3.5.18

A Provável Origem do Preview Disc!

Como surgiu o Preview Disc?!

A foto upada por Tim no Unseen64. A primeira imagem dele pro mundo!

O Preview Disc de Shadow of the Colossus pra quem não sabe é um disco que surgiu a alguns anos atrás(agosto de 2009) e se trata da versão mais beta disponível pro publico(acreditávamos até então que não de maneira legal, pois o vazamento desse disco é tido como crime mediante as leis e contratos impostos pela Sony e todas as outras Cias).
O Preview Disc conta com mais arquivos que a versão final do game(lançada pro público), tem menu de acesso direto a todos os Colossus, linha de localização da posição do personagem, itens excluídos ainda acessíveis, locais no mapa a mais que o game final, um comando permite que Agro seja chamado em qualquer lugar(e ainda é possível voar montado no mesmo)e é claro uma série de crashes(falhas) que foram arrumados e retiradas da versão final e oficial.

O "debug menu" o menu dos criadores de acesso direto aos Colossus e abaixo as posições do personagem em relação ao mapa.

Esse disco foi provavelmente a melhor noticia que os fãs de SotC poderiam ter até hoje...
...afinal foi ele mesmo que trouxe tanto esses inumeros elementos descartados a tona, quanto novas perguntas(dúvidas) sobre esses mesmos cortes.
Outra dúvida que perdura até hoje é qual seria a origem desse disco? Por que e como foi se tornar publico(vazar)?
Fato é que esse demo foi obtido de uma entre três maneiras:
Uma: de forma ilegal, por meio de furto de dentro da Cia.
Duas: de forma tambem ilegal, sendo deliberadamente "vazada" por alguem com a acesso a isso.
Ou terceira: De maneira acidental, por descuido da Cia para com os seus materiais antigos.
Sabendo de tudo isso vamos agora dar uma conferida na minha teoria(simples) de como o disco foi se tornar publico de alguma forma(lembrando: não é concreto, mas sim o mais plausível dentre o cenário atual).

Curiosidade: Podemos ver que o debug menu presente no Preview Disc tem forma(layout) similar ao da famosa imagem de Monkey(o quão distantes seriam essas versões?)

Pois é pessoal, e eis que nesse ano consegui juntar muitas informações que não tínhamos antes e unir as mesmas pra chegar nisso.
Mas agora sabemos a possível origem(até então totalmente misteriosa) do preview disc. Pelo menos temos uma boa teoria que bate com os fatos, vamos lá:
Bem primeiramente nós temos que lembrar que o cara que apareceu oferecendo o Preview Disc no fórum Unseen64 tinha o nickname "Cereal and Milk", mas ele se identificou no fórum como "Tim". Inicialmente ele havia vendido o disco pra um usuário chamado Unclejun. Pra infelicidade de Unclejun(lolo486) esse disco nunca lhe foi enviado pelos correios como prometido pelo "anunciante". Mas pra alegria de todos nós, antes de sumir, Tim upou uma (cópia).ISO do game na internet. Acredito que Tim não queria nenhum contato que pudesse eventualmente levar alguem a encontrar seu endereço pela entrega dos Correios...
Acontece que desde que Tim upou a ISO do game(após sua venda), nunca mais falou sobre o assunto com ninguém, Nomad e outros tentaram mandar e-mails pra ele falando sobre o assunto questionando a origem desse disco(como ele teve acesso ao mesmo?), mas ele nunca retornou se quer uma mensagem...ele foge do assunto como o diabo foge da cruz. Se soubéssemos de onde Tim conseguiu o disco talvez pudêssemos ter acesso a mais coisas raras como esta(é algo difícil, mas não impossível no campo da esperança...).
Conforme o tempo foi passando esse assunto ficou por ai mesmo. Mas a pouco conversando com um tester (que trabalhou em SotC) fiquei sabendo que os materiais de produção do game e testes, não podem sair da empresa de modo algum. A segurança em torno disso é muito grande, todos os discos criados pra teste são catalogados e após uso coletados pra arquivamento ou até mesmo destruição...
...mas então como o Preview Disc foi parar nas mãos de Tim? Afinal só o fato de este disco ter saído da Sony já configura um crime(sim, isso envolve material ilegal obtido de maneira duvidosa...)!
Claro que é esse o motivo da "fuga de Tim". Ele não quer se envolver em algo que possa dar em processo por parte da Sony, ou até mesmo prejudicar alguém, pelo que se pode notar.
Acontece que o Preview Disc é um disco de uma fase de testes do game, pré lançamento. Tanto o menu do criador(de acesso aos Colossus) quanto a linha de localização X,Y,Z são a prova disso, alem é claro da data do arquivo do disco Nico.dat (de 18-08-2005).
Bem acontece que a conversa do com um dos testers de SotC me esclareceu um pouco de como os testes de um QA tester são realizados. Quase todos os dias um computador com inúmeras gavetas(drives) queimavam e produziam DVDs do game(versão de testes) em massa para que os mesmos fossem testados e eventualmente corrigidos. A cada atualização essa queima e distribuição de discos acontecia. Depois de realizados os testes todos os discos eram recolhidos e catalogados. Depois disso após a eventual correção dos glitches encontrados eles queimavam mais uma leva diária de discos pros testes e assim seguia o ciclo...
Sabendo disso criei um teoria (muito plausível) de como o Preview Disc foi estar na posse de Tim.
A uns dias atrás conversando sobre isso com Nomad tive um estalo quando ele me falou tanto o nome real, quanto a profissão de Tim(ele tem um canal e um website)! Juntando isso com o que o tester me falou cheguei a seguinte conclusão:
O Preview Disc foi parar nas mãos de Tim por um meio muito mais simples do que um furto. Com esta teoria não existe um crime, mas sim um descuido da Sony com relação a seus materiais.
O que aconteceu pelo que imagino foi o seguinte:
Pelo canal de Tim podemos ver que ele trabalha concertando Arcades, mas eventualmente (acredito) também concerta consoles.

