basaram!

02: Terreno Plano:
A partir dessa imagem que Nomad fez usando World Machine, vemos que o local NÃO SE TRATA DE UMA CAVERNA. A info postada no blog de Nomad é a de que ele não teve os efeitos desejados por achar que o local realmente se trata de uma caverna... Mas o programa pelo que estudei (apesar de se tratar de um programa antigo) é exatamente baseado em alturas(níveis de elevação, com relativa baixa margem de erro), ou seja: A imagem realmente bate com o fato de ser UM LOCAL PLANO e não uma caverna!
Fechando com as imagens da batalha de Basaram beta no Nico DVD em um local plano.

Mapa de I3 criado por Nomad usando o programa World Machine!

03: As nuvens!
Nomad e muitos teorizaram que as nuvens que sempre se encontram exatamente em cima de cada arena somem conforme derrotamos, e que as outras nuvens poderiam nos dar respostas quanto as arenas beta.
A área em I3 tem uma das famosas nuvens "sem sentido" EXATAMENTE em cima de onde? I3!!!

A nuvem em I3!!!

04: Casco de Tartaruga:
A mais importante de todas as provas::
O arquivo de textura utilizado na versão final em Basaran para a textura de seu casco é: hn_sz_kame_koura_06.nto.png (ou seja provavelmente a sexta textura a ser escolhida pro casco). KAME KOURA È CASCO DE TARTARUGA EM JAPONÊS. E como sabemos se trata do Colossus Basaran( a nona criatura gigante na versão final, lançada ao público).

Arquivo de textura de Basaran: "hn_sz_kame_koura_06.nto.png"!

Mas em todas as versõesPS2(mesmo a final) contem um outro arquivo sobrando de Basaran e está (como em outros arquivos beta) com sua localidade em sua nomenclatura:
sz_kame_koura_i3.nto

Arquivo de textura não utilizado de Basaran:" sz_kame_koura_I3.nto"!

Então podemos concluir que Basaran beta ficava em I3 mediante pelo menos 4 PROVAS!
Pra mim é muito legal saber que o The Dam nos levava até está batalha contra Basaran(ok, pode não ser 100% concreto, mas tem base sólida). E agora olhar o vídeo em que ele aparece em sua versão beta me desperta um sentimento bom, quase como.o de realmente conhecer a área I3(mesmo que tão pouco).
Como o The Dam cobre uma área lateral do quadrante I2, sempre soubemos que ele não se trata de um pedaço de arena(como muitos pensam, afinal teria que ser no centro do quadrante!), mas sim, uma habitual estrutura que precede uma arena(em todas as arenas temos ruínas ou estruturas antes, durante ou próximas, com o intuito de termos o impacto de ter achado o local da batalha quando o game é novidade ao player).
Espero que tenham curtido! Vem mais por ai, tanto no blog quanto em relação ao SotC propriamente dito. Acredito que Nomad esteja perto de nos trazer respostas em relação ao recente demo encontrado PSU Preview(e minha esperança é a de que venham muitas coisas novas e todos possamos ficar felizes)!
Até a próxima!
Tchollo Ventura 02-04-2018

P.S.: Acho que com essas imagens que Nomad andou divulgando da grande arvore viva(como teorizei nas antigas e foi confirmado)e torres, revela um pouco do que está por vir no demo PSU Preview, já que podemos ver que alem das torres intactas, tambem temos as raízes que seriam escaláveis atrás da grande arvore claramente intactas! Quem sabe tenhamos mais luz na questão do "amigo" da arena de Dirge?!
Secret: Acho que nesse novo demo, teremos o clock work device(duvido que alguem saiba do que se trata, mas se eu acertar quando for divulgado o demo, está registrado o meu chute aqui haha)! ;D
Abraço a todos os secret seekers voltando a ativa ou começando agora! Boa sorte nas buscas!

Imagens divulgadas de Nomad via Twiter após obter o demo PSU Preview.
Torres & Folhas verdes intactas, alem de uma estrutura misteriosa!

---

Extras em vídeo sobre o tema(clique para acessar):

Nico DVD com batalha contra basaram beta

Minha visita ao the Dam(onde podemos ver a caverna que nos levaria até I3)

Colossal Tree viva (vídeo de quando não se sabia da existência da grande arvore verde e "viva")

Agradecimentos:
Nomad Colossus pelas imagens de seu blog, pelas descobertas durante esse tempo e por compartilhar as mesmas!
Valus Colossal pelo bate papo sobre a minha "teoria concreta de Basram beta" a e sua realização de um vídeo sobre o tema(em breve).
Gliterberry pela tradução da imagem de Monkey e suas coordenadas do japonês para o inglês. .

Fonte da grande maioria das infos:

5 comentários:

  1. Ei Tchollo , tu tem contato com direto com o Nomad? Pelo que posso ver , você , Nomad e antigamente o Pikol são os maiores divulgadores e que mais tem publico sobre os conteúdos deletados do Shadow , claro que agora com o remake estão surgindo novos , mas você costumam manter contato e falar sobre novas descobertas?
    Parabéns pelo trabalho ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu tenho. Mas hoje é raro o contato, só quando necessário. ;)
      Troquei um e-mail com ele essa semana. Mas o assunto preview demo infelizmente ainda é proibido. xD

      Excluir
    2. Entendo xD .É massa saber que vocês que se dedicaram tanto a comunidade mantém contato .
      Belo trabalho continue assim ^^

      Excluir
  2. Parabéns pelo post,eu sempre fico animado quando o assunto é sobre coisas deletadas em sotc e tal,muito interessante :D <3

    ResponderExcluir