Como sempre, clique na imagem que deseja ampliar.
Artwork de Ueda(1992-1994) reimaginada por I.A.
As imagens abaixo foram encontradas (por mim) a alguns anos atrás via internet wayback machine. Essas imagens foram retiradas de um extinto site de 1998 criado por UEQ(Fumito Euda).
Eu acredito que assim como algumas dessas imagens nos deram uma previa do que viria em suas obras, o mesmo vale pra Project: Robot. Em destaque nessa postagem, selecionei apenas as imagens de aparência tecnológica(ou futurista) que parecem remeter diretamente ao novo projeto.
A imagem acima me parece mostrar que o personagem da esquerda está dentro(controlando) o personagem da direita(o robô).
Nave futurista. Virei de lado pra mostrar que parece ser uma ideia inicial pra cabeça do robô gigante(que sai a cabeça voando). Rosto virado pra direita, nuca pra esquerda.
Moto Cibernética (será que a cabeça do robô gigante vira uma moto?!)
Close do personagem principal (pra mim a imagem mais icônica de todas)
Aqui pode ser que o personagem principal esteja usando uma armadura tecnológica... Se não for o caso, talvez seja um dos inimigos que controlam os gigantes que vamos enfrentar (e talvez, coletar peças). Por ultimo(a opção mais simples e direta), talvez seja só uma ideia inicial de um robô gigante ou inimigo. Veremos...
UPDATE: Caso as imagens 3D não abram no site clique AQUI para assistir em vídeo
Imagens acima foram retiradas do meu post antigo, nele podemos conferir oque parecem se esboços de concepção inicial de: Ico, SotC e TLG. Essas imagens foram postadas em 1998, muito antes do lançamento de todos os games de Ueda. (clique abaixo para acessar e ver as outras imagens "não tecnológicas"):
Artworks perdidas de Ueda (UEQ 1998)
Update: Descobri através de uma postagem no Reddit que essas imagens foram divulgadas posteriormente (depois de 1998)em um box set edição de colecionador do game Ico(Ico Collectors Edition Box Set).
O fato de Ueda ter postado essas imagens (de maneira comercial e oficial)depois de 1998 me dá mais certeza de que elas tem sim uma importância histórica que ainda vamos compreender melhor quando todos os games imaginados sairem, Eu penso que a idéia aqui é valorizar as suas obras no futuro, mostrando que tudo já havia sido imaginado lá atrás entre1992 a 1994.
Update(nota): Claro que muitas das idéias e imagens mudaram e não vão ser exatamente como imaginadas inicialmente, afinal o mesmo valeu pra Ico e Sotc. Sotc foi alterado de uma sequência de Ico pra uma prequela de Ico e o mesmo deve valer para TLG(só não sabemos exatamente como). Se originalmente o personagem principal de SotC seria um Ico mais velho, quem teria sido o menino em TLG? Eu creio que toda a saga originalmente giraria em torno do personagem Ico(e até mesmo Yorda), mas com as mudanças, tudo isso ficou pra trás, dando lugar a uma história mais difusa, confusa e atemporal. Na ideia original a história não seria tão confusa e seria mais direta, afinal teria sido na ordem Ico, Nico, Trico.
Imagens divulgadas no Box de Ico revelam a data da criação das artes como entre 1992 e 1994.
E abaixo podemos ver uma coletânea de(quase)todas as imagens de divulgação de Project: Robot reveladas até agora pela GenDesign:
Imagem acima(*não parece ser do Project Robot, afinal parece o Wander da fase beta com chifres carregando a Mono...) foi divulgada no final de 2019. E é provavelmente uma arte conceitual de Shadow of the Colossus(inédita até então). Estranho...
Nas duas imagens acima podemos ver um esboço da cena divulgada onde a cabeça do robô gigante é ejetada. na outra ilustração vemos uma peça sendo removida do olho do mesmo(ou seria do personagem principal?), na outra imagem vemos o topo da cabeça do robô, onde o personagem principal se acomoda aos controles.
Aqui vai o que eu pude decifrar da imagem acima: Na parte superior direita da imagem podemos ver um robô com a cabeça nos braços e (parece ser) uma garota sentada na esquerda... será que vamos ter uma personagem a la Metroid como protagonista? Além disso abaixo, podemos ver o que parecem ser dois monstros gigantes com a mesma aparência(esquerda e centro) sendo montados ou controlados por um personagem menor(direita), mas tão estranho quanto...
Por essa imagem podemos constatar que tanto o robô quanto quem estava pilotando a cabeça ejetável seguiram em frente.
Aqui podemos ver o braço do robô gigante(o mesmo braço, na mesma pose, pode ser conferido também na imagem abaixo).
Robô gigante no horizonte(a esquerda), personagem principal mais próximo do ponto de vista(a direita). Arma nas costas bem proeminente.
Imagem em close
Essa última imagem mostra os créditos que aparecem no final do vídeo de Project: Robot. A imagem é difícil de ler mas esticando a imagem pros lados podemos ver quem trabalha no game. Pelo que podemos ver, me parece tambem que agora temos um possível Brasileiro no elenco de criação(artista ou animador). O nome é Vinicius Cardoso. Quem sabe depois do lançamento do game, possamos saber mais sobre isso.
No mais, conforme forem aparecendo novas infos gerais, posto aqui como Update!
Aqui vai mais especulações do que eu acho possível vermos futuramente(ou não) no Project Robot::
*O personagem principal tem uma arma nas costas.
*O personagem principal pode ser humano, androide(robô) ou cyborg(parte humano, parte robô).
*O personagem principal pode ser uma garota(como em Metroid e Alien).
*O personagem principal tem um sigil(símbolo ou selo) sagrado no peito similar aos de Wander e Ico.
*Possivelmente nessa aventura seja utilizado como meio de transporte um veículo tecnológico(um robô, uma moto ou nave, ou quem sabe mais de um...).
*O game pode se passar no passado(antes de tudo) e no final mostrar um grande "reset" tecnológico e civilizatório(em que toda a tecnologia se perde).
*Ou o game pode se passar no futuro distante, onde as forças de Dormin já terminaram de se espalhar pelo mundo, corrompendo-o totalmente.
*ideias antigas(descartadas) de Ueda podem ressurgir, como por exemplo o modo multiplayer(pra abater os gigantes), ciclo de 24 horas(noite e dia), enfrentar mais de um gigante ao mesmo tempo...
*Aqui eu tambem só estou imaginando, mas quem sabe agora a meta seja coletar partes mecânicas de cada criatura gigante para reconstruir o seu robô gigante.
*Outra info que podemos destacar é que no livro Ico: Castle in the Mist sabemos que se as crianças "amaldiçoadas" não forem sacrificadas, uma onda de energia negra varre uma grande área transformando tudo em pedra e pó. Quando deixamos a Yorda morrer(ser pega pelas sombras) o mesmo acontece. Essa vibe de uma onda negra em Robot parece apontar para esse lance, mas num "pico" em que nada mais pode parar essa onda(exceto, selando Dormin, seja pela primeira vez, ou a última... em breve, saberemos!).
*O personagem principal provavelmente vai ter como companhia um robô ou um monstro gigante(tipo o filme Historia Sem Fim ou o game TLG).
Acima podemos ver uma colagem com as imagens da misteriosa garota que lembra a Mono. Alias isso não me deixa de pensar que se ela for a Mono... o monstro seria o resultado do crescimento do Bêbe Wander...Imagine isso olhando novamente a seguinte imagem:
Update:
Na imagem acima podemos ver o desenvolvimento e evolução do logo da
Gen Design. O detalhe que chama a atenção é a menina com a perna
acorrentada e o menino empurrando a caixa, afinal ainda não temos nada assim nos games
anteriores.
Update(24-01-2025): Aposto tambem que o game não vai se chamar Project Robot no lançamento. Esse é só um nome provisório. O mesmo se deu com Nico(que virou SotC) e Project Trico(que virou the Last Guardian). Usar um nome provisório é prática comum na indústria, pois protege a equipe de ter dados e documentos vazados antes do lançamento da versão final(afinal se ninguém sabe o nome certo, ninguém vai achar algo importante como por exemplo a patente do projeto). O nome Project Robot é apenas um conceito inicial e Ueda sempre foi de trabalhar seguindo essa lógica. No game Ico a primeira coisa que Ueda fez, foi criar um vídeo conceito(concept video) de como seria a "vibe" do projeto(referência estética). E depois em seu segundo game ele fez o mesmo criando o concept video chamado Project Nico. Como sabemos Nico(Ni=2) seria uma continuação(ou parte dois) de Ico, mas a medida que projeto foi se desenvolvendo a sequencia foi transformada em prequela. Em algumas entrevistas Ueda e sua equipe disseram que uma das ultimas coisas que alteraram e criaram no game(SotC) foi o final. E é exatamente esse o ponto que estabelece que ele se passa antes de Ico. Em fim, pra mim soa bem obvio que o titulo Project Robot é algo provisório.
Update 02 (06-02-2025): A algum tempo atrás Fumito Ueda publicou tambem essa imagem:
Que é uma arte de John Bauer que tambem tem uma mulher e seres(gigantes?) místicos próximos da mesma:
Algumas imagens de John Bauer que chamam a atenção por lembrar o Universo Ueda(ou até mesmo as imagens que a Gen Design tem postado):
A princesa.
A princesa e o Troll.
A princesa sem medo, beija o Urso.
A princesa, o príncipe e a entidade maligna(bruxa)
É
difícil não ficar espantado com essa suposta inspiração somada as
imagens divulgadas da garota acompanhada do que parece ser um monstro gigante. É difícil não pensar que talvez.......O game seja diretamente
ligado a Shadow of the Colossus! Tem gente até especulando que seja SotC
2 e junto disso um remaster de Ico! Eu não sei, mas tomara que estejam certos... aja coração pra aguentar tanta emoção!
Eu que eu realmente acredito é que estejam trabalhando em dois games separados.
Fim do update.
Vale a pena lembrar que Ueda curte muito cinema e cultura pop em geral e a um tempo atrás teve uma postagem dele(ou do Gen Design) que mostrava uma action figure de um manga dos anos 70 chamado Mazinger Z. Essa obra narra as aventuras de um personagem que controla um robô gigante e enfrenta outros robôs gigantes(criados por um vilão sombrio...)Quem sabe essa seja uma das obras com tema robótico que tenha servido como tema das inspirações iniciais para Project: Robot. Parece fazer sentido.
Mazinger Z
Em fim, me parece que Ueda e a Gen Design estão brincando com nossas expectativas! Até não duvido que as conexões desse novo game com os outros da saga sejam mais diretas do que os anteriores(isso seria um grande serviço pros fãs). Por conta de tudo isso, a sensação que esse novo projeto tá me passando é muito, mas muito boa e eu creio que esse talvez venha a ser mais um grande pico na saga.
Mistuhiro Shimooki durante a produção de Ico e lá atrás uma figura do Gigante de ferro.
No mais além da inspiração em Mazinger Z, a muito que Ueda e sua equipe se declaram fãs da obra(filme ou animação) O Gigante de Ferro. E como essa é uma das poucas histórias em que o Robô cria uma relação de amizade com o protagonista é bem provável que essa também seja uma grande influencia no que está por vir...
Update 2025: O meu amigo Trico(nickname) me mandou um vídeo
do game Astrobot em que a missão na fase é libertar um robô gigante na
praia. E nessa mesma fase é onde coletamos os personagens dos games de
Ueda.
Isso certamente é uma pista do que vamos ver em Project Robot!
Outra grande influencia direta que Ueda tem como fonte(em todos os seus games) é o manga e anime Nausicaä do Vale do Vento.
Existem muitas similaridades entre as obras de Ueda e Hayao
Miyazaki(por sua vez Miyazaki se inspirou nas obras de Moebius). Muitas
pessoas especulam que Project Robot vai se parecer muito mais com
Nausicaä do que suas obras anteriores.
Update 2025: Depois de assistir meu amigo Trico em sua live mostrando todas as artes do remake de Shadow of the Colossus, estou suspeitando que as armas a mais desse remake sejam easter eggs do Project Robot!
Afinal todas as outras armas e itens que conhecemos tem um contexto, exceto essas "novas armas".
Item exclusivo do SotC remake: O Arco Ancestral(o segundo da esquerda pra direita).
Espada da Vida(segundo item da esquerda pra direita). Inscrição com as letras da linguagem de Ico diz: "Devolva a vida perdida".
Capa da vida(segunda da esquerda pra direita). Reparem na cor similar as do personagem em Project Robot).
Update 24-04-2025:
Esqueci de mencionar os cards anuais que a GenDesign costuma compartilhar nas suas redes sociais. Eu especulo que a maioria deles tenham sempre uma ligação(ou façam referência) com o horóscopo chinês. São doze anos do ciclo do horóscopo chinês, que inclui o Rato, o Boi, o Tigre, o Coelho, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, a Cabra, o Macaco, a Galinha, o Cão e o Porco.
Os japoneses usam o horóscopo chinês, conhecido como Juunishi (十二支) no Japão, que é um ciclo de 12 anos representado por 12 animais. Cada animal é associado a um ano, e acredita-se que cada animal influencie as características e personalidade das pessoas nascidas nesse ano.
Detalhes adicionais:
Diferença chave: O horóscopo chinês (Juunishi) usa o calendário lunar chinês, enquanto o horóscopo ocidental usa o calendário solar.
Animais do horóscopo japonês: Os animais do horóscopo japonês (e seus nomes em japonês) são: rato (ネ, ne), boi (ウシ, ushi), tigre (トラ, tora), coelho (ウサギ, usagi), dragão (タツ, tatsu), serpente (ミ, mi), cavalo (ウマ, uma), carneiro (ヒツジ, hitsuji), macaco (サル, saru), galo (トリ, tori), cão (イヌ, inu), e porco (イノシシ, inoshishi).
Importância cultural: O horóscopo japonês é parte da cultura japonesa e é usado para diversas finalidades, como previsões de personalidade, compatibilidade amorosa, e escolha de nomes para bebês.
Vamos começar por 2020:
O ano do Rato de Metal no horóscopo chinês foi 2020. Este ano foi marcado pela influência do Rato, que representa esperteza e sabedoria, combinada com a força e a determinação do Metal.
Detalhes sobre o ano do Rato de Metal:
Signo do Rato: Representa bom humor, esperteza, charme e lealdade.
Elemento Metal: Constrói o ano com força, determinação e um lado mais solitário e realista.
Ano de 2020: Foi um ano em que se observaram tanto momentos de solidão quanto de socialização. Influências do Rato e do Metal: A combinação das influências do Rato e do Metal impactou de forma distinta cada um dos doze signos do horóscopo chinês.
2021:
2021 ano do Boi de Metal
O ano do Boi de Metal foi o ano de 2021 no calendário chinês, começando em 12 de fevereiro e terminando em 31 de janeiro de 2022. Este ano simboliza disciplina, perseverança, dedicação e trabalho duro, e é associado à prosperidade que se alcança com esses valores.
Em detalhe:
Significado do Boi: O Boi, no zodíaco chinês, é conhecido por sua natureza trabalhadora, força, confiabilidade e responsabilidade. É um animal que representa a importância do trabalho e do esforço para alcançar os objetivos.
Significado do Metal: O elemento metal, que acompanha o Boi em 2021, traz consigo a ambição, a determinação, a ordenação, o ritmo e a necessidade de organização para alcançar as metas.
Características do Ano: 2021 foi um ano marcado por responsabilidades e necessidade de enfrentar os desafios com garra e autoconfiança. A disciplina e o planejamento foram fundamentais para o sucesso, e a busca pela autossuficiência foi um ponto central.
2022:
2022 ano do Tigre de Água Yang.
Em detalhe:
O Ano do Tigre: O horóscopo chinês é um ciclo de 12 anos, cada um associado a um animal. 2022 foi o ano do Tigre, um signo conhecido por ser corajoso, competitivo e forte.
Tigre de Água: A combinação do Tigre com o elemento Água confere ao ano características de fluidez, adaptabilidade e sabedoria.
Água Yang: A Água em sua forma Yang é caracterizada por sua versatilidade, liberdade de movimento e capacidade de se adaptar a diferentes situações.
Energia do Ano: A energia do Tigre de Água Yang pode ser intensa, com momentos de grande atividade e movimento, mas também com a necessidade de equilíbrio e autoconhecimento.
Em resumo, o Ano do Tigre de Água Yang em 2022 foi um ano de energia, movimento e adaptação, marcado pela força e coragem do Tigre combinada com a fluidez e sabedoria do elemento Água.
2023:
2023 o ano do Colelho de Água Yin.
Em 2023, o ano chinês foi o ano do Coelho de Água Yin. A energia do coelho é associada à esperança, paz, prosperidade e longevidade.
Mais detalhes:
Ano Novo Chinês: O Ano Novo Chinês de 2023, que começou a 22 de janeiro de 2023, foi marcado pelo signo do coelho.
Energia do Coelho: O coelho é um símbolo de paz, esperança e longevidade, sendo um animal associado à bondade e tranquilidade.
Elemento Água: O coelho é um elemento Água Yin, o que pode trazer um período mais calmo e reflexivo após o ano do Tigre.
Conceitos chave: O ano do coelho é frequentemente associado a temas como gentileza, serenidade, introspecção e diplomacia.
Expectativas: O ano do coelho é visto como um período de descanso, reflexão e busca por paz interior.
2024:
2024 o ano do Dragão de madeira.
Em 2024, o Ano Novo Chinês celebrou o Dragão de Madeira, uma criatura mítica que representa força, poder e boa sorte. A astrologia chinesa associa 2024 ao Dragão de Madeira Yang, que promete um período de grandes realizações, transformações e desafios.
Detalhes:
Simbolismo: O Dragão é um símbolo de poder, força, boa sorte e sucesso na cultura chinesa.
Energia: A energia do Dragão é intensa e pode trazer tanto oportunidades quanto desafios, exigindo equilíbrio e foco.
Elemento: O Dragão de Madeira representa a energia da madeira, que simboliza crescimento, flexibilidade e adaptabilidade.
Período: O ano do Dragão de Madeira Yang começou no dia 10 de fevereiro de 2024 e termina no dia 3 de fevereiro de 2025, quando começa o Ano Novo Chinês.
Signos: Cada signo do zodíaco chinês será afetado de forma diferente pela energia do Dragão, com alguns signos beneficiados e outros precisando estar atentos aos desafios.
2025:
Em 2025, o Horóscopo Chinês será o ano da Serpente, regido pelo elemento Madeira em sua polaridade Yin. A energia da Serpente é sinônimo de sabedoria, estratégia e intuição, e o ano será propício para a introspecção, reflexão e a busca por conhecimento.
Principais características do Ano da Serpente:
Introspecção e Reflexão: A Serpente incentiva a busca por autoconhecimento e novos aprendizados. Sabedoria e Intuição: O ano é propício para tomar decisões fundamentadas e usar a intuição para guiar as escolhas. Transformação e Mudança: A energia da Serpente pode trazer mudanças significativas, mas é importante ter paciência e planejamento para lidar com elas. Equilíbrio: O ano pede para encontrar um equilíbrio entre a sabedoria e os relacionamentos pessoais, evitando excessos em ambas as áreas. Atenção a detalhes: A Serpente valoriza a precisão e a atenção aos detalhes, por isso é importante estar atento aos detalhes em todos os aspectos da vida.
Isso conclui os anos e signos que tivemos até agora. O que isso dos signos significa? Eu não sei, mas creio que os caras da GenDesign saibam...
Fim do Update.
Por agora é isso pessoal(conforme eu achar novas infos vou atualizando essa postagem),um forte abraço a todos, obrigado por ler até aqui e que venha o Project: Robot!
-Tchollo Ventura
Bônus: Algumas das imagens 3D que fiz para fins de teste e obtive bons resultados:
Monstro desconhecido (1992-1994)
Criatura bizarra de Ueda (1992-1994)
Caramba,muito legal ver estes detalhesi! Vim revisitar algumas coisas aqui e ainda mais depois do Trailer novo do Ueda,o projeto Robot. Acho que pelas poucas imagens liberadas,posso apostar que ele leu muito o mangá Ghost in the Shell no início anos 90'! Aquela foto acima com 4 moças,dei um zoom na imagem e da pra perceber melhor um Robô talvez segurando sua própria cabeça e uma pessoa escalando as costas de um gigante,bem interessante!
ResponderExcluirJá a imagem com a visão detrás do gigante,olhando pra moça,não tem como não lembrar do Santuário no início do jogo SotC!
ResponderExcluirMuito legal também poder ver agora aqui as imagens em 3D! Funcionou certinho o app. Obrigado por disponibilizar este bônus,muito bom mesmo!