Canal de dicas de reparos de Arcades administrado e apresentado por Tim.

A teoria é assim: Um dia durante os testes de SotC um dos Dev PS2s que estavam performando testes acabou estragando é claro, com o Preview Disc dentro! Esse console foi colocado de lado, retirado pra posterior concerto... que provavelmente nunca aconteceu. O tempo foi passando e algum dia de alguma forma o console(talvez em um antigo depósito) foi de alguma forma revendido(ou algo do gênero) a Tim.
Quando Tim abriu o mesmo pra efetuar seus reparos, deu de cara com o disco! Obviamente ele sabia que o console se tratava de um Dev kit(quite de desenvolvedor) e por isso também se ligou(provavelmente tenha feito uma breve pesquisa) que o game se tratava de um material que não deveria ter saído da Sony e muito menos se encontrar nas mãos "de um reles mortal".
Tim com medo fez toda essa cena que sabemos(pra se proteger), acontece que por mais que ele tenha se acovardado um pouco, deve ser gratificado pelo achado e mais ainda por ter se disposto a upar o disco na internet para que pudéssemos jogar essa que pra mim ainda é sem dúvidas a versão mais curiosa que temos em mãos(quem sabe o Preview Demo supere isso, não sei).

PS2 Dev Kit(O console de desenvolvimento). Esse console obviamente é raro e muito caro. E foi exatamente num desses que (provavelmente) Tim Peterson encontrou o até então disco de origem misteriosa!

OK, pode até ser como costumamos dizer, ser "especulação" de minha parte, mas veja bem na falta de uma teoria essa é sem dúvidas a mais plausível mediante todos os fatos.
Nomad Colossus concordou comigo e acha que essa realmente é a mais possível origem pro Preview Disc(tem tudo pra ser fato!), afinal tanto as atitudes de Tim, quanto o seu emprego nos levam a pensar assim.
Agora o recente Demo Preview encontrado parece ainda mais misterioso, pois sua data tem origem em uma época anterior tanto ao Preview Disc, quanto ao inicio dos testes realizados no game.
Por conta dessa data a maior possibilidade é a de que esse disco tenha sido um disco de demonstração de produção privada(como o tester me falou), do tipo que acontece em eventos para promover o game ou a a ideia do mesmo.
Existe um fato que coloca toda essa teoria em cheque, mas o mesmo não tem confirmação. O que acontece é o seguinte: Quando Tim ofereceu o game no fórum, disse ter outros games beta em sua posse. Se ele realmente teve acesso a todos esses games a teoria de que encontrou em um console vai por agua a baixo...
...mas acontece que (pelo que sei) ninguém realmente ficou sabendo dos outros supostos games que Tim disse possuir...
...ou seja, também existe a possibilidade de que essa afirmação dele, fosse apenas mais um meio de tentar se proteger com desinformação...
...não sabemos, por isso ainda fica no ar.
Enfim, por agora é isso, quem sabe no futuro possamos confirmar tudo. Agora tambem resta saber(investigar melhor) a origem desse ("novo")Demo Preview(que está nas mãos de Nomad)... como ele foi descoberto(e mais ainda como foi parar) em um deposito nos EUA, que não era aberto desde 2005?...
Esse demo Preview é mais antigo que o OPM demo, logo ele pode trazer muitas respostas pra algumas das nossas dúvidas ainda em aberto.

Tchollo Ventura (27-04-2018)

Agradecimento a Nomad Colossus pela breve troca de informações e opinião sobre minha teoria(o quão plausível ela seria).

Um comentário